22/01/23

Liga Portugal 1: Vitória de Guimarães 0 vs F.C. do Porto 1 - Golo de João Mário decidiu o jogo com o Vitória SC, em Guimarães, e deu os três pontos ao FC Porto.


«REI DRAGÃO TOMOU CONTA DO CASTELO 
21 DE JANEIRO DE 2023 22:32

Golo de João Mário decidiu o jogo com o Vitória SC, em Guimarães, e deu os três pontos ao FC Porto.

O FC Porto bateu neste sábado o Vitória de Guimarães (1-0), no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga, a última da primeira volta. João Mário (45m+2) apontou o único golo dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, com 39 pontos, menos cinco do que o líder Benfica.

Com Pepe e Eustaquio de regresso às opções iniciais de Sérgio Conceição, o FC Porto entrou de forma autoritária no encontro e assumiu desde cedo as despesas do mesmo, mas foi difícil escalar a muralha vitoriana que se ergueu à frente de Bruno Varela. Numa das várias investidas portistas, Wendell ficou a centímetros de provocar um autogolo após um cruzamento de João Mário (19m), naquela que foi a primeira grande oportunidade do jogo. À passagem da meia-hora, um lance bem trabalhado pelos Dragões terminou com Galeno a rematar ao lado.

Sempre por cima no jogo, o FC Porto só não capitalizou esse ascendente porque Mehdi Taremi, servido superiormente por Diogo Costa, falhou o remate à saída do guarda-redes vimaranense (33m). Do outro lado, na única vez em que o Vitória de Guimarães chegou com perigo à baliza portista, Mikel Villanueva viu a bola cair-lhe miraculosamente nos pés e errou o alvo por pouco (37m). Quando o nulo ao intervalo parecia uma inevitabilidade, eis que surgiu o momento de génio de João Mário: Otávio amorteceu a bola aliviada para a entrada da área, o lateral tirou Afonso Freitas do caminho e rematou sem hipóteses para Bruno Varela, assinando com muita categoria o 1-0 com que a partida foi para o descanso (45m+2).

Em abono da verdade, a etapa complementar não teve tantos motivos de interesse como a inicial, mas o FC Porto manteve o ascendente e nunca consentiu grandes veleidades ao ataque do Vitória de Guimarães. Sem surpresa, os lances dignos de registo nos segundos 45 minutos pertenceram aos campeões nacionais, que viram Mehdi Taremi falhar o 2-0 por pouco na sequência de um contra-ataque lançado por Diogo Costa (62m). Pepê também esteve muito perto de aumentar a vantagem azul e branca, mas faltou a cereja no topo do bolo confecionado pelo brasileiro na área vimaranense (72m). Apesar de ter ficado a dever a si próprio um triunfo mais tranquilo, o FC Porto fez o que lhe competia: conquistou os três pontos.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230121-pt-rei-dragao-tomou-conta-do-castelo

#fcporto    #ligaportugal1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover