03/05/15

Desporto Canoagem - O K4 1000 composto por Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes sagrou-se este domingo vice-campeão da Europa de canoagem, o segundo pódio de Portugal nos Europeus da República Checa.



«Portugal vice-campeão europeu de canoagem 

Quarteto luso alcançou o segundo lugal em K4 1000. O K4 1000 composto por Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes sagrou-se este domingo vice-campeão da Europa de canoagem, o segundo pódio de Portugal nos Europeus da República Checa. 

O quarteto luso, que é vice-campeão do Mundo, perdeu apenas para a República Checa, campeã mundial em título, por 872 milésimos de segundo, depois de 2.58,152 de prova: o bronze foi para a Espanha. Nos últimos três anos, a tripulação portuguesa tinha experienciado as três posições do pódio. 

Atletas prometem mais para os Mundiais

Os canoístas Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes consideraram natural a medalha de prata que venceram nos Europeus, prometendo mais nos Mundiais de agosto que apuram para os Jogos Olímpicos Rio2016. "No Mundial [em Milão] vai ser parecido ou melhor ainda. 

Temos de aguardar, ainda faltam alguns meses. Temos de trabalhar e não nos metermos num pedestal, pois a queda pode ser grande. Devemos ter os pés bem assentes na terra. 

É possível, vamos dar tempo ao tempo, trabalhar com cabeça e as armas que temos", disse Emanuel Silva à agência Lusa, em Racice, na República Checa. David Fernandes recordou que "em oito finais, este K4 foi sete vezes ao pódio, uma rotina que mais do que demonstra que este K4 é das melhores tripulações". "Os resultados já falam por si. Em 2014 Portugal conseguiu um recorde de medalhas [seis nos Europeus]. 

Para o Rio2016, primeiro é preciso o apuramento e só depois pensamos no que lá poderemos fazer", avisou. João Ribeiro recordou 2011, quando o K4 foi campeão da Europa com recorde do mundo e, dois meses depois, falhou um lugar em Londres2012: "Serve para continuarmos com os pés bem assentes na terra. 

O Mundial é prova única. Temos de estar na máxima força e não podemos falhar. Este ano vai ser bastante diferente e vamos apurar, certamente". Fernando Pimenta assegurou que nos Mundiais de Milão "não há contas a acertar", recordando que os checos tinham a "enorme responsabilidade" de estar em forma nestes Europeus, já que competem em casa. "Para nós, esta prova foi um teste. 

Queremos ver o nível a que estamos. Como nos sentimos. O nosso grande objetivo é o Mundial e o apuramento. Queremos chegar lá a 100 por cento, na máxima força", concluiu o atleta, que sábado tinha dado a primeira medalha a Portugal, com o bronze em K1 1000. 

Treinador fala em "participação excecional" dos caiaques 

O treinador nacional Hélio Lucas elogiou a "participação excecional" da equipa de caiaques masculinos de Portugal nos Europeus de canoagem, em Racice, na República Checa, com dois pódios e um quinto lugar. "Foi uma participação excecional. Este era o momento para avaliarmos o primeiro período preparatório. 

Tivemos duas medalhas em distâncias olímpicas (K1 e K4 1000), o que antevê uma boa participação no Mundial [em Milão]. O K2 também foi quinto, mas veio a discutir a prova até ao fim, numa das provas mais disputadas", resumiu à agência Lusa o técnico, que reparte a liderança da equipa técnica com José Sousa. 

Hélio Lucas referia-se à prata do K4 composto por Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, ao bronze do K1 Fernando Pimenta e ao quinto lugar do K2 que une Emanuel Silva e João Ribeiro.» in http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/portugal_vice_campeao_da_europa_de_canoagem_em_k4_1000.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover