«Sábado marcado pela Queima do Judas e vigílias pascais por todo o país
As celebrações da Semana Santa continuam hoje um pouco por todo o país, com Sábado de Aleluia a ser marcado pelas várias Queima do Judas e pelas vigílias pascais, no dia antes da Páscoa.
"A caminho do calvário", é uma das cenas da representação animada da vida de Cristo, que pode ser vista até domingo, no salão paroquial da Cela, em Alcobaça.
No Sábado Santo, que é o último dia da Semana Santa, também não se celebra a eucaristia – tal como acontece na Sexta-feira Santa – estando marcada para a Sé Patriarcal de Lisboa o Ofício de Leitura e Hora de Laudes, às 10:30 e a Vigília Pascal, 21:30, celebrações presididas pelo Cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo.
Já em Vila do Conde a Queima de Judas desde ano tem como temática de inspiração a vida e a obra do escritor José Régio enquanto nome emblemático da literatura e da poesia portuguesa e espelho das memórias e da identidade das gentes vila condenses, com início do espetáculo marcado paras as 22:30 no Centro de Memória de Vila do Conde e, às 00:00, a leitura do testamento e queima do judas.
Em Tondela, espaço para um espetáculo da queima e rebentamanto do Judas, intitulado "Entrai, que cá se dirá!", promovido pelo Teatro de Rua Trigo Limpo teatro ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela), com início marcado para as 23:00 no campo de jogos da Escola EB 1,2.
Em Santa Maria de Feira, a Queima do Judas inicia-se com o julgamento, no Parque de Lazer do Outeiro, seguindo-se o Cortejo até à Praça de S. Miguel, onde é feita a leitura do testamento e a execução da pena.
Já em Serpa prosseguem as Festas do concelho em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, com o Sábado de Santo a ser marcado pela Vigília Pascal, estando previsto, a partir da meia-noite, as aleluias e arruada pelas ruas de Serpa.
A norte, mais especificamente em Montalegre, o cortejo da Queima do Judas tem início na Rua Direita, seguindo até ao Terreiro do Açougue, com arranque marcado para as 22:00 no Largo do Município.Em Santa Comba Dão, Viseu, é a Expressart’ – Escola d’Artes do município que promove edição deste ano da Queima do Judas, com início marcado para as 23:00 no Largo do Município de Santa Comba Dão.
As celebrações da Semana Santa em Braga prosseguem com hoje com o Ofício de laudes, na Sé Catedral, às 10:00, estando marcado para as 21:00 a vigília pascal e a procissão da ressurreição, também na Sé Catedral.
Com a tradição da Queima do Judas recuperada em 1995, Palmela tem o início do ritual teatral marcado, no Largo dos Loureiros, com o desfile das associações locais, acompanhadas pela população, a fazer diversas paragens para ditar o destino dos Judas, terminando no Largo de S. João.Agência Lusa» in in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/sabado-marcado-pela-queima-do-ju_3233.html
(Queima do Judas Constantim, Vila Real)
Sem comentários:
Enviar um comentário