12/01/23

F.C. do Porto Sérgio Conceição - Ao 300.º jogo, Sérgio Conceição ultrapassou José Maria Pedroto como o treinador com mais vitórias no FC Porto (216).


«SÉRGIO CONCEIÇÃO SOZINHO NO OLIMPO 
11 DE JANEIRO DE 2023 23:45

Ao 300.º jogo, Sérgio Conceição ultrapassou José Maria Pedroto como o treinador com mais vitórias no FC Porto (216).

Os dois jogos contra o Arouca no Estádio do Dragão elevaram Sérgio Conceição ao mais alto patamar de uma história prestes a completar 130 anos. Se goleada por 5-1, relativa à 14.ª jornada da Liga, fez com que o treinador Campeão Nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira igualasse os 215 triunfos da “grande referência” na Invicta, a vitória gorda por 4-0 diante do mesmo adversário nos oitavos de final da prova rainha tornou o mister no mais vitorioso timoneiro de sempre ao comando dos Dragões.

Pequenos (grandes) pormenores: Sérgio Conceição fê-lo em menos 22 jogos do que José Maria Pedroto e estabeleceu um novo recorde ao mesmo tempo que alcançou a marca redonda dos 300 jogos. Com menos sete derrotas e 15 empates do que o ex-centrocampista, o antigo ala direito iniciou um percurso recheado de troféus quando estes escasseavam.

A completar a sexta época no banco portista, o técnico juntou três títulos nacionais ao “Tri” que havia festejado com a camisola azul e branca e abrilhantou o feito com outras tantas Supertaças e duas Taças de Portugal, somando por isso as mesmas oito conquistas de Artur Jorge - dono e senhor da melhor marca durante três décadas. 

Fora de portas o percurso também é invejável: em meia dúzia de campanhas europeias, Sérgio Conceição superou toda a concorrência lusa à exceção de José Mourinho e isolou-se na perseguição ao Campeão Europeu de 2004 no ranking de treinadores com mais triunfos na Liga dos Campeões.

A Champions é a praia de quem por lá anda praticamente desde a edição inaugural. Recordista de pontos pelo FC Porto em 1996/97, o três vezes Melhor Treinador da Liga Portuguesa repetiu o feito de António Oliveira 22 anos depois ao terminar a fase de grupos só com triunfos e um empate.

Essa campanha internacional, tal como a de 2020/21, só terminou nos quartos de final às mãos do futuro Campeão Europeu. A atual, novamente sob o estatuto de cabeça de série, reserva-lhe um regresso a San Siro para relembrar memórias vividas como atleta e procurar afastar o bem conhecido Inter. 

Antes do duplo confronto ante os de Milão ainda há uma Taça da Liga para ganhar, uma Taça de Portugal por que lutar e um Campeonato para resgatar.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230111-pt-sergio-conceicao-sozinho-no-olimpo

#fcporto    #sérgioconceição

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover