19/04/12

Amarante – O presidente da Câmara de Amarante (PS), Armindo Abreu, acusa a CP de pretender desarticular a linha do Douro, provocando uma diminuição da procura de passageiros, para depois justificar a supressão de ligações ao Porto!



«AMARANTE: Autarca diz que CP quer desarticular a Linha do Douro para justificar supressão de ligações ao Porto

Amarante, 18 abr (Lusa) - O presidente da Câmara de Amarante (PS), Armindo Abreu, acusa a CP de pretender desarticular a linha do Douro, provocando uma diminuição da procura de passageiros, para depois justificar a supressão de ligações ao Porto.

“Esta situação é inadmissível”, afirmou à Lusa o autarca a propósito da possibilidade de a CP acabar com as 15 ligações diárias do Marco de Canaveses ao Porto, atravessando território de Amarante.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara do Marco de Canaveses (PSD), Manuel Moreira, disse à Lusa que o seu município vai “lutar até às últimas consequências” para que a CP não acabe com as ligações, em comboio urbano, à estação de Caíde.

Segundo o autarca social-democrata, se essa medida avançasse poderia comprometer a eletrificação da Linha do Douro, no troço entre Caíde (Lousada) e Marco de Canaveses, previstas desde 1997, mas sucessivamente adiadas.

Já para Armindo Abreu (PS), esta decisão, se for concretizada, visa “mais tarde ou mais cedo acabar com a Linha do Douro”, no troço para além de Caíde, onde terminam atualmente os comboios suburbanos.

“Isto é diabólico”, afirmou, admitindo que à CP, na perspetiva de uma eventual privatização, não interessam as ligações que não sejam totalmente rentáveis, como o troço entre Caíde e o Marco de Canaveses.

Num tom agastado, lembrou à Lusa que, neste momento, já poucos comboios param na estação de Vila Meã, Amarante, o que tem provocado muito descontentamento nos utentes que diariamente viajam para o Porto.

O presidente do município também censura a postura da empresa de transportes ferroviários, por “não ligar nenhuma às autarquias”.

“Tomam as decisões em Lisboa sem conversarem com ninguém”, disse.

Lembrando o que se passou com o encerramento da Linha do Tâmega, Armindo Abreu criticou o desinvestimento dos sucessivos governos na modernização rede ferroviária da região, provocando a sua degradação e desadequação às necessidades.

O autarca de Amarante insiste que há uma intenção da CP de desarticular o serviço de transporte ferroviário na Linha do Douro para piorar o serviço.

“Depois fazem estudos e, para justificarem o encerramento, concluem que há pouca procura”, lamentou o autarca.

Questionado sobre se vai participar na concentração marcada para domingo, junto à estação do Marco de Canaveses, Armindo Abreu confirmou a sua presença, garantindo que já está a fazer contactos com presidentes de junta do concelho de Amarante para mobilizarem os munícipes.

Na segunda-feira, os utentes da Linha do Douro, em declarações à Lusa, acusaram a CP de pretender encerrar as ligações, em comboios urbanos, entre o Marco de Canaveses e Caíde de Rei.

Também à Lusa, a CP garantiu que “não existe neste momento nenhuma decisão tomada”, mas admitiu que é “necessário o equilíbrio entre os níveis de procura, a oferta adequada e a sustentabilidade do serviço oferecido”.

APM.
------------------------------------------------------------------------------------------
Amarante continua a perder e a culpa morre solteira... é lamentável esta decisão da CP!
O Dr. Armindo Abreu faz muito bem em mostrar toda a sua indignação, mas penso que, como quase sempre, vamos tarde... demasiado tarde, penso eu! 

Desde aquela cerimónia da comemoração dos cem anos da Linha do Tâmega, o Dr. Armindo andou a ser embalado pela Doutora Ana Paula Vitorino e ao mesmo tempo desmobilizou os amarantinos, para uma luta que deveria ter sido dura e popular...

Amarante, Marco de Canavezes e toda a região do Baixo Tâmega mereciam líderes mais fortes e que não fossem tão complacentes para com o poder central, que pelos vistos, só se pode afrontar, quando a bandeira é de cor diferente... doutro modo acredita-se na boa fé...

(Linha do Douro - Livração)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover