05/04/12

A Rota do Românico vai associar-se, pelo quarto ano consecutivo, às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, promovendo um conjunto de iniciativas subordinadas ao tema “Do património mundial ao património local: proteger e gerir a mudança”!




«Rota do Românico comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


A Rota do Românico vai associar-se, pelo quarto ano consecutivo, às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, celebrado a 18 de abril, promovendo um conjunto de iniciativas subordinadas ao tema “Do património mundial ao património local: proteger e gerir a mudança”.


Os dias 18 e 19, quarta e quinta-feira, serão inteiramente dedicados à comunidade escolar dos cursos técnicos da área do turismo dos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, três dos novos concelhos que integram, desde 2010, a Rota do Românico.


Na quarta-feira de manhã, dia 18, as atividades terão lugar no Museu da Pedra do Marco de Canaveses e contarão com a participação de alunos do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, do curso de Cantaria Artística, da Escola Profissional Centro de Estudo e Trabalho da Pedra, e do curso de Técnico de Turismo e Lazer, da Escola Secundária de Alpendorada.


Na quinta-feira, dia 19, as iniciativas decorrerão, durante a manhã, na Casa do Lavrador, em Baião, e, pela tarde, no Museu Rural do Marão – Casa do Oleiro, em Amarante. Os destinatários serão, respetivamente, os alunos do curso de Técnico de Turismo Ambiental e Rural, da Escola EB 2, 3 de Baião, e do curso de Técnico de Turismo, da Escola Profissional António Lago Cerqueira.


No domingo, dia 22, pelas 15.00 horas, a Rota do Românico convida a conhecer a pintura mural colocada, recentemente, a descoberto na capela-mor da Igreja do Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, no concelho do Marco de Canaveses.


Trata-se de um conjunto de pintura mural a seco, realizado entre o final do século XVII e o princípio do século XVII, que se encontrava sob as molduras dos caixotões do teto da capela-mor. O conjunto é formado por 20 caixotões com representações de santos, muitos dos quais ligados à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, à qual o Mosteiro pertenceu até 1834, e dos apóstolos de Cristo.


Esta pintura é extremamente interessante, quer pela escala que possui, quer pelas representações que apresenta (vários santos pertencentes à Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, São Teotónio, e alguns muito pouco usuais, nomeadamente São Possidónio e Santo Herculano), quer pela paleta cromática, quer ainda pelo carácter invulgar do conjunto, pelo menos na região Norte.


Esta atividade é dirigida à comunidade em geral e a entrada é gratuita.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI1MTk3Ijt9


(Rota do Românico do Vale do Sousa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover