29/01/23

Taça da Liga: F.C. do Porto 2 vs Sporting 0 - O FC Porto conquistou a Taça da Liga após bater o Sporting na final com golos de Eustaquio e de Marcano.


«UMA CONQUISTA PARA A HISTÓRIA 
28 DE JANEIRO DE 2023 21:40

FC Porto derrotou o Sporting (2-0) e conquistou a Taça da Liga, o 83.º troféu oficial do palmarés.

O FC Porto conquistou a Taça da Liga após bater o Sporting na final por 2-0 com golos de Eustaquio e de Marcano. Com este troféu, os azuis e brancos tornaram-se o clube mais titulado da história do futebol português com 83 títulos oficiais. Além deste marco, os portistas detêm, pela primeira vez, todos os troféus nacionais simultaneamente e títulos de todas as provas em que participaram.

Para o clássico, Sérgio Conceição mexeu duas peças no puzzle portista. Galeno e Taremi entraram para os lugares de Veron e de Namaso e a equipa arrancou o jogo em 4-3-3, com Pepê e o extremo brasileiro nas alas a apoiar o avançado iraniano.

Foi dos Dragões a iniciativa ofensiva nos primeiros minutos da final. Com mais posse de bola e a organizar desde trás, maioritariamente com o objetivo de explorar as costas dos laterais adversários, os portistas foram mesmo os primeiros a celebrar à passagem do décimo minuto de jogo.

Precisamente a partir da faixa, Pepê arranjou espaço e tirou um cruzamento para a entrada da área, onde apareceu Wendell a tocar imediatamente ao lado para Eustaquio. O médio pôs a bola a jeito do pé direito e dali disferiu um autêntico tiraço que passou entre as mãos de Adán e só parou no fundo das redes lisboetas. Explodia a bancada destinada aos adeptos azuis e brancos.

Dois minutos depois, foi o Sporting a marcar por Marcus Edwards, mas Tiago Martins (VAR) deu indicação a João Pinheiro para anular o golo dado que o inglês estava 41 centímetros adiantado no momento do passe que Pedro Gonçalves lhes fez. Os adversários pressionaram à procura do empate, acertaram na trave e no poste ao minuto 35, mas foi o FC Porto a sair em vantagem para os balneários (1-0).

Numa segunda parte muito tática em que as equipas encaixaram mutuamente e não permitiram oportunidades de golo, o momento mais relevante foi a expulsão de Paulinho aos 70 minutos após atingir com o braço a face de Otávio. Os ânimos aqueceram e sete minutos depois Sérgio Conceição mexeu pela primeira vez para colocar Zaidu no lugar do amarelado Wendell.

Com a calma de quem está em vantagem, mas com ambição de ampliar a diferença no placar, os Dragões cercaram a baliza oponente e Iván Marcano, aos 86 minutos, selou todas as dúvidas: com o cabeceamento de cima para baixo ao segundo poste em resposta ao cruzamento de Pepê, o central carimbou a conquista da primeira Taça da Liga do palmarés do clube.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230128-pt-uma-conquista-para-a-historia

#fcporto    #taçadaliga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover