17/04/12

F.C. do Porto - Jorge Nuno Pinto da Costa celebra, esta terça-feira, 30 anos à frente do FC Porto, clube que reúne mais títulos no século XXI!

O sucesso inabalável de Pinto da Costa


«O sucesso inabalável de Pinto da Costa


Presidente do FC Porto é o dirigente com mais títulos de futebol no mundo.


Jorge Nuno Pinto da Costa celebra, esta terça-feira, 30 anos à frente do FC Porto, clube que reúne mais títulos no século XXI.


Amado por uns e odiado por outros, Pinto da Costa ficará na história do desporto nacional como o dirigente com mais títulos de futebol mundial, reunindo mais de 56 conquistas só no futebol.


Desde que foi eleito, a 17 de abril de 1982, Pinto da costa chegou às Antas com um objetivo específico: acabar com o monopólio de conquistas dos clubes de Lisboa, o Sporting e o Benfica, tendo deixado isso bem claro ao longo dos 30 anos de presidência.


O FC Porto, que já não vencia um campeonato desde 1959, demorou apenas dois anos a conseguir o feito desde que Pinto da Costa foi eleito presidente. Desde então, o presidente portista já conquistou mais de 56 títulos no futebol, a nível nacional e internacional.


Outro dos feitos do presidente portista, alcançado recentemente, foi ultrapassar em número de títulos o Benfica (70-69) no futebol sénior.


Depois de ter conquistado o coração dos portistas, Pinto da Costa levou o FC Porto a conquistas internacionais, destacando-se o ano 1987, onde conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental. Em 2003, 2004 e 20011 voltaram a ser anos de grande êxito para o emblema azul e branco a nível europeu, com Mourinho e André Villas-Boas no comando.


Nas modalidades também não existe adversário para Pinto da Costa, que reúne mais de 100 títulos só em Andebol, Hóquei em Patins e Basquetebol, mas destacam-se outros títulos em Natação, Atletismo, Ciclismo, Bilhar e Boxe. Em 2009, inaugurou o Dragão Caixa.


Uma vida de sucesso desportivo que foi contrastada com o caso polémico do Apito Dourado, desencadeado em 2004, em que o nome de Pinto da Costa esteve envolvido e que manchou a imagem do presidente do FC Porto. No entanto, o dirigente foi absolvido nos três casos que chegaram a julgamento. Este episódio foi relatado em livro pela ex-companheira, Carolina Salgado.


No dia em que completou 74 anos, a 28 de dezembro, Pinto da Costa foi homenageado no Dubai com o "Prémio de Carreira" no Global Soccer Awards, por ser o presidente com mais títulos a nível mundial.


A dezembro de 2010, em Viena, na véspera do encontro do FC Porto de Villas-Boas com o Rapid de Viena, a contar para a fase de grupos da Liga Europa, confessou que os dois maiores momentos da sua carreira foram a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1987 e a inauguração do Estádio do Dragão em 2003.


Os principais títulos de Pinto da Costa


Futebol (56 Títulos)
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões (1987 e 2004)
1 Supertaça Europeia (1987)
2 Taça UEFA (2003) Liga Europa (2011)
2 Taças Intercontinentais (1987 e 2004)
18 Campeonatos Nacionais (cinco deles consecutivos, de 1994 a 1999, constituindo um marco inédito no futebol português)
12 Taças de Portugal
18 Supertaças Cândido de Oliveira
1 Liga Intercalar


Andebol (17 Títulos)
6 Campeonatos Nacionais
3 Taças de Portugal
3 Taças da Liga
5 Supertaças


Basquetebol (26 Títulos)
5 Campeonatos Nacionais
11 Taças de Portugal
5 Taças da Liga
4 Supertaças
1 Torneio dos Campeões


Hóquei em Patins (57 Títulos)
2 Taças dos Campeões Europeus (1986 e 1990)
2 Taça das Taças (1982 e 1983)
2 Taças CERS (1994 e 1996)
1 Supertaça Europeia (1987)
20 Campeonatos Nacionais (os últimos 10 consecutivos, constituindo recorde absoluto em Portugal)
13 Taças de Portugal
17 Supertaças António Livramento» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/04/17/pinto_da_costa_odiado_por_uns_m.html

«Pintocracia


Pinto da Costa celebra três décadas à frente do FC Porto. Ao longo destes 30 anos de carreira como dirigente, Pinto da Costa alcançou diversos títulos. Mas os resultados devem-se a treinadores e a jogadores. Pinto da Costa terá o mérito de ser responsável pelas decisões.
Amado ou odiado, não há meio termo para as relações de Pinto da Costa. Acusado por uns, defendido por outros, o Porto, mesmo nos momentos menos bons tem seguido o rumo traçado pelo seu presidente. Mesmo quando toma decisões como a recente escolha de Vítor Pereira para ocupar o lugar de Villas-Boas, os adeptos ficaram do seu lado e mantiveram a confiança no líder.


Foi esta atitude que ajudou à recuperação do plantel, quando já todos ditavam o fim do treinador e tinham perdido a esperança na conquista do campeonato.


Pinto da Costa provou, mais uma vez, que a sorte ajudou a audácia. O Benfica escorregou na recta final e os dragões aproveitaram para segurar a liderança e o presidente do Porto para considerar a aposta ganha.


O segredo de Pinto da Costa é colocar o clube a falar a uma só voz, numa espécie de pintocracia controlada. Os adeptos seguem a voz do líder, para o bem e para o mal, e Pinto da Costa, que do ponto de vista mediático é uma figura austera e impertinente, mostrou por diversas vezes que quando está rodeado de pessoas de confiança veste outra pele. A de líder, em quem os seguidores confiam de forma cega.


São três décadas à frente de um clube, é o líder que mais títulos conseguiu e os mandatos ainda não terminaram.


Como em todos os regimes onde a figura do líder cruza gerações o mais complicado será a sucessão. Venha quem vier, Pinto da Costa será sempre a referência para os adeptos e dificilmente o substituto irá conseguir conquistar o carisma que Pinto da Costa tem junto dos adeptos.» in http://desporto.sapo.pt/opiniao/editorial/artigo/2012/04/17/editorial_pintocracia.html


(30 Anos de Presidência Preview)

Sem comentários:

Enviar um comentário