30/05/15

F.C. do Porto Veteranos - Virgílio, natural do referido concelho do distrito de Santarém, representou os Dragões entre as épocas de 1947/48 e 1961/62, sendo o quinto futebolista com mais jogos oficiais, a nível sénior, pelos azuis e brancos (437), apenas atrás de João Pinto, Vítor Baía, Aloísio e Fernando Gomes.



«VIRGÍLIO MENDES FOI HOMENAGEADO NO ENTRONCAMENTO

​FC Porto esteve representado no descerrar da placa toponímica com o nome do “Leão de Génova”.

O descerrar de uma placa toponímica na rua com o nome de Virgílio Mendes foi o acto mais simbólico da homenagem que decorreu na manhã deste sábado no Entroncamento, seis anos depois da morte do antigo jogador e treinador do FC Porto, a 24 de Abril de 2009. Virgílio, natural do referido concelho do distrito de Santarém, representou os Dragões entre as épocas de 1947/48 e 1961/62, sendo o quinto futebolista com mais jogos oficiais, a nível sénior, pelos azuis e brancos (437), apenas atrás de João Pinto, Vítor Baía, Aloísio e Fernando Gomes. O FC Porto fez-se representar pelo vice-presidente Joaquim Pinheiro.

“Para nós esta homenagem tem um peso e significado muito grande. O presidente gostaria de estar presente, mas tinha afazeres hoje. Represento-o com muito gosto porque privei de muito perto com o senhor Virgílio Mendes. Foi um grande homem, que serviu sempre o FC Porto, foi funcionário e acabou a sua vida no FC Porto. Foi assediado por outros clubes, com grandes contratos, mas gostou sempre da família FC Porto. Temos dar os parabéns à organização e à Câmara por não se terem esquecido dele”, afirmou o dirigente ao Porto Canal e www.fcporto.pt.

O antigo defesa direito ficou conhecido no mundo do futebol como o “Leão de Génova”, pela bravura que demonstrou no jogo de estreia pela seleção de Portugal, contra a Itália, na cidade da Ligúria, a 27 de Dezembro de 1949. Virgílio Mendes representou a equipa nacional por 39 vezes e, no FC Porto, conquistou dois Campeonatos (1955/56 e 1958/59) e duas Taças de Portugal (1955/56 e 1957/58), sendo contemporâneo de Pedroto, Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa, Perdigão e Hernâni. Foi também adjunto e, durante um breve período, treinador principal dos Dragões, nunca se tendo desligado do clube até à sua morte. Na Casa do Dragão, antigo Lar do jogador, era uma figura exemplar. “Privou com atletas como Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Sérgio Conceição. Milhares de atletas ainda se lembram dele e hoje são profissionais. Uns ouviram os seus conselhos, outros não. Os que não ouviram se calhar ficaram pelo caminho”, sublinhou Joaquim Pinheiro, que recordou ainda que, no clube, o preferiam apelidar de “Dragão de Génova”.

Na cerimónia estiveram presentes várias individualidades, entre as quais o presidente da Câmara do Entroncamento, Jorge Faria, e o irmão de Virgílio, José Mendes. “O FC Porto foi muito importante para o Virgílio. Nunca lhe faltou nada graças ao FC Porto”, declarou. O programa do evento incluiu ainda a inauguração de uma exposição dedicada aos Ferroviários (Os Ferroviários e o Desporto no Entroncamento), clube daquele concelho em que Virgílio deu os primeiros passos no futebol e do qual se transferiu para os Dragões, em 1947. Na mostra, estão incluídas fotografias e objectos do espólio do antigo capitão azul e branco.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Virgilio-Mendes-foi-homenageado-no-Entroncamento.aspx


(Virgílio Mendes foi homenageado no Entroncamento)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover