21/05/15

Património Mundial - Centenas de artefactos históricos foram retirados de Palmira antes de o autodenominado Estado Islâmico (Daesh) ter conseguido controlar por completo a cidade.



«O tesouro histórico que caiu nas mãos do Estado Islâmico

Centenas de artefactos históricos foram retirados de Palmira antes de o autodenominado Estado Islâmico (Daesh) ter conseguido controlar por completo a cidade. Mas teme-se a destruição das ruínas históricas do local, que mostramos e desenvolvemos em 10 imagens.

O Daesh conseguiu controlar por completo esta quinta-feira de manhã a cidade síria de Palmira, temendo-se que se repita ali a destruição de ruínas históricas de valor incalculável, conforme já aconteceu noutros pontos, como foi o caso da cidade iraquiana de Mosul.

A diretora-geral da UNESCO Irina Bokova apelou à comunidade internacional para que faça tudo ao seu alcance para proteger a população civil e o património histórico do local.

“Eu estou profundamente preocupada com a situação em Palmira. Os combates estão a colocar em risco um mais importantes locais do Médio Oriente e a sua população”, afirmou Irina Bokova numa mensagem divulgada quarta-feira, na altura em que a cidade estava a ser tomada pelo Daesh.

As ruínas de Palmira remontam ao século I e II D.C.. Antes do começo da guerra na Síria, era visitada anualmente por milhares de turistas, que se deslumbravam com as ruínas do Império Romano, entre as quais as que são conhecidas entre os sírios como “a Ponte do Deserto”.

As autoridade sírias retiraram centenas de artefactos históricos para Damasco, mas é uma incógnita o que irá acontecer às ruínas de Palmira.

Além de terem atacado e vandalizado um museu de Mosul, os militantes do Daesh também causaram avultados estragos em Hatra e Ninvah, outras cidades qualificadas pela UNESCO como património da humanidade.

Para além da destruição de vestígios de culturas não-islâmicas ou pré-islâmicas, os jiadistas também têm vendido artefactos históricos no mercado negro.» in http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-05-21-O-tesouro-historico-que-caiu-nas-maos-do-Estado-Islamico


(Palmira: Património da Humanidade à beira de ser arrasada pelo “Estado Islâmico”)


(Palmyra, Syria)


(Palmyra Ruins تدمر‎ - Syria س)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover