31/01/23

Paleontologia - Um fóssil descoberto no norte do Canadá deixou os cientistas boquiabertos ao revelar duas espécies até agora não identificadas e que se podem posicionar relativamente perto dos primatas.


«Fósseis revelam misteriosos primos dos primatas que viveram no Ártico há 52 milhões de anos

Maxilares e os dentes parecem diferentes dos apresentados por outros primatomórficos que também viveram na América do Norte, mas em regiões mais a sul.

Um fóssil descoberto no norte do Canadá deixou os cientistas boquiabertos ao revelar duas espécies até agora não identificadas e que se podem posicionar relativamente perto dos primatas. Esta espécies terão vivido acima do círculo Ártico há cerca de 52 milhões anos, de acordo com uma nova investigação.

As agora extintas espécies pertenciam a uma parte da árvore genealógica dos primatas que se ramificou ainda antes dos antepassados dos lémures divergirem dos ancestrais comuns dos macacos e humanos, Chris Beard, um dos autores do estudo e professor de ecologia e biologia evolutiva da Universidade do Kansas.

As duas espécies, que terão vivido no que é atualmente a Ilha Ellesmere, são os primeiros familiares de primatas a viver em latitudes tão elevadas, especificamente a norte do círculo Ártico. “Para se perceber como que os Ignacius eram visualmente, devemos imaginar a mistura de um lémure e um esquilo, com metade do tamanho de um gato doméstico”, especificou o investigador à CNN.

“Ao contrário de outros primatas vivos, os Ignacius tinham olhos nas laterais da cabeça (não olhavam exclusivamente para a frente como os humanos) e garras nas mãos e nos pés em vez de unhas.”

As revelações que tiveram origem na análise dos fósseis surpreenderam os cientistas, já que os maxilares e os dentes pareciam diferentes dos apresentados por outros primatomórficos que também viveram na América do Norte, mas em regiões mais a sul.

“O que eu tenho vindo a fazer ao longo dos últimos anos é tentar perceber do que é que se alimentavam e se comiam o mesmo que os mesmos exemplares, mas que viviam numa latitude inferior”, explicou a principal autora do estudo, Kisten Miller, investigadora do Instituto de Biodiversidade da Universidade do Kansas.

As diferenças encontradas pelos especialistas na composição dos maxilares e dos dentes parece ser uma adaptação da espécie a alimentos mais duros, como nozes e sementes, em alternativa a uma dieta em que dominava a fruta. Esta adaptação física também pode ser uma consequência da exposição à noite durante meio ano, o que tornava a comida muito mais difícil de encontrar.

A equipa de investigadores está ainda otimista perante a possibilidade de estas conclusões poderem ser aplicadas a outras espécies de animais que tenham de se adaptar e evoluir durante períodos de alterações climáticas, como as que experienciamos atualmente.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/fosseis-primos-dos-primata-519559

#história    #paleontologia    #biologia    #ciência

Geologia - Nos últimos 150 anos, a ilha Hunga Tonga é apenas a terceira massa terrestre como esta a aparecer e a durar mais de um ano.


«Uma ilha apareceu do nada no meio do Pacífico. Tornou-se uma arca de Noé

Nos últimos 150 anos, a ilha Hunga Tonga é apenas a terceira massa terrestre como esta a aparecer e a durar mais de um ano.

Em 2015, uma nova ilha surgiu no meio do Pacífico, tornando-se rapidamente um paraíso para geólogos, vulcanistas, biólogos ou ecologistas. Isto porque o aparecimento do território permitiu aos homens da ciência testemunhar algo nunca visto: o início de um ecossistema, com pioneiros microbianos que colonizavam novos territórios, antes de as plantas ou os animais aparecerem.

No entanto, com a mesma velocidade com que apareceu, a ilha também desapareceu. O método foi, inclusive, o mesmo, já que uma erupção vulcânica formou a ilha em 2015, que foi destruída da mesma forma no início de 2022.

Durante o tempo que durou, o território foi, no entanto, fonte de revelações inéditas, algumas das quais constam num novo estudo. Nele, os autores relatam evidências de uma comunidade inesperada de micróbios na ilha que metabolizam enxofre e gases atmosféricos, semelhantes a organismos que ocupam habitats muito diferentes.

“Não vimos o que esperávamos“, confessou o ecologista microbiano Nick Dragone, da Universidade do Colorado. “Pensámos ver organismos que se encontram quando um glaciar derrete, ou cianobactérias, espécies colonizadoras precoces mais típicas. Mas em vez disso encontrámos um grupo único de bactérias que metabolizam o enxofre e os gases atmosféricos”.

Dragone e os colegas recolheram 32 amostras de solo da ilha, em superfícies que vão desde o nível do mar até ao cume da cratera, a cerca de 120 metros de altura. De seguida, seguida extraíram e sequenciaram o ADN das amostras.

As plantas colonizaram a ilha muito rápido após a sua formação, provavelmente graças a sementes em excrementos de aves, mas os investigadores concentraram os seus esforços de recolha em superfícies não reveladas.

Encontraram bactérias em todas as amostras do cone do vulcão, embora esses micróbios fossem menos diversificados do que os micróbios de áreas vegetativas próximas — e muito diferentes.

Tal faria sentido se os primeiros micróbios de uma nova ilha viessem da água do oceano ou de excrementos de pássaros, mas esta não parece ser a fonte destas estranhas bactérias e arquebactérias. Pelo contrário, os investigadores suspeitam que estes micróbios possam ter vindo das profundezas do subsolo.

“Uma das razões pelas quais pensamos ver estes micróbios únicos é devido às propriedades associadas às erupções vulcânicas: muito enxofre e gás sulfureto de hidrogénio”, diz Dragone.

“Os micróbios eram mais semelhantes aos encontrados em respiradouros hidrotermais, fontes termais como Yellowstone, e outros sistemas vulcânicos. O nosso melhor palpite é que os micróbios vieram desses tipos de fontes”.

Investigar este tipo de sistema é uma oportunidade única e rara. As grandes erupções são uma coisa; ver um ecossistema em branco desenvolver-se numa ilha vulcânica recém-formada é outra.

De acordo com o Science Alert, nos últimos 150 anos, a ilha Hunga Tonga é apenas a terceira massa terrestre como esta a aparecer e a durar mais de um ano, dizem os investigadores, e a primeira nos trópicos. Enquanto os cientistas também se reuniram para estudar a chegada da vida em ilhas anteriormente recém-formadas, concentraram-se mais nas plantas e nos animais do que em micróbios.

“Estes tipos de erupções vulcânicas ocorrem em todo o mundo, mas normalmente não produzem ilhas“, explica Dragone. “Tivemos uma oportunidade incrivelmente única. Nunca ninguém tinha estudado exaustivamente os microrganismos neste tipo de sistema de ilhas numa fase tão precoce”.

E ninguém terá a oportunidade de estudar novamente os habitantes da ilha, pelo menos não directamente. Sete anos depois de ter emergido do Pacífico, Hunga Tonga desapareceu de uma forma igualmente espetacular.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/uma-ilha-apareceu-do-nada-no-meio-do-pacifico-tornou-se-uma-arca-de-noe-de-biodiversidade-519174

#geografia    #geologia    #ilhahungatonga

#biologia

30/01/23

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Lateral direito hispano-senegalês, Mamadou Diocou, de 22 anos tem a melhor média de golos da liga espanhola.


«MAMADOU DIOCOU É DRAGÃO 
30 DE JANEIRO DE 2023 17:00

Lateral direito hispano-senegalês de 22 anos tem a melhor média de golos da liga espanhola.

Mamadou Diocou é reforço do FC Porto. O lateral direito de 22 anos nasceu em Fassada, no Senegal, e mudou-se para Espanha ainda jovem para jogar, numa primeira instância, no Iplacea, tendo depois cumprido grande parte da formação no Barcelona, clube pelo qual se estreou em setembro de 2020, ano em que os catalães conquistaram a Liga dos Campeões, o campeonato nacional, a supertaça, a taça da liga e a do Rei.

Da Catalunha, partiu por empréstimo para a Alemanha, onde representou o Rhein-Neckar Lowen durante meia temporada, antes de regressar a Espanha para vestir as cores do Logroño nos mesmos moldes. Na presente temporada, o esquerdino de 1,81 metros e 78 quilos é o terceiro melhor marcador da liga espanhola e o jogador com melhor média de golos por jogo na competição.

A grande e inesperada oportunidade de jogar pelo FC Porto

“É um sentimento inexplicável, a oportunidade surgiu de um dia para o outro. Estou muito contente por poder vestir a camisola do FC Porto. Foi uma notícia inesperada. Estava de férias em Madrid, em casa, e o meu agente ligou-me a dar conta desta oportunidade e disse-lhe que era uma grande chance fazer parte do FC Porto, chegámos a um acordo e estou muito contente por estar aqui”.

O prestígio azul e branco visto por quem agora chega

“É uma equipa que está sempre no topo da liga portuguesa, que ganha todas as competições e que está sempre na Liga dos Campeões. Estar a este nível não é fácil e quero muito ajudar a equipa em todas as competições, quero agarrar as oportunidades para poder ajudar”.

A ajuda de Ignacio Plaza na adaptação e o alto nível da equipa

“É uma equipa que joga na Champions, estou habituado a vê-los na televisão. A equipa, desde os guarda-redes aos pivôs, é formada por jogadores de alto nível e, pessoalmente, não conheço ainda ninguém, mas o Ignacio Plaza é espanhol e, em categorias inferiores da seleção, coincidi com o irmão dele e dava-me muito bem com ele. Antes de vir, contactei-o e perguntei se me podia ajudar a adaptar e isso ajuda a que as coisas sejam mais fáceis”.

O autorretrato e os objetivos traçados

“Sou um jogador polivalente, que pode jogar tanto a ponta como a lateral. Sou um jogador rápido, elétrico, e acho que posso ajudar a equipa nestas posições tanto no ataque como na defesa. Quero ajudar a equipa a concretizar os objetivos que traçou no início da época e também crescer como jogador e pessoa”.

A mensagem para os adeptos

“É um prazer fazer parte desta família, quero que continuem a apoiar-nos na bancada e espero retribuir-lhes com o meu jogo. Quero ainda agradecer-lhes pelo apoio e pedir-lhes que me recebam de braços abertos”.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230130-pt-mamadou-diocou-e-dragao

#fcporto    #atletasinternacionais    #andebol    #mamadoudiocou

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Luan Brito é o mais recente reforço da equipa B do FC Porto.


«LUAN BRITO REFORÇA O FC PORTO B 
30 DE JANEIRO DE 2023 18:30

Avançado de 20 anos chega por empréstimo proveniente do Fluminense.

Luan Brito é o mais recente reforço da equipa B do FC Porto. O jovem avançado de 20 anos, que chega à Invicta por empréstimo do Fluminense, completou toda a formação ao serviço do emblema do Rio de Janeiro, clube pelo qual se sagrou campeão carioca de Sub-17, em 2019, e de Sub-20, em 2021 e 2022. Neste ano civil, foi um dos destaques do “Flu” na Copinha, a principal competição de juniores do Brasil, ao marcar três golos em cinco jogos. Segue-se a primeira experiência na Europa para o esquerdino de 1,86m e 74 quilos, que vai envergar a camisola 80 azul e branca.

A felicidade por envergar a camisola azul e branca

“É um momento único na minha vida. Estou muito feliz por chegar a um clube do tamanho do FC Porto e espero trazer muitas alegrias para os adeptos deste enorme clube”.

A autoavaliação

“Sou um avançado que procura sempre ajudar a equipa ao fazer golos e assistências no último terço. Eu gosto de fazer de pivô, sou um avançado de área e sempre que a bola estiver lá vou procurar fazer golos”.

As referências no clube

“O Taremi e o Evanilson, que veio do mesmo clube que eu, são referências para mim e espero chegar ao nível deles para dar muitas alegrias aos adeptos”.

O exemplo Evanilson

“Falei com ele, disse que me vai receber bem e mostrar como funcionam as coisas. Sempre foi uma referência para mim no Fluminense, é um exemplo dentro e fora de campo”.

As ambições para o futuro

“Quero fazer muitos golos, dar alegrias aos adeptos, conquistar títulos e colocar o meu nome na história deste enorme clube”.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230130-pt-luan-brito-reforca-o-fc-porto-b

#fcporto    #atletasinternacionais    #equipab    #luanbrito

Escola Secundária de Amarante - Mais dois bucólicos e excelentes desenhos de Esmeraldina Teixeira.

(A Auxiliar de Ação Educativa, Esmeraldina Teixeira da Escola Secundária de Amarante, continua a interpelar-nos com Arte em forma de Desenho)


F.C. do Porto Voleibol: AJM/FC porto 3 vs Leixões 1 - As bicampeãs nacionais e líderes isoladas da segunda fase da liga, agora com 27 pontos, derrotaram o Leixões no Dragão Arena na oitava jornada.


«QUALIDADE CONDIZENTE COM O ESTATUTO 
29 DE JANEIRO DE 2023 18:00

AJM/FC Porto derrotou o Leixões (3-1) na 8.ª jornada da 2.ª fase da liga.

As bicampeãs nacionais e líderes isoladas da segunda fase da liga, agora com 27 pontos, derrotaram o Leixões no Dragão Arena (3-1) na oitava jornada. Apesar de não terem começado como desejavam, as portistas conseguiram vencer três sets consecutivos e carimbaram mais três pontos.

O arranque foi, tal como se previa entre duas equipas que lutam anualmente pelo título de campeão nacional, equilibrado, apesar de as forasteiras terem começado com algum ascendente, com a AJM/FC Porto a apenas estar em vantagem em quatro pontos. Com Victória Alves em destaque no serviço, as portistas passaram para a frente do placar e até se distanciaram (21-18), mas uma resposta capaz adversária, com a conquista de cinco dos seis pontos seguintes, encaminhou o set para as matosinhenses (25-23).

À procura de anular a desvantagem no encontro, as da Invicta procuraram responder no segundo set e, até ao empate a 16, nunca estiveram em desvantagem no jogo. O Leixões, conquistou o ponto que se seguiu, mas a resiliência defensiva e a agressividade ofensiva das azuis e brancas levou-as a fechar o set com um parcial de 9-2 e a empatar a partida (25-19 e 1-1).

Motivadas pelo próprio desempenho, as atletas de Rui Moreira passaram de uma desvantagem de 2-1 no terceiro set para um adiantamento por 6-2, vantagem essa que não mais largaram  e aumentaram até final com um domínio expressivo (25-18 e 2-1). A mesma superioridade começou a ser expressada no derradeiro set, que as portistas arrancaram com um parcial de 3-0. A diferença foi rapidamente aumentada para o dobro (10-4) e, face aos momentos distintos vividos pelas duas equipas no duelo, o destino da partida ficou praticamente selado minutos depois (19-9). O 25-13 final (3-1) ditou mais um triunfo e mais três pontos para as líderes da segunda fase.

“Acima de tudo, não entrámos bem no jogo, algo relaxados e isso viu-se na forma como sofremos os primeiros pontos. A partir daí, mudamos a forma de estar, estivemos à frente e não podemos perder o set como perdemos. Os três sets seguintes foram um jogo completamente diferente da nossa parte e isso acabou por se traduzir numa diferença expressiva no marcador”, explicou Rui Moreira após o término do jogo.

Na próxima quarta-feira, as azuis e brancas deslocam-se à Sérvia para defrontar o Jedinstvo Stara Pazova na primeira mão dos quartos de final da Taça Challenge (18h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO- LEIXÕES, 3-1

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 2.ª fase, 8.ª jornada

29 de janeiro de 2023

Dragão Arena

Árbitros: Pedro Pinto e Rui Carvalho

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Clarisse Peixoto, Jurja Vlasic, Klára Vyklicka, Janaina Vieira,Victória Alves, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Renata Colombo, Beatriz Moreira, Inês Marques e Kyra Holt

Treinador: Rui Moreira

LEIXÕES: Beatriz Basto e Juliana Antunes (líberos); Gabriela Coelho, Maria Rosas, Olivia Rusek, Carolina Costa, Pauline Martin, Carina Moura, Maria Lopes, Melissa Paez, Helena Monteiro, Inês Sousa e Mariana Nora

Treinador: Miguel Coelho

Parciais: 23-25; 25-19; 25-18; 25-13» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230129-pt-qualidade-condizente-com-o-estatuto

#fcporto    #voleibol    #joanaresende

29/01/23

Liga Portugal 2: Covilhã 1 vs F.C. do Porto B 2 - O arranque da segunda volta decorreu como desejado para o FC Porto B no campeonato.


«DE VOLTA ÀS VITÓRIAS NO ARRANQUE DA SEGUNDA VOLTA 
29 DE JANEIRO DE 2023 14:53

FC Porto B bateu o Covilhã por 2-1 na 18.ª jornada da segunda liga.

O arranque da segunda volta decorreu como desejado para o FC Porto B no campeonato. Os pupilos de António Folha venceram na Covilhã por 2-1 e regressaram aos triunfos após três jogos sem somar três pontos. Abraham Marcus e João Mendes marcaram os golos dos azuis e brancos na partida.

Favorito no papel perante o último classificado da segunda liga, o FC Porto B procurou dominar o encontro desde início e visar a baliza de Bruno Bolas, mas foi o Covilhã que, aos 12 minutos, obrigou Roko Runje a uma defesa atenta. Com mais volume ofensivo, os azuis e brancos chegaram mesmo à vantagem à passagem da meia-hora: numa saída rápida, Sidnei Tavares desmarcou Wendel Silva na profundidade e o avançado, descaído para a esquerda, encontrou Abraham Marcus isolado ao segundo poste. Em resposta ao cruzamento, o nigeriano só teve de encostar e festejar (1-0).

A equipa da casa lançou-se naturalmente a procura do empate e, dez minutos depois, na sequência de um canto, até colocou o esférico na baliza portista, mas Jaime estava em fora de jogo. Legal foi o segundo golo azul e branco, que chegou ao cair do pano da primeira parte por intermédio de João Mendes (45m+2). Abraham Marcus cruzou à direita para a entrada da área e a bola chegou ao defesa esquerdo que disferiu um autêntico tiro cruzado que não deu hipótese ao guardião adversário (2-0). Os portistas saíam assim com uma vantagem confortável para os balneários.

No regresso para a etapa complementar, os anfitriões entraram a todo o gás e empurraram o FC Porto B para trás à procura de reduzir a diferença no placar. Aos 62 minutos, conseguiram mesmo chegar ao golo através de um cabeceamento de Kukula, que saltou mais alto que Roko Runje na sequência de um livre lateral batido por Gilberto.

Até final, o Covilhã tomou conta da iniciativa do jogo, mas os da Invicta souberam travar as intenções caseiras e conseguiram somar os primeiros três pontos da segunda volta do campeonato. O FC Porto B mantém-se no sexto lugar da tabela classificativa, mas agora com 27 pontos.

“Faltou jogar o nosso jogo e não o fizemos. Na primeira parte fizemos o nosso jogo, dominámos e marcámos dois golos, não permitimos que o adversário nos criasse perigo. O jogo tem 90 minutos e os jogadores têm de perceber que têm de replicar o que fizeram e muito bem na primeira parte. Acreditamos que com bola estamos sempre mais perto de fazer golos e na primeira parte fizemo-lo de acordo com o que eu gosto. Na segunda parte não e os jogadores do FC Porto têm de ter a capacidade de ter bola em qualquer situação, ficámos estáticos. Não sei que jogo é esse, não é o que treinamos e quero que joguem o que treinamos e fizemos na primeira parte”, afirmou António Folha no final do encontro.

Na 19.ª jornada da segunda liga, o FC Porto B recebe a B SAD no Olival (sábado, 15h30, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

COVILHÃ-FC PORTO B, 1-2

Liga Portugal 2, 18.ª jornada

29 de janeiro de 2023

Estádio José Santos Pinto, na Covilhã

Árbitro: Hugo Silva

Assistentes: Diogo Pereira e Pedro Sousa

Quarto árbitro: Fábio Monteiro

COVILHÃ: Bruno Bolas; Diogo Rodrigues, Lucão, Jaime, Ângelo, Shinga, Sena, Gilberto (cap.), Lucho, Fatai e Kukula

Substituições:  Sena por Zé Tiago (45m), Jaime por Nuno Rodrigues (45m), Gilberto por Aponza (78m), Diogo Rodrigues por Traquina (90m+1), Shinga por Gildo (90m+1)

Não utilizados: Igor Araújo, Adams, Jorginho e Cornélio

Treinador: Domingos da Costa

FC PORTO B: Roko Runje; Rodrigo Pinheiro, João Marcelo, Zé Pedro, João Mendes, Rodrigo Fernandes, Sidnei Tavares, Vasco Sousa, Abraham Marcus, Silvestre Varela (cap.) e Wendel Silva

Substituições: Vasco Sousa por Rui Monteiro (67m), Abraham Marcus por Umaro Candé (67m), Silvestre Varela por Levi Faustino (78m), Sidnei Tavares por David Vinhas (87m)

Não utilizados: Ivan Cardoso, Romain Correia, Giorgi Abuashvili, Jorge Meireles e Luís Mota

Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-2

Marcadores: Abraham Marcus (30m), João Mendes (45m+2), Kukula (62m)

Disciplina: cartão amarelo a Lucão (45m+3), Silvestre Varela (61m), Zé Tiago (76m), Roko Runje (82m) e a Rodrigo Fernandes (90m+5) e cartão vermelho a Ivan Cardoso (90m+4)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230129-pt-de-volta-as-vitorias-no-arranque-da-segunda-volta

#fcporto    #equipab

F.C. do Porto Sub15 Futebol: S.C. Braga 0 vs F.C. do Porto 2 - A equipa de Sub-15 do FC Porto venceu neste domingo em casa do SC Braga, por 2-0, na jornada inaugural da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores C.


«SUB-15: UM GOLO DE CANTO DIRETO E TRÊS PONTOS A ABRIR A FASE FINAL 
29 DE JANEIRO DE 2023 14:30

FC Porto foi ao terreno do SC Braga vencer por 2-0 com golos de Guilherme Carvalho e Rúben Barbosa.

A equipa de Sub-15 do FC Porto venceu neste domingo em casa do SC Braga, por 2-0, na jornada inaugural da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores C. Guilherme Carvalho (60m), num sensacional canto direto, e Rúben Barbosa (80m+6) apontaram os golos dos Dragões, que assim somaram os primeiros três pontos em disputa nesta fase.

Os Sub-15 portistas, orientados por José Violante, alinharam com Diogo Pereira, Ivandro Silva (João Pinto, 68m), Salvador Gomes, Martim Chelmik, José Afonso (Guilherme Carvalho, 58m), Gonçalo Oliveira, Bernardo Lima, João Abreu (Cardoso Varela, 68m), Duarte Cunha (Yoan Pereira, 58m), Tomás Peixoto (Rúben Barbosa, 53m) e João Pereira.

Na 2.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores C, o FC Porto recebe o Boavista no Estádio de Pedroso (domingo, 5 de fevereiro, 11h00, FC Porto TV/Porto Canal).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230129-pt-sub-15-um-golo-de-canto-direto-e-tres-pontos-a-abrir-a-fase-final

#fcporto    #sub15

F.C. do Porto Sub17 Futebol: F.C. do Porto 0 vs Feirense 0 - Jovens portistas e fogaceiros empataram a zeros na 4.ª jornada da fase de apuramento de campeão.


«SUB-17 NÃO DESATARAM O NULO FRENTE AO FEIRENSE 
29 DE JANEIRO DE 2023 13:08

Jovens portistas e fogaceiros empataram a zeros na 4.ª jornada da fase de apuramento de campeão.

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e empatou neste domingo frente ao Feirense em Pedroso (0-0), num jogo a contar para a quarta jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional de Juniores B. Apesar de as entradas de Alassana Baldé e de Fábio Amaral, ao intervalo, terem trazido mais perigo às dinâmicas ofensivas azuis e brancas, o nulo inicial manteve-se até ao final dos 90 minutos. O FC Porto soma agora sete pontos e segue no quarto lugar da fase final do campeonato.

Os Sub-17 portistas, orientados por Ricardo Costa, alinharam com Gonçalo Silva, Vasco Sousa, Mamadu Queta, Tomé Almeida (Fábio Amaral, 45m), Daniel Carrasco (Guilherme Venâncio, 88m), João Teixeira (João Pedra, 88m), Rodrigo Mora (Tiago Sousa, 73m), Gonçalo Sousa, Anha Cande, Gil Martins e Gonçalo Paiva (Alassana Baldé, 45m).

Na quinta jornada da fase de apuramento de campeão, os jovens Dragões deslocam-se ao reduto do Estoril (sábado, 11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230129-pt-sub-17-nao-desataram-o-nulo-frente-ao-feirense

#fcporto    #sub17

Taça da Liga: F.C. do Porto 2 vs Sporting 0 - O FC Porto conquistou a Taça da Liga após bater o Sporting na final com golos de Eustaquio e de Marcano.


«UMA CONQUISTA PARA A HISTÓRIA 
28 DE JANEIRO DE 2023 21:40

FC Porto derrotou o Sporting (2-0) e conquistou a Taça da Liga, o 83.º troféu oficial do palmarés.

O FC Porto conquistou a Taça da Liga após bater o Sporting na final por 2-0 com golos de Eustaquio e de Marcano. Com este troféu, os azuis e brancos tornaram-se o clube mais titulado da história do futebol português com 83 títulos oficiais. Além deste marco, os portistas detêm, pela primeira vez, todos os troféus nacionais simultaneamente e títulos de todas as provas em que participaram.

Para o clássico, Sérgio Conceição mexeu duas peças no puzzle portista. Galeno e Taremi entraram para os lugares de Veron e de Namaso e a equipa arrancou o jogo em 4-3-3, com Pepê e o extremo brasileiro nas alas a apoiar o avançado iraniano.

Foi dos Dragões a iniciativa ofensiva nos primeiros minutos da final. Com mais posse de bola e a organizar desde trás, maioritariamente com o objetivo de explorar as costas dos laterais adversários, os portistas foram mesmo os primeiros a celebrar à passagem do décimo minuto de jogo.

Precisamente a partir da faixa, Pepê arranjou espaço e tirou um cruzamento para a entrada da área, onde apareceu Wendell a tocar imediatamente ao lado para Eustaquio. O médio pôs a bola a jeito do pé direito e dali disferiu um autêntico tiraço que passou entre as mãos de Adán e só parou no fundo das redes lisboetas. Explodia a bancada destinada aos adeptos azuis e brancos.

Dois minutos depois, foi o Sporting a marcar por Marcus Edwards, mas Tiago Martins (VAR) deu indicação a João Pinheiro para anular o golo dado que o inglês estava 41 centímetros adiantado no momento do passe que Pedro Gonçalves lhes fez. Os adversários pressionaram à procura do empate, acertaram na trave e no poste ao minuto 35, mas foi o FC Porto a sair em vantagem para os balneários (1-0).

Numa segunda parte muito tática em que as equipas encaixaram mutuamente e não permitiram oportunidades de golo, o momento mais relevante foi a expulsão de Paulinho aos 70 minutos após atingir com o braço a face de Otávio. Os ânimos aqueceram e sete minutos depois Sérgio Conceição mexeu pela primeira vez para colocar Zaidu no lugar do amarelado Wendell.

Com a calma de quem está em vantagem, mas com ambição de ampliar a diferença no placar, os Dragões cercaram a baliza oponente e Iván Marcano, aos 86 minutos, selou todas as dúvidas: com o cabeceamento de cima para baixo ao segundo poste em resposta ao cruzamento de Pepê, o central carimbou a conquista da primeira Taça da Liga do palmarés do clube.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230128-pt-uma-conquista-para-a-historia

#fcporto    #taçadaliga

28/01/23

F.C. do Porto Veteranos - F.C. do Porto 4 vs Arouca 1 - O FC Porto Vintage foi o grande vencedor da Taça da Liga Legends, que se disputou neste sábado em Leiria.


«FC PORTO VINTAGE CONQUISTA A TAÇA DA LIGA LEGENDS 
28 DE JANEIRO DE 2023 18:27

Dragões levaram a melhor sobre o Arouca (4-1), na final, e ergueram o troféu.

O FC Porto Vintage foi o grande vencedor da Taça da Liga Legends, que se disputou neste sábado em Leiria, cidade que recebe a final da Taça da Liga entre Sporting e FC Porto (19h45, SIC).

Depois de deixarem o Académico de Viseu pelo caminho nas meias-finais, ao triunfarem por 6-5, os antigos craques portistas marcaram duelo com o Arouca no jogo da decisão e não deram hipóteses: 4-1 com golos de Pena (2), Rui Barros e Ricardo Costa.

O FC Porto Vintage, comandado por Domingos Paciência, fez-se representar por Bruno Vale e Silvino Morais (guarda-redes), João Pinto, Ricardo Costa, Ricardo Silva, Rubens Júnior, Paulo Assunção, José Bosingwa, Rui Barros, Pena, Manuel José e Marek Cech.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230128-pt-fc-porto-vintage-conquista-a-taca-da-liga-legends

#fcporto    #veteranos

F.C. do Porto Voleibol: Vilacondense 0 vs AJM/FC Porto 3 - A AJM/FC Porto entrou afirmativa na jornada dupla que vai disputar neste fim de semana e derrotou o Vilacondense, em Vila do Conde, pela margem máxima.


«PORTISTAS SEGUEM ISOLADAS NA LIDERANÇA DA 2.ª FASE 
28 DE JANEIRO DE 2023 16:24

AJM/FC Porto bateu o Vilacondense por 3-0 na 7.ª jornada.

A AJM/FC Porto entrou afirmativa na jornada dupla que vai disputar neste fim de semana e derrotou o Vilacondense, em Vila do Conde, pela margem máxima (3-0). Com este resultado, as azuis e brancas mantêm isoladas na liderança da segunda fase do campeonato com 24 pontos.

O encontro não arrancou como esperado (5-0) e só uma sucessão de quatro pontos sem resposta - de 14-12 para 15-14 - deu a primeira vantagem às portistas no set inaugural. O Vilacondense voltou à liderança do duelo, mas nova sequência de seis momentos vitoriosos colocou a AJM/FC Porto mais perto da conquista do primeiro jogo (22-18). As da casa ainda encurtaram distâncias (22-21), mas o desfecho seria mesmo positivo (25-21).

O segundo set iniciou com mais equilíbrio e só a qualidade, aliada à competência habitual do conjunto portista, permitiu ao conjunto portista ganhar uma vantagem na liderança que não mais largou até final: a perder por 10-9, as azuis e brancas deram a volta à partida e adiantaram-se em quatro pontos (14-10), tendo depois prolongado o registo intacto até praticamente ao final (23-14). Aí, dois pontos para cada lado encerraram a história do set (25-16).

O Vilacondense voltou a tentar combater contra o poderio das da Invicta, mas saiu pela terceira vez por baixo no embate (x-x). Novamente marcado pelo equilíbrio, o derradeiro jogo foi resolvido com cinco pontos consecutivos por parte da AJM/FC Porto (de 19-17 para 21-19). O resultado final foi ainda encurtado com o esforço adversário, mas sorriu às bicampeãs nacionais (25-23).

Neste domingo, há novo duelo para as portistas. No Dragão Arena, vão receber o Leixões às 16h00 (Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

VILACONDENSE-AJM/FC PORTO, 0-3

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, 2.ª fase, 7.ª jornada

28 de janeiro de 2023

Pavilhão dos Desportos de Vila do Conde

Árbitros: Rui Oliveira e Duarte Reis

VILACONDENSE: Bruna Guedes e Cláudia Cova (líberos); Ana Silva, Margarida Pedrosa, Ana Baptista, Maiara Moreira, Inês Costa, Ana Vale, Luciana Bezerra, Rita Lopes, Ana Fonseca, Marlene Pereira e Catarina Fernandes

Treinador: João Pedro Vieira

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Clarisse Peixoto, Inês Marques, Jurja Vlasic, Klára Vyklicka, Janaina Vieira, Victória Alves, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Renata Colombo, Beatriz Moreira e Kyra Holt

Treinador: Rui Moreira

Parciais: 21-25; 16-25; 23-25» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230128-pt-portistas-seguem-isoladas-na-lideranca-da-2-a-fase

#fcporto    #voleibol    #joanaresende

F.C. do Porto Sub19 Futebol: F.C. do Porto 1 vs Vizela 1 - A equipa de Sub-19 do FC Porto empatou neste sábado diante do Vizela, no Estádio de Pedroso, em jogo referente à 22.ª e última jornada da zona Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A.


«SUB-19: UM PONTO FOI SUFICIENTE PARA SEGURAR A LIDERANÇA 
28 DE JANEIRO DE 2023 17:21

FC Porto empatou com o Vizela (1-1), mas termina a 1.ª fase do Nacional de Juniores A como vencedor da zona Norte.

A equipa de Sub-19 do FC Porto empatou neste sábado diante do Vizela (1-1), no Estádio de Pedroso, em jogo referente à 22.ª e última jornada da zona Norte da 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Tiago Andrade (26m) apontou o único golo dos Dragões, que terminaram esta fase como primeiros classificados da zona Norte, com 43 pontos, mais um do que os vizelenses.

Os Sub-19 portistas, orientados por Nuno Capucho, alinharam com Gonçalo Ribeiro, Dinis Rodrigues, Bernardo Ferreira, Luís Gomes, Adramane Cassamá, Mariano Regal, Bruno Pires (Guilherme Belinha, 89m), Tiago Campas (Martim Silva, 54m), Tiago Andrade (Afonso Leite, 54m), Jesús Díaz (Alfa Baldé, 54m) e Joel Carvalho (Jeremy Agbonifo, 79m).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230128-pt-sub-19-um-ponto-foi-suficiente-para-segurar-a-lideranca

#fcporto    #sub19    

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. Porto 94 vs Esgueira 73 - O FC Porto continua a ser líder isolado da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de vencer o Esgueira, no Dragão Arena, no jogo que abriu a 19.ª jornada da prova.


«LIDERANÇA À PROVA DE SURPRESAS 
27 DE JANEIRO DE 2023 21:53

FC Porto bateu o Esgueira (94-73), no Dragão Arena, na 19.ª jornada do campeonato.

O FC Porto continua a ser líder isolado da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de vencer o Esgueira (94-73), no Dragão Arena, no jogo que abriu a 19.ª jornada da prova. Com este resultado, o coletivo portista passa a somar 35 pontos, mais três do que o Benfica, que tem menos um encontro disputado.

O Esgueira entrou particularmente inspirado e aproveitou o embalo para vencer o primeiro período (24-17), mas os dez minutos que antecederam o descanso mostraram o FC Porto habitual: com um parcial de 24-13, os azuis e brancos deram a volta à formação que viajou de Aveiro e foram para o intervalo em vantagem (41-37).

A 17.ª vitória em 18 jogos na principal competição nacional ficou praticamente carimbada com um terceiro período demolidor (30-14), que deixou o FC Porto com mais 20 pontos do que o Esgueira (71-51) à entrada para os últimos 10 minutos. Marvin Clark II (18 pontos), um dos mais recentes reforços, foi o melhor marcador portista, mas Brian Conklin (10) e Francisco Amarante (10) também chegaram à dezena.

“Cumprimos com a nossa obrigação, que era vencer. Nos jogos do campeonato tem sido recorrente demorarmos um pouco a perceber a intensidade que temos de colocar em campo. Quando isso acontece, ficamos mais confortáveis em todas as situações do jogo. Temos de começar forte para termos as coisas mais controladas, pois já passámos por alguns sustos recentemente. Defrontamos equipas com talento, bem trabalhadas, e temos de estar sempre no nosso máximo. Temos de ser sempre uma equipa à Porto”, afirmou o treinador Fernando Sá após a partida.

Na 20.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto desloca-se ao Pavilhão João Rocha para defrontar o Sporting (sábado, 4 de fevereiro, 15h00).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ESGUEIRA, 94-73

Liga Portuguesa de Basquetebol, 19.ª jornada

27 de janeiro de 2023

Dragão Arena

Árbitros: Tiago Perdigão, Pedro Lourenço e Diogo Morais

FC PORTO: Jay Threatt (9), Francisco Amarante (10), Marvin Clark II (18), Michael Finke (9) e Miguel Queiroz (8)

Suplentes: Miguel Maria (8), Vlad Voytso (9), Keven Gomes (7), João Guerreiro (6), Max Landis, Brian Conklin (10) e Luís Silva

Treinador: Fernando Sá

ESGUEIRA: Pedro Catarino (5), António Lucas (8), Ryan Ogden (16), Alexander Kappos (11) e Biniam Ghebrekidan (8)

Suplentes: Trevon Evans (1), Hugo Sotta (16), Rubinho Mendes (1), Thomas Laerke, Francisco Nunes (7), Bolon Sauané e Miguel Vaz

Treinador: Pedro Costa

Ao intervalo: 41-37» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230127-pt-lideranca-a-prova-de-surpresas

#fcporto    #basquetebol    #marvinclarkII

27/01/23

História e Arqueologia - Há uma enorme câmara vazia dentro da Grande Pirâmide de Gizé que pode conter o corpo do faraó Quéops, que há muito se pensa ter sido roubado.


«Um buraco enorme foi selado na Grande Pirâmide de Gizé há 4500 anos. O que está lá dentro?

Há uma enorme câmara vazia dentro da Grande Pirâmide de Gizé que pode conter o corpo do faraó Quéops, que há muito se pensa ter sido roubado.

Dentro da Grande Pirâmide de Gizé, há um enorme buraco. A divisão vazia foi selada quando a pirâmide foi terminada, há coisa de 4500 anos, e ninguém sabe qual é o seu propósito, relata o IFLScience.

Em 2017, uma equipa analisou a Grande Pirâmide usando a técnica de tomografia de múon. As partículas de múon têm uma carga negativa produzida por raios cósmicos que colidem com os átomos na atmosfera superior da Terra a cerca de 10 mil metros quadrados por minuto.

A descoberta desta câmara secreta, que terá pelo menos 30 metros de comprimento, foi relatada num estudo publicado na Nature. “Ao registarmos a posição e a direção de cada múon que atravessa a sua superfície de detecção, um detector de múons pode distinguir as cavidades da pedra”, escrevem os autores

Há várias teorias sobre qual será o propósito desta sala vazia. Kate Spence, arqueóloga da Universidade de Cambridge, acredita que este vácuo pode apenas ser uma consequência natural de como a pirâmide foi construída, servindo como uma rampa interna para que os blocos do telhado fossem transportados.

Há também quem especule que este espaço seria uma câmara secreta para se guardar os restos mortais do faraó Quéops. Quando as pirâmides foram exploradas pela primeira vez, no século XIX, foram encontradas várias câmaras e uma até tinha um sarcófago que se pensava ser do faraó Quéops. No entanto, quando foi aberto, estava vazio.

Já há muito que se presume que os restos mortais tenham sido roubados. No entanto, a teoria de que há uma quarta câmara secreta que tem a múmia do faraó já não é de agora. Em 2004, dois egiptólogos amadores franceses alegaram que esta câmara existia após fazerem uma análise arquitetural à pirâmide.

Os dois acreditavam que a construção da pirâmide não foi planeada com antecedência e que foi improvisada à medida que avançava e à medida que os construtores percebiam que certas câmaras não aguentavam com o peso do sarcófago.

Já em 2022, uma equipa de investigadores anunciou os seus planos para criar imagens da pirâmide usando equipamentos mais sofisticados, de forma a podermos finalmente desvendar este mistério.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/buraco-piramide-gize-selado-4500-anos-518656

#história    #arqueologia    #pirâmidedegizé    #faraóqueóps

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 3 vs GSH Trissino 3 - A equipa de hóquei em patins do FC Porto estreou-se na renovada Liga dos Campeões com uma igualdade.


«TUDO IGUAL NUM DUELO DE CAMPEÕES 
26 DE JANEIRO DE 2023 21:38

FC Porto e Trissino empataram a três na abertura da nova prova europeia de hóquei.

A equipa de hóquei em patins do FC Porto estreou-se na renovada Liga dos Campeões com uma igualdade. Frente aos italianos do Trissino, na ronda inaugural da principal prova continental, os desfalcados Campeões de Portugal e do Mundo marcaram três golos, sofreram outros tantos e acabaram a dividir pontos com os Campeões de Itália e da Europa.

Privada de três dos principais intérpretes - a cumprirem castigos relativos à final da Liga Europeia de 2021 (um jogo de suspensão para Xavier Malián e Gonçalo Alves, dois para Carlo Di Benedetto) -, a orquestra azul e branca entrou desafinada ao permitir que o velho conhecido Giulio Cocco descobrisse o respetivo capitão ao segundo poste (0-1).

A réplica tardou pouco. Saído do banco, o defesa/médio Telmo Pinto vestiu a pele de avançado e colocou perto do ângulo superior a bola oferecida por Xavier Barroso (1-1). Os comandados da lenda barcelense Alessandro Bertolucci seguiram o exemplo dos de Ricardo Ares e, dez minutos volvidos, retorquiram a gentileza pelo mesmo mensageiro (1-2). A décima falta transalpina surgiu antes do intervalo, porém Ezequiel Mena perdeu o duelo individual com o guardião visitante.

O intervalo fez bem ao FC Porto, que no regresso à pista teve em Roc Pujadas o abono de família. Chamado à marca de livre direto, o catalão concretizou como mandam os livros e, tão motivado pelo golo como pela oportunidade, consumou a remontada após insistência um par de minutos volvidos. 

Pouco depois Mena viu um azul que o retirou da pista durante igual período e obrigou Tiago Rodrigues a aplicar-se para manter a vantagem. Osso duro de roer, o Trissino aproveitou uma réstia do powerplay para repor o empate e o derradeiro assalto à baliza de Zampoli não trouxe frutos, pelo que a buzina soou para assinalar o 3-3 final.

“Tínhamos equipa suficiente para ganhar o jogo. As baixas não servem de desculpa, são uma lástima porque tínhamos analisado bem o adversário e eles concretizaram alguns lances que havíamos previsto. A equipa lutou, teve possibilidades de vencer, mas faltou eficácia. Desenhámos bem muitos lances, só que faltou defini-los na frente do guarda-redes. Não é o resultado que queríamos, mas era importante não perder. Vamos recuperar, voltar a pensar no Campeonato e de certeza absoluta que lutaremos para estar na Final 8 da Champions”, declarou Ricardo Ares no rescaldo da contenda.

Segue-se um fim de semana sem jogos antes do regresso à pista no Pavilhão Gimnodesportivo de Sequeira, casa do HC Braga e palco da 15.ª jornada do Nacional (quarta-feira, 21h00, FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-GSH TRISSINO, 3-3

Liga dos Campeões, Grupo B, 1.ª jornada

26 de janeiro de 2023

Dragão Arena

Árbitros: Miguel Díaz e Jonathan Sánchez (Espanha)

FC PORTO: Tiago Rodrigues (g.r.), Reinaldo García (cap.), Xavier Barroso, Ezequiel Mena e Rafa

Suplentes: José Silva (g.r.), Telmo Pinto, Diogo Barata, Miguel Henriques e Roc Pujadas

Treinador: Ricardo Ares

GSH TRISSINO: Stafano Zampoli (g.r.), Giulio Cocco, Andrea Malagoli (cap.), Francisco Ipiñazar e Davide Gavioli

Suplentes: Giovanni Bovo (g.r.), Jordi Méndez, João Pinto, Filippo Schiavo e Joan Galbas

Treinador: Alessandro Bertolucci

Ao intervalo: 1-2

Marcadores: Andrea Malagoli (8m e 20m), Telmo Pinto (10m), Roc Pujadas (26 e 28m) e Jordi Méndez (35m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230126-pt-tudo-igual-num-duelo-de-campeoes

#fcporto    #hóqueipatins    #ligadoscampeões

26/01/23

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Basquetebolista norte-americano do FC Porto, Max Landis, mais uma vez nomeado para Jogador da Semana da prova continental.


«MAX LANDIS NOVAMENTE ENTRE A ELITE DA FIBA EUROPE CUP 
26 DE JANEIRO DE 2023 15:44

Basquetebolista norte-americano do FC Porto nomeado para Jogador da Semana da prova continental.

Pela terceira vez nas últimas três rondas fora de portas, Max Landis está entre os melhores intérpretes da jornada da FIBA Europe Cup para a Federação Internacional de Basquetetebol.

Maior artilheiro (29 pontos) e figura de proa na histórica vitória do FC Porto sobre o Craiova - que valeu a qualificação para os quartos de final - , o base norte-americano volta a surgir entre os cinco melhores da semana europeia.

Além do atirador portista também Olivier Hanlan (Gaziantep), Jaye Crockett (Karhu Basket), Donatas Tarolis (Oradea) e Jerai Grant (Budivelnyk Kyiv) concorrem pelo prémio de Melhor da Semana. Para votar em Landis, basta seguir esta ligação.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230126-pt-max-landis-novamente-entre-a-elite-da-fiba-europe-cup

#fcporto    #basquetebol    #maxlandis

F.C. do Porto Bilhar - FC Porto bateu o Leça por 4-0 e concluiu no 1.º lugar a Série A do Campeonato.


«BILHAR PORTISTA VENCE E TERMINA NO TOPO 
26 DE JANEIRO DE 2023 11:47

FC Porto bateu o Leça por 4-0 e concluiu no 1.º lugar a Série A do Campeonato.

Apesar da surpreendente derrota de terça-feira pela margem mínima (2,5-1,5) no Estádio do Mar, casa do Leixões, a equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto corrigiu o resultado na última noite ao bater o Leça pela margem máxima (4-0) na Academia do Dragão.

O resultado garantiu que os azuis e brancos concluem na liderança a Série A da Primeira Fase de Apuramento do Campeonato Nacional.

A fase seguinte apurará os quatro conjuntos do Norte que disputarão com outros tantos do Sul a Final 8 do Campeonato Nacional e o respetivo acesso ao Campeonato da Europa.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230126-pt-bilhar-portista-vence-e-termina-no-topo

#fcporto    #bilhar

Taça da Liga - F.C. do porto 3 vs Académico de Viseu 0 - O FC Porto está na final da Taça da Liga. Os detentores de três dos quatro troféus nacionais marcaram encontro com o Sporting para sábado, graças a uma vitória clara nas “meias” diante do Académico de Viseu.


«TRIPLO SALTO ATÉ À FINAL 
25 DE JANEIRO DE 2023 21:48

FC Porto bateu o Académico de Viseu por 3-0 e vai defrontar o Sporting na decisão da Taça da Liga.

O FC Porto está na final da Taça da Liga. Os detentores de três dos quatro troféus nacionais marcaram encontro com o Sporting para sábado (19h45, SIC) graças a uma vitória clara nas “meias” diante do Académico de Viseu (3-0). Eustaquio abriu o marcador do Dr. Magalhães Pessoa logo ao sétimo minuto e foi preciso esperar mais uma hora para que o remate certeiro de Danny Namaso antecedesse a estreia de Bernardo Folha a marcar.

Analisada a turma de Jorge Costa como se fosse “uma equipa da Liga dos Campeões”, Sérgio Conceição lançou o guardião das Taças de início juntamente com Pepê, Veron e Namaso nas posições mais avançadas de um 4-2-3-1 ocupadas por Galeno, Mehdi Taremi e Toni Martínez em Guimarães.

A primeira e terceira novidades mostraram ao que vinham logo ao segundo 33, quando a progressão com bola de Pepê terminou num remate rasteiro de Namaso ao alcance de Gril. Aos sete minutos, um cruzamento sobre a direita amortizado por Veron sobrou para Eustaquio, em carambola, inaugurarar a contagem (1-0).

Instalados no reduto adversário, os portistas alugavam metade do campo e estiveram perto de fazer o segundo: Uribe centrou, Marcano desviou, e Pepe, igualmente de cabeça, viu o poste negar-lhe a felicidade. No ataque subsequente foi Eustaquio quem cruzou e o capitão quem descobriu o único colega inglês - que viu um corte providencial impedi-lo de entrar de imediato na lista dos artilheiros.

O encontro mudou de face no equador da etapa inaugural. Os viriatos começavam a dar ares da sua graça, procuravam apanhar Cláudio Ramos desprevenido e a gasolina azul e branca perdia octanas. Cheios de moral, subidos no terreno e atrevidos na busca da baliza, os viseenses testavam a defesa portuense e justificavam a sequência de 20 jogos consecutivos sem perder. Só um lance de insistência em cima da meia-hora, mal finalizado por Veron, esfriou esse ímpeto.

Com os mesmos 22 regressados das cabines, Otávio dispôs de ótima chance para faturar, porém não foi capaz de aproveitar a oferenda britânica. Quando parecia inevitável que algo mudasse, Sérgio Conceição lançou Galeno e Bernardo Folha para os lugares de Veron e Eustaquio.

As mudanças fizeram bem aos Dragões. Acabado de entrar, o extremo soltou em João Mário para o lateral, qual número 10, descobrir Namaso. Convidado a fazer o que tão bem sabe, o dianteiro recebeu com um pé, concretizou com o outro e matou as aspirações dos do Fontelo. Fresco e veloz como poucos, Galeno apareceu nas costas da defesa do Académico sem dar o seguimento ideal a um bom passe de Pepê.

O tento que o luso-brasileiro desperdiçou viria a surgir no minuto seguinte. A atravessar um excelente momento de forma, João Mário colocou a bola na área, Otávio simulou e Folha atirou à figura do guarda-redes. Porque a sorte protege os audazes, o menino formado no Olival viu o ressalto embater-lhe e terminar no fundo da baliza do Castelo. Até ao triplo apito de Rui Costa ainda houve tempo para Taremi, Gonçalo Borges e Rodrigo Conceição renderem Namaso, Pepê e João Mário.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230125-pt-triplo-salto-ate-a-final

Highlights | Resumo: FC Porto 3-0 Ac. Viseu - (Taça da Liga 22/23 - Meias-Finais)

#fcporto    #taçadaliga   

25/01/23

F.C. do Porto Desporto Adaptado - Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu a Supertaça de goalball no Museu FC Porto.


«“GANHARAM A SUPERTAÇA PORQUE SÃO SUPERCAMPEÕES” 
24 DE JANEIRO DE 2023 19:14

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu a Supertaça de goalball no Museu FC Porto.

Depois de no passado sábado ter feito história ao arrecadar a primeira Supertaça do clube na modalidade, a equipa de goalball, também campeã nacional, entregou a taça a Jorge Nuno Pinto da Costa no Museu FC Porto.

Após receber o troféu das mãos de Fábio Oliveira, capitão de equipa, o presidente afirmou ser “uma grande alegria” estar novamente no Museu a receber “uma taça representativa de uma vitória alcançada” e revelou ter “um sentimento especial de muita satisfação e gratidão” pela equipa de “Supercampeões”: “. São, para mim, uma parte muito importante do FC Porto porque me revejo no vosso esforço. Ultrapassam tudo e são autenticamente uns Supercampeões”.

O dirigente máximo do clube agradeceu depois a todos os envolvidos na conquista, tendo deixado ainda a garantia de podem “sempre contar” com o apoio do clube, tal como o FC Porto conta “aumentar o número de taças” com o “esforço, dedicação e competência” dos atletas ali presentes.

Jorge Nuno Pinto da Costa

“É sempre uma grande alegria quando venho aqui a este Museu receber uma taça representativa de uma vitória alcançada. Quando venho aqui pela vossa secção, tenho um sentimento especial de muita satisfação e gratidão pelo que têm vindo a fazer. Ganharam a Supertaça porque são campeões, mas não são só campeões, são Supercampeões. São, para mim, uma parte muito importante do FC Porto porque me revejo no vosso esforço. Ultrapassam tudo e são autenticamente uns Supercampeões. Fico muito satisfeito por receber esta taça. Quero agradecer ao Fábio e aos seus colegas pelo esforço, a dedicação e o entusiasmo que põem quando vestem a camisola do FC Porto, à Joana, que sempre está dedicada a todos vós, e ao treinador Rúben. Dizer-vos que estarei sempre do vosso lado, o FC Porto estará sempre convosco, podem sempre contar com o nosso apoio e nós contamos aumentar o número de taças com o vosso esforço, dedicação e competência. Obrigado a todos.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230124-pt-ganharam-a-supertaca-porque-sao-supercampeoes

#fcporto    #desportoadaptado    #goalball

Família Pai - Neste dia, 25 de janeiro de 1929, nascia Justino Timóteo de Barros, em Amarante, Fregim, Casa da Cidreira...



(O Tininho da Cidreira faria hoje 94 anos de fosse vivo...)


"Pai, a Minha Sombra és Tu
a cadeira está vazia, um corpo ausente
não aquece a madeira que lhe dá forma

e não ouço o recado que me quiseste dar
nem a tua voz forte que grita meninos
na hora de acordar
ouço o teu abraço, no corredor em gaia
e os olhos molhados pela inusitada despedida

o sol foge
mas o crepúsculo desenha a sombra que
tenho colada aos pés
ou o espelho, coberto com a tua face

pai, digo-te
a minha sombra és tu"

Jorge Reis-Sá, in "A Palavra no Cimo das Águas"


#amarante    #fregim    #cidreira    #pai

Fiba Europe Cup: F.C. do Porto 90 vs SCMU Craiova 64 - FC Porto apurou-se pela primeira vez para os quartos de final da FIBA Europe Cup após vencer o Craiova.


«LABAREDAS HISTÓRICAS DE UM DRAGÃO INSACIÁVEL 
24 DE JANEIRO DE 2023 21:56

FC Porto apurou-se pela primeira vez para os quartos de final da FIBA Europe Cup após vencer o Craiova (90-64).

Uma exibição repleta de qualidade e competência, aliada a uma vitória nos últimos segundos do Cholet frente ao Chemnitz, ditou a passagem do FC Porto pela primeira vez na história aos quartos de final da FIBA Europe Cup. Nos 40 minutos frente ao Craiova, Max Landis foi o homem em maior destaque ao apontar uns extraordinários 29 pontos. Os Dragões esperam agora um adversário do grupo J, que os finlandeses do Karhu Basket lideram para já com seis pontos, seguidos dos israelitas do Hapoel Haifa, que têm cinco ao cabo de três jornadas.

Após um início que deu bons indícios para o restante do encontro (5-0), uma quebra na eficácia ofensiva permitiu ao Craiova aproximar-se no marcador. Os sete pontos de Max Landis voltaram a alargar a vantagem portista, mas a recuperação romena ditou um empate ao cabo dos primeiros dez minutos (18-18).

O segundo período foi de sentido único e, depois de uma entrada fulgurante em que lograram um parcial de 11-0 e só cederam os primeiros pontos após três minutos e meio, os azuis e brancos foram acérrimos a atacar o cesto adversário (26 pontos marcados) e a defender o seu (apenas 16 pontos sofridos). Só um parcial de 7-0 negativo reduziu a vantagem portista, que mesmo assim se manteve na casa das dezenas ao intervalo (44-34). Max Landis, com 11 pontos, vinha sendo a figura em maior destaque na etapa inaugural.

Durante o interregno, chegaram de França boas notícias: o Cholet, a 2 segundos e meio do final do encontro frente ao Chemnitz, marcou um triplo e venceu por 77-75. A inédita passagem aos quartos de final da FIBA Europe Cup dependia apenas de uma vitória que estava a meia parte de distância.

O Craiova até entrou melhor na segunda parte e amealhou um parcial de 5-0, mas quem tem uma equipa repleta de qualidade e determinação, liderada dentro de campo por um número 10 com ADN Porto, tem muito trabalho facilitado. Os portistas viraram o parcial para um 8-7 favorável e Max Landis, em três ataques consecutivos, concretizou 11 pontos fruto de três triplos aliados a duas faltas no lançamento. Ainda o final do terceiro quarto estava à distância de mais de um minuto e o base já levava 29 pontos e os da Invicta 16 de avanço (67-51). Até ao final, o adiamento recuou para a dúzia (67-55).

Serena e confiante, mas afincada em garantir mais um triunfo – o quarto em tantos jogos –, a equipa azul e branca distanciou-se para 17 pontos a cinco minutos do final (76-59) e um triplo de Francisco Amarante fez a campainha do Dragão Arena tocar por todos os elementos na ficha de jogo do FC Porto terem colocado o nome na lista de marcadores. O alarme também soou, mas porque Max Landis saiu com queixas diretamente para o balneário, mas a preocupação foi momentânea porque logo chegou a informação de que havia sido meramente por precaução. Os triplos começaram a cair em catadupa e, num abrir e fechar de olhos, face também à ineficácia romena, a vantagem expandiu-se para 29 pontos (88-59). Era momento de celebrar por mais um feito histórico atingido (90-64).

“Estou muito feliz pelo resultado, pelo apuramento, pelos meus jogadores e pela forma como conseguiram mudar da primeira para a segunda parte. A intensidade defensiva deu-nos mais conforto e as coisas tornaram-se mais fáceis. Muito obrigado aos adeptos que têm sido fenomenais e peço que nos acompanhem até ao final da época porque não os vamos desiludir. É importante que estejamos cientes de que não podemos depender de jogador nenhum, acho que a equipa está novamente mais confortável e confiante. Vamos voltar novamente ao nível em que estávamos. A ambição desmedida que sinto que as pessoas têm neste clube leva-nos a sonhar. Não estamos preocupados com o que pensam lá fora, estamos a pensar na qualidade que temos cá dentro. Tenho a certeza que o basquetebol do FC Porto vai continuar a um nível que satisfaça os nossos adeptos, que é o que queremos”, afirmou Fernando Sá após o final da partida.

Na próxima sexta-feira, o Dragão Arena volta a receber a equipa de basquetebol para o duelo frente ao Esgueira (20h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO- SCMU CRAIOVA, 90-64

FIBA Europe Cup, Grupo I, 4.ª jornada

24 de janeiro de 2023

Dragão Arena

Árbitros: Valentim Oliot (França), Joaquim Gonzalez (Espanha) e Arnau Feliu (Espanha)

FC PORTO: Teyvon Myers (11), Max Landis (29), Francisco Amarante (3), Brian Conklin (8) e Michael Finke (4)

Suplentes: Miguel Maria Cardoso (8), Jay Threatt (5), Vlad Voytso (5), Keven Gomes (4), João Guerreiro (5), Miguel Queiroz (6) e Marvin Clark II (2)

Treinador: Fernando Sá

SCMU CRAIOVA: Cortez Edwards (6), Giordan Watson (12), Shawn Hopkins (8), Milivoje Mijovic (12) e Dimitrije Nikolic (1)

Suplentes: Niki Rogobete,  Demonte Flanningan (5), George Vlad, George Blaj-Voinescu (4), Bogdan Tibirna,  Alexandru Coconea, Topias Palmi (16)

Treinador: Vitaly Stepanovskyy

Ao intervalo: 44-34

Parciais: 18-18; 26-16; 23-21; 23-9» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230124-pt-labaredas-historicas-de-um-dragao-insaciavel

#fcporto    #basquetebol    #fibaeuropecup    #maxlandis

24/01/23

História e Arqueologia - Os arqueólogos estão a começar a avaliar o quão criativa era a arte neandertal por si só.


«A arte mais antiga do mundo é abstrata — e não foi feita por nós

Uma das questões mais debatidas na história da pesquisa neandertal é se eles criaram arte. Nos últimos anos, o consenso tornou-se que eles a criavam, às vezes.

Mas, como as suas relações em cada extremidade da árvore evolutiva hominóide, chimpanzés e Homo sapiens, o comportamento dos neandertais variava culturalmente de grupo para grupo e ao longo do tempo.

A sua arte talvez fosse mais abstrata do que as figuras estereotipadas e as pinturas rupestres de animais que o Homo Sapiens fez depois de os neandertais desapareceram, há cerca de 30 000 anos. Mas os arqueólogos estão a começar a avaliar o quão criativa era a arte neandertal por si só.

Acredita-se que o Homo sapiens tenha evoluído em África há pelo menos 315.000 anos. Populações neandertais na Europa remontam a há pelo menos 400.000 anos.

É a natureza humana

A pesquisa de arqueólogos paleolíticos na década de 1990 mudou radicalmente a visão comum dos neandertais como estúpidos. Agora sabemos que, longe de tentar acompanhar o Homo sapiens, eles tiveram uma evolução comportamental diferenciada. Os seus grandes cérebros ganharam o seu sustento evolutivo.

Sabemos por encontrar restos em cavernas subterrâneas — incluindo pegadas e evidências de uso de ferramentas e pigmentos em lugares onde os neandertais não tinham nenhuma razão óbvia para estar — que parecem ter tido curiosidade sobre o seu mundo.

Por que se estavam eles a desviar do mundo da luz para as profundezas perigosas onde não havia comida ou água potável? Não podemos dizer com certeza, mas como isso às vezes envolvia criar arte nas paredes das cavernas, provavelmente era significativo de alguma forma, e não apenas exploração.

Os neandertais viviam em grupos pequenos e unidos, altamente nómadas. Quando viajavam, levavam consigo brasas para acender pequenas fogueiras nos abrigos rochosos e nas margens dos rios onde acampavam e usavam ferramentas para talhar as suas lanças e cortar carcaças. Devemos considerá-los como grupos familiares, unidos por constantes negociações e competição entre as pessoas. Embora organizado em pequenos grupos, era realmente um mundo de indivíduos.

A evolução da cultura visual dos neandertais ao longo do tempo sugere que as suas estruturas sociais estavam a mudar. Eles usavam cada vez mais pigmentos e ornamentos para decorar os seus corpos, talvez porque a competição pela liderança do grupo se tornou mais sofisticada. Cores e ornamentos transmitiam mensagens sobre força e poder, ajudando os indivíduos a convencer os seus contemporâneos da sua força e competências para liderar.

Então, há pelo menos 65 000 anos, os neandertais usaram pigmentos vermelhos para pintar marcas nas paredes de cavernas profundas na Espanha. Na caverna de Ardales, perto de Málaga, no sul da Espanha, eles coloriram as secções côncavas de estalactites brancas brilhantes.

Na caverna de Maltravieso, na Estremadura, no oeste da Espanha, eles desenharam em torno das suas mãos. E na caverna La Pasiega, na Cantábria, no norte, um neandertal fez um retângulo pressionando as pontas dos dedos cobertas de pigmento repetidamente na parede.

Não podemos adivinhar o significado específico destas marcas, mas elas sugerem que os neandertais estavam a tornar-se mais imaginativos.

Mais tarde ainda, há cerca de 50 000 anos, surgiram os enfeites pessoais para complementar o corpo. Estes eram restritos a partes de corpos de animais – pingentes feitos de dentes de carnívoros, conchas e pedaços de ossos.

Estes colares eram semelhantes aos usados ​​na mesma época pelos Homo sapiens, provavelmente refletindo uma comunicação partilhada simples que cada grupo poderia entender.

A cultura visual Neandertal diferia da dos Homo sapiens? Provavelmente sim, embora não em sofisticação. Eles estavam a produzir arte não figurativa dezenas de milénios antes da chegada do Homo sapiens à Europa.

Mas era diferente. Ainda não temos evidências de que os neandertais produzissem arte figurativa, como pinturas de pessoas ou animais, que desde há pelo menos 37 000 anos era amplamente produzida pelos grupos de Homo sapiens que acabariam por os substituir na Eurásia.

A arte figurativa não é um distintivo de modernidade, nem a falta dela um indício de primitivismo. Os neandertais usaram a cultura visual de maneira diferente dos seus sucessores. As suas cores e ornamentos reforçavam mensagens uns sobre os outros através dos seus próprios corpos, em vez de representações de coisas.

Pode ser significativo que a nossa própria espécie não tenha produzido imagens de animais ou qualquer outra coisa até que os neandertais, denisovanos e outros grupos humanos tenham sido extintos. Ninguém tinha utilidade para isso na Eurásia biologicamente misturada de há entre 300 000 e 40 000 anos.

Mas na África estava a surgir uma variação deste tema. Os nossos primeiros antepassados usavam os seus próprios pigmentos e marcas não figurativas para começar a referir-se a emblemas partilhados de grupos sociais, como agrupamentos repetidos de linhas – padrões específicos.

A sua arte parece ter sido menos sobre indivíduos e mais sobre comunidades, usando sinais partilhados como aqueles gravados em pedaços de ocre na caverna de Blombos na África do Sul, como desenhos tribais. Etnias estavam a surgir e grupos – mantidos juntos por regras e convenções sociais – seriam os herdeiros da Eurásia.

ZAP // The Conversation» in https://zap.aeiou.pt/arte-antiga-abstrata-nao-foi-feita-por-nos-517763

Neanderthal Origin of Iberian Cave Art - (Science)

#história    #arqueologia    #arteneandertal

Arte Cinema - A curta-metragem de animação portuguesa "Ice merchants", de João Gonzalez, foi nomeada para os Oscars.


«Filme português na corrida para os Oscars. Conheça os nomeados

A curta-metragem de animação portuguesa "Ice merchants", de João Gonzalez, foi nomeada para os Oscars. É a primeira vez que um filme português chega aos prémios da Academia do Cinema dos EUA.

Em "Ice merchants", a animação de João Gonzalez, um homem e o seu filho saltam todos os dias de paraquedas, da casa onde vivem no alto à beira de um precipício, para virem lá abaixo à aldeia, vender o gelo que produzem durante a noite.

"Ice merchants, filme de João Gonzalez, tem um percurso único: foi o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes; foi um dos 5 nomeados para os Prémios do Cinema Europeu; somou 9 prémios em festivais qualificantes para o Óscar da Academia Americana; conquistou 45 outros prémios e menções especiais em festivais de cinema; ultrapassa as 100 seleções oficiais em festivais de todo o mundo, em menos de um ano de circuito", pode ler-se num comunicado enviado às redações pela Agência da Curta Metragem.» in https://www.jn.pt/artes/curta-metragem-portuguesa-nomeada-para-os-oscars-15713838.html

Trailer de Ice Merchants (HD)

#artecinema    #portugal    #icemerchants    #joãogonzalez

Arte Poesia - O Poeta Eugénio de Andrade interpela-nos com Poesia: "Poema à Mãe".



«Poema à Mãe


No mais fundo de ti,

eu sei que traí, mãe


Tudo porque já não sou

o retrato adormecido

no fundo dos teus olhos.


Tudo porque tu ignoras

que há leitos onde o frio não se demora

e noites rumorosas de águas matinais.


Por isso, às vezes, as palavras que te digo

são duras, mãe,

e o nosso amor é infeliz.


Tudo porque perdi as rosas brancas

que apertava junto ao coração

no retrato da moldura.


Se soubesses como ainda amo as rosas,

talvez não enchesses as horas de pesadelos.


Mas tu esqueceste muita coisa;

esqueceste que as minhas pernas cresceram,

que todo o meu corpo cresceu,

e até o meu coração

ficou enorme, mãe!


Olha — queres ouvir-me? —

às vezes ainda sou o menino

que adormeceu nos teus olhos;


ainda aperto contra o coração

rosas tão brancas

como as que tens na moldura;


ainda oiço a tua voz:

          Era uma vez uma princesa

          no meio de um laranjal...


Mas — tu sabes — a noite é enorme,

e todo o meu corpo cresceu.

Eu saí da moldura,

dei às aves os meus olhos a beber,


Não me esqueci de nada, mãe.

Guardo a tua voz dentro de mim.

E deixo-te as rosas.


Boa noite. Eu vou com as aves.»


Eugénio de Andrade, in "Os Amantes Sem Dinheiro"


Eugénio de Andrade | Nuno Miguel Henriques | "poema à mãe"


23/01/23

F.C. do Porto Atletas Internacionais - Gil Martins é o mais recente atleta da formação a rubricar o primeiro vínculo profissional com o FC Porto.


«GIL MARTINS ASSINA CONTRATO PROFISSIONAL 
23 DE JANEIRO DE 2023 17:00

Médio criativo de 16 anos representa os Sub-17 do FC Porto.

Gil Martins é o mais recente atleta da formação a rubricar o primeiro vínculo profissional com o FC Porto. Depois de Gonçalo Sousa, Vasco Santos, Fábio Amaral e Tiago Andrade, chegou a vez de o centrocampista de vocação ofensiva se comprometer com os Dragões.

O médio de 16 anos começou na Sanjoanense, mas mudou-se para a Invicta em 2017/18 oriundo da Casa do Benfica de Estarreja. Desde que começou a vestir de azul e branco, com apenas 11 anos, passou pelos Sub-13, Sub-14, pela Dragon Force, pelos Sub-15 antes de passar a integrar o plantel de Sub-17 portista. Internacional português do escalão, soma três golos e quatro assistências em 18 jogos na presente época às ordens de Ricardo Costa.

Significado do momento

“Estou muito feliz e honrado por esta oportunidade que o FC Porto me está a dar, porque é sinal de que confiam em mim, e agora vou dar o meu melhor para tentar chegar à equipa principal e conquistar títulos.”

O sonho comanda a vida

“Chegar à equipa principal é o meu maior sonho. Gostava de ser um dos jogadores emblemáticos do clube e ser recordado como um dos grandes jogadores do clube.”

Ambição sem fim

“Entrei nos Sub-13, quando era apenas um miúdo com muitos sonhos que agora se estão a concretizar. Mas não vou ficar por aqui e quero muito mais.”

Uma referência em Paris

“Revejo-me muito no Vitinha, é um grande jogador que passou por aqui e uma grande referência para mim a nível de formação também. Sou um jogador com qualidade técnica, de passe e que gosta de chegar à área para fazer golos.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20230123-pt-gil-martins-assina-contrato-profissional

#fcporto    #gilmartins    #sub17