09/04/12

Religião Páscoa - Milhares de tigelinhas iluminaram as Endoenças de Entre-os-Rios!



«Endoenças de Entre-os-Rios a caminho do Guiness


Milhares de tigelinhas iluminaram as Endoenças de Entre-os-Rios. Nem a ameaça de chuva e de frio tirou brilho às Endoenças de Entre-os-Rios que juntou milhares de pessoas, na noite de Quinta-Feira Santa, naquela povoação ribeirinha. As margens dos rios Tâmega e Douro foram iluminadas por cerca de 50 mil tigelinhas de cera que conferiram, mais uma vez, uma beleza ímpar à zona. O próximo passo é candidatar o evento ao livro de recordes mundial, Guinness World Records.» in http://www.jornalaberto.com/index.php?option=com_content&task=view&id=2045&Itemid=11



«50 mil velas iluminam os rios Douro e Tâmega nas Endoenças


Centenas de fiéis participaram esta quinta-feira na procissão das Endoenças em Entre-os-Rios, um evento ímpar na religiosidade local com uma história de mais de 300 anos, dedicado ao Senhor dos Passos e iluminado por 50 mil velinhas.


As margens dos rios Douro e Tâmega ganharam uma luminosidade diferente na noite desta quinta-feira. Cinquenta mil velinhas iluminaram as suas margens para acolher a procissão do Senhor dos Passos que partiu da freguesia de Torrão, Marco de Canavezes, em direção a Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel.


Uma multidão de fiéis acompanhou com devoção a passagem dos andores e muitos foram aqueles que em honra do Senhor dos Passos percorreram descalços as ruas do Torrão e de Entre-os-Rios, a pagar as suas promessas num claro sinal de devoção e agradecimento pelas graças concedidas.
Ao longo das ruas, centenas de pessoas, oriundas de diversas freguesias vizinhas mas também de outros concelhos, concentraram-se para assistir a este evento ímpar. Movidos pela fé deixaram-se levar pela emoção do momento, onde os únicos sons que se ouviam eram os da banda de música que acompanhava a procissão.


O evento que, segundo António Guedes, presidente da junta de freguesia de Eja, Entre-os-Rios, atingiu já um estatuto elevado no calendário local e "é já referência quer ao nível de Entre-os-Rios quer também ao nível concelhio, estando já classificado como património cultural concelhio", é realizado pelas juntas de freguesia do Torrão e de Eja, com o apoio das Câmaras Municipais, Marco de Canavezes e Penafiel, respetivamente.


Depois da procissão, os fiéis concentraram-se junto à Capela de S. Sebastião, onde se realizou o "Sermão do Encontro", entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores.


Este ano, o evento teve ainda uma vertente ecológica; "houve uma preocupação ambiental e todos os resíduos resultantes das tigelinhas de cera serão encaminhados para reciclagem", referiu o autarca de freguesia.» in http://www.imprensaregional.com.pt/imediato/pagina/edicao/1/1/noticia/2542


(Endoenças Entre os Rios)

(Penafiel Endoenças Entre os Rios)

(ENDOENÇAS EM ENTRE-OS-RIOS - PENAFIEL 2007)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover