FC Porto venceu o Benfica por 3-0 na 13.ª jornada do campeonato nacional.
Na 13.ª jornada do campeonato nacional, o FC Porto recebeu e venceu o Benfica (3-0) no Dragão Arena e tornou-se líder isolado da competição com 34 pontos, mais um do que o adversário que saiu derrotado da Invicta.
Um minuto bastou para os azuis e brancos se colocarem em vantagem no clássico. Gonçalo Alves, como é seu apanágio, rematou forte, Carlo Di Benedetto lutou pela recarga, mas esta acabou por sobrar para Rafa. De baliza aberta, o 9 atirou a contar para a primeira explosão de alegria da noite.
Xavi Malián assumiu importância redobrada nos minutos seguintes ao parar as várias tentativas adversárias de empatar o marcador e permitiu à equipa voltar a dominar o encontro. Em busca do segundo golo, Gonçalo Alves voltou a disferir um verdadeiro tiro que Carlo Di Benedetto não transformou em festejo na recarga por meros centímetros (23m) e Rafa, na cara de Rui Mendes, viu o guarda-redes aplicar-se para lhe negar o bis (24m). Ao intervalo, os Dragões seguiam em vantagem pela margem mínima no clássico (1-0).
Tal como na etapa inaugural, a segunda parte abriu com mais um momento de grande euforia no Dragão Arena. Carlo Di Benedetto (qual pivô) recebeu, e enquanto arrastava a bola para preparar o remate, rodou na direção da baliza contrária e rematou com astúcia e potência para o canto superior da baliza.
À procura de estender ainda mais a vantagem, Reinaldo atirou ao poste num contra-ataque (35m), mas deixou as redes preparadas para o que se seguiria quatro minutos depois: de bola parada, Mena cobrou com força para junto da baliza e Carlo Di Benedetto, o protagonista ofensivo do clássico, com um toque subtil, fez a bola passar por cima do guarda-redes. Estava feito o bis na conta pessoal e o 3-0 no placar.
Xavi Malián era, ainda assim, o mais aplaudido face às inúmeras defesas de grande qualidade que protagonizava sucessivamente. Foi crucial para que os oponentes saíssem da Invicta a zeros em pontos e em golos e para que o FC Porto chegasse ao término dos 50 minutos líder isolado do campeonato nacional.
“Queríamos estar no primeiro lugar há meses, hoje conseguimos. Agora é lutar para acabar a fase regular em primeiro. Não foi uma das nossa melhores exibições, mas estou feliz pela união e a vontade de voltar a ganhar este campeonato. Isso é o que temos de fomentar. Vamos trabalhar todos os dias para ganharmos este campeonato”, afirmou Ricardo Ares no final da partida.
Depois de um clássico vencido, há outro para vencer no próximo domingo, desta feita frente ao Sporting (15h00, Porto Canal/FC Porto TV).
FICHA DE JOGO
FC PORTO-BENFICA, 3-0
Campeonato Nacional, 13.ª jornada
18 de janeiro de 2023
Dragão Arena
Árbitros: Rui Torres e Manuel Oliveira
FC PORTO: Xavier Malián (g.r), Rafa, Carlo Di Benedetto, Xavier Barroso e Gonçalo Alves
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Reinaldo García (cap.) e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares
BENFICA: Rui Mendes (g.r.), Edu Lamas, Lucas ordoñez, Nil Roca e Gonçalo Pinto
Suplentes: João Seixas (g.r.), Diogo Rafael (cap.), Carlos Nicolia, Daniel Oliveira e Roberto Di Benedetto
Treinador: Nuno Resende
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rafa (1m) e Carlo Di Benedetto (33m e 39m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230118-pt-lider-de-qualidade-inigualavel
Sem comentários:
Enviar um comentário