10/03/22

Liga Europa: F.C. do Porto 0 vs Lyon 1 - O FC Porto sofreu um desaire pela margem mínima diante do Lyon no encontro de abertura dos oitavos de final da Liga Europa.


«E TUDO O VAR LEVOU 
9 DE MARÇO DE 2022 20:06

FC Porto perdeu com o Lyon (1-0) num embate decidido por três reversões do videoárbitro.

O FC Porto sofreu um desaire pela margem mínima diante do Lyon no encontro de abertura dos oitavos de final da Liga Europa. Na receção à melhor equipa da fase de grupos da competição, os Dragões saíram vergados por 1-0 muito por culpa do VAR, que interveio em três lances cruciais para a decisão dos destinos da contenda sempre em desfavor dos vencedores da prova em 2003 e 2011. O resultado complica as contas ao conjunto de Sérgio Conceição e deixa um amargo de boca aos portistas, mas ainda falta jogar uma segunda mão em que o FC Porto terá pelo menos 90 minutos para tentar reverter o rumo da eliminatória.

Em relação ao onze de Paços de Ferreira, Zaidu rendeu Wendell - a cumprir o último de três jogos de suspensão nas competições da UEFA -, e o jogo arrancou com um momento de apreensão. Em lance disputado no corredor esquerdo portista, a cabeça de Paquetá embateu na de Pepe e ambos os atletas tiveram de ser assistidos durante largos minutos para conter o sangue derramado. De linhas subidas e virado para o ataque, bem à imagem do treinador, o Lyon apresentou-se pressionante como demonstra o primeiro lance de relativo perigo com Dembelé como protagonista. 

A resposta não se fez esperar e surgiu em dose dupla. Inicialmente por Vitinha, na conclusão em jeito de uma jogada de entendimento que proporcionou a defesa de Anthony Lopes para canto e logo a seguir por Matheus Uribe, após canto sobre a direita que sobrou para o colombiano apontar ao ângulo desde a meia-lua - errando por pouco o alvo. Os avisos dos centrocampistas da casa deram o mote para o que se veria até ao descanso: um FC Porto mais autoritário no pesado relvado do Dragão e a tornar a forçar o guardião forasteiro a boa intervenção, desta feita cortesia da canhota de Pepê. Já perto do descanso, uma conclusão deficiente do melhor marcador da prova ainda assustou as bancadas, porém o nulo manter-se-ia até ao intervalo para desespero de Ekambi.

No regresso das cabines, o estreante Rúben Semedo rendeu o fustigado Pepe e, logo no início da etapa complementar, Evanilson recuperou, conduziu e assistiu Taremi em posição privilegiada, contudo o iraniano disparou torto. O OL respondeu dois minutos depois, antes de Pepê ser carregado pelas costas dentro da área visitante e de a equipa de arbitragem cem por cento espanhola fazer vista grossa ao sucedido. Perto da hora de jogo, uma abordagem imprudente de Mbemba deu espaço à dupla de ataque gaulesa que descobriu Paquetá e este só teve de encostar para inaugurar o marcador. A jogada do 0-1 até chegou a ser anulada por fora de jogo, porém o VAR viria mesmo a validar o único golo da noite. 

Pouco depois, um domínio do internacional canarinho em zona proibida foi devidamente sancionado por José María Sánchez. Alertado pelo compatriota Alejandro Hernández, o juiz reverteu uma decisão que havia tomado de forma convicta. Daí em diante o jogo tornou-se quezilento, Otávio viu um cartão amarelo que o afasta da segunda mão, e Toni Martínez entrou para o lugar de Evanilson. À entrada para os derradeiros dez minutos, um cruzamento de Zaidu desviou em Dubois e quase traiu Anthony Lopes, imediatamente antes do lançamento da dupla Fábio Vieira/Galeno para as posições de Mehdi Taremi e João Mário. Naturalmente fresco e sempre possante, Toni Martínez esteve envolvido nas duas oportunidades seguintes - que Fábio Vieira desperdiçou por pouco num belo gesto técnico e que Galeno falhou após excelente cruzamento do murciano. Já com Francisco Conceição em campo na vez de Otávio, o FC Porto ainda fez o empate, porém o golo de Mbemba seria invalidado por posição irregular do congolês já perto do apito final.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220309-pt-e-tudo-o-var-levou

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover