23/04/12

Linha do Douro - Milhares de manifestantes pararam hoje, ao fim da tarde, os comboios na linha do Douro, na estação de Rio de Galinhas, em Marco de Canaveses!



«Marco de Canaveses: Milhares de manifestantes travaram comboios


Milhares de manifestantes pararam hoje, ao fim da tarde, os comboios na linha do Douro, na estação de Rio de Galinhas, em Marco de Canaveses.


A manifestação, que se pretendia pacífica, tornou-se mais exaltada quando o comboio procedente da Régua em direção ao Porto parou na estação. As milhares de pessoas ali presentes dirigiram-se para a linha e não arredaram pé.


As forças militares da GNR do Marco e o corpo de intervenção da GNR de Amarante tentaram serenar os ânimos, mas a população não permitiu a circulação dos comboios, por mais de uma hora.


Entre os manifestantes, as várias forças políticas do concelho do Marco, Amarante e Baião, fizeram questão de estar presentes, dirigindo palavras de calma aos manifestantes, mas sem sucesso.


A situação tornou-se mais complicada quando o comboio começou a andar, com milhares de pessoas à sua frente, na linha, com força de intervenção, população e jornalistas a terem de fugir para não serem esmagados pelo comboio.


Aos gritos dos manifestantes, sucedeu-se uma chuva de pedras atiradas para a composição. A força de intervenção não permitiu a entrada dos manifestantes na carruagem, os quais queriam atingir o maquinista. Segundo a população terá sido o próprio maquinista a colocar o comboio em andamento, teoria refutada pelo operário da CP que alega ter sido “sabotagem nos fios de travagem da composição”. O certo é que se evitou um desastre, que teria ceifado a vida a milhares de pessoas.


Depois deste episódio, e serenados os ânimos, a população desmobilizou com a garantia dada por parte da Comissão de Utentes da Linha do Douro que, “caso a CP não apresente uma proposta correta para nós nos próximos oito dias, no próximo domingo voltaremos a estar aqui”.


De referir que em causa está a proposta da CP para reduzir 15 ligação entre Caíde e Marco e a não eletrificação da linha do Douro no referido troço.

Autor: Sandra Teixeira» in 
http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI1MjgxIjt9
----------------------------------------------------------------------
Bravos Marcuenses que não estão para ir na conversa da CP... só perde, quem não luta!


(Marco de Canaveses Supressão Linha Douro)

(Manifestação pelos comboios no Marco de Canaveses)

(Marco de Canaveses Cancelamento Linha do Douro)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover