13/05/15

Política Educativa - Na Figueira da Foz, jovem agredido em vídeo apresenta queixa na PSP.



«Figueira da Foz. Jovem agredido em vídeo apresenta queixa na PSP

A polícia reforçou segurança junto a escolas da área. A medida foi adotada para os intervalos das aulas na sequência de ameaças feitas nas redes sociais aos agressores.

O jovem agredido e os pais apresentaram queixa, esta quarta-feira, nas instalações da PSP na Figueira da Foz. Os acontecimentos foram divulgados num vídeo que se tornou viral no Facebook e que mostra agressões ao adolescente. 

"Foi hoje formalizado o procedimento criminal por parte da vítima, a qual se deslocou pessoalmente às instalações policiais para o efeito e confirmou o momento e circunstâncias do ocorrido", confirma um comunicado daquela força policial.

A PSP reforçou a segurança nas imediações de várias escolas da cidade da Figueira da Foz, na sequência da divulgação de um vídeo que mostra imagens de um jovem a ser agredido por raparigas. O procedimento foi adotado para os intervalos das aulas na sequência de ameaças feitas nas redes sociais aos agressores. 

"Na sequência da publicação de um vídeo onde eram visualizadas agressões por parte de várias jovens do sexo feminino a um jovem do sexo masculino, estão a ser feitas diligências investigatórias por parte da PSP - Divisão Policial da Fig. Foz e em coordenação com o Ministério Publico. Das diligências já efetuadas, é possível adiantar que os factos terão ocorrido durante o Verão passado, nas férias escolares", diz. 

Alguns jovens já foram identificados 

A PSP diz também que "alguns dos intervenientes são da Figueira da Foz", alguns já identificados. 

Um vídeo que mostra duas adolescentes a agredir um rapaz, na Figueira da Foz, ao longo de 13 minutos e perante a passividade de outros jovens, está a levar dezenas de pessoas a exigirem a intervenção das autoridades. 

O vídeo já foi visualizado por mais de um milhão de pessoas. A página de apoio ao jovem agredido, uma comunidade também criada no Facebook, contava hoje de manhã, às 10h00, com mais de 2.000 apoiantes. 

O vídeo suscitou entretanto centenas de insultos e comentários de repúdio. Muitas outras pessoas reclamam a intervenção das autoridades judiciais, PSP e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=187183


«"Eram assuntos de namoro." Professor do aluno agredido revela que a mãe conhecia o caso há um ano

Vídeo de treze minutos que mostra agressões a um jovem de 17 anos da Figueira da Foz tornou-se viral. A vítima, agredida há um ano, já tinha contado o caso à mãe. O direito de queixa pode já ter caducado.

O jovem de 17 anos agredido por pelo menos duas raparigas, e cujo vídeo se tornou viral nas redes sociais, tinha contado o caso à mãe logo depois dos acontecimentos que ocorreram no último verão. Mas a família considerou o assunto arrumado e nunca mais falaram nisso, apurou o Expresso. 

"As agressões estão relacionadas com assuntos de namoros", revela Carlos Santos, diretor da Escola Dr. Joaquim de Carvalho. O rapaz agredido é aluno daquela instituição, mas o vídeo foi filmado fora do recinto escolar. Já as agressoras não pertencem à escola.

A mãe do jovem apresentou queixa esta quarta-feira de manhã na esquadra da PSP da Figueira da Foz e o caso seguiu para o Departamento de Investigação e Ação Penal de Coimbra. 

Se o crime for considerado ofensa à integridade simples, o prazo para apresentar queixa era de seis meses e portanto pode já estar caducado. No entanto, a lei prevê que no caso de uma agressão causada por mais de duas pessoas o crime é considerado qualificado e portanto não depende de queixa. 

O vídeo das agressões, que tem treze minutos de duração, foi colocado nas redes sociais quase um ano depois dos acontecimentos. "Estou chocado. É de uma grande violência. Não consigo perceber qual a razão porque alguém decidiu colocá-lo na Internet em vez de fazer queixa às autoridades", diz Carlos Santos. 

Este responsável falou de manhã com a mãe do aluno, que está no último ano de um curso profissional. "Ela está de rastos", resume. Logo à noite Carlos Santos irá falar também com o jovem, para lhe demonstrar solidariedade. 

O aluno nunca mudou o comportamento na escola depois das agressões. "Manteve a mesma atitude: educado e estudioso. Nada de diferente foi notado pelos professores", acrescenta. 
Em comunicado, a PSP esclarece que na sequência da publicação de um vídeo onde eram visualizadas agressões por parte de várias jovens do sexo feminino a um jovem do sexo masculino, "estão a ser feitas diligências investigatórias por parte da PSP, da Figueira da Foz e em coordenação com o Ministério Publico". 

A polícia pôde já averiguar que os factos terão ocorrido durante o verão passado, nas férias escolares. "Alguns dos intervenientes são da Figueira da Foz e são já conhecidas algumas identificações dos mesmos, bem como foi hoje formalizado o procedimento criminal por parte da vítima, a qual se deslocou pessoalmente às instalações policiais para o efeito e confirmou o momento e circunstâncias do ocorrido", adianta a PSP.

De acordo com o relatório da Unicef "Hidden in Plain Sight" ("Escondido à vista de todos"), publicado no ano passado em resultado da compilação de dados sobre a violência contra crianças em 190 países, um em cada três adolescentes entre os 13 e os 15 anos é vítima regular de bullying nas escolas.» in http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-05-13-Eram-assuntos-de-namoro.-Professor-do-aluno-agredido-revela-que-a-mae-conhecia-o-caso-ha-um-ano



(Rapaz agredido por jovens - Figueira da foz - Portugal | Raparigas batem em rapaz)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover