01/11/13

Desporto Surf - O português António Silva protagonizou no início da semana uma sessão de ondas tubulares gigantes na Galiza, depois de já ter feito "sombra" à onda gigante surfada pelo havaiano Garret McNamara, na Praia do Norte, na Nazaré.

António Silva sai da sombra após surfar tubos gigantes na Galiza

«António Silva sai da sombra após surfar tubos gigantes na Galiza

Apesar destes desempenhos, António Silva ficou sem patrocínios durante este ano.

O português António Silva protagonizou no início da semana uma sessão de ondas tubulares gigantes na Galiza, depois de já ter feito "sombra" à onda gigante surfada pelo havaiano Garret McNamara, na Praia do Norte, na Nazaré.

«A sensação de completar um tubo na Galiza foi surreal, de outro mundo. A onda que surfei na Nazaré [em 28 de janeiro] era a que me tinha feito pensar que já tinha visto tudo, mas esta sessão foi mais marcante, porque lá o mar é muito mais assustador. Eu, por acaso, fiz um tubo, mas não consegui acabar outra onda e acabei por estar quase um minuto debaixo de água», explicou o surfista de ondas gigantes da Praia Grande, em declarações à agência Lusa.

Aos 28 anos, António Silva assumiu a procura constante de «ondas gigantes, tubulares e mutantes», o seu tipo de ondulação preferido, para justificar a ida à Galiza, numa altura em alguns dos grandes nomes das ondas gigantes apostavam, e brilhavam, na Nazaré.

«Eu já tinha ido à Galiza há uns tempos e estávamos à espera desta ondulação, porque são ondas muito diferentes, que exigem a máxima de técnica possível e imaginável. Não posso viajar muito porque não tenho patrocínios, mas, felizmente, as melhores ondas do mundo estão perto, na Galiza e algumas em Portugal», referiu.

O português destacou a colaboração do parceiro Ramon Laureano, lamentando que este «trabalho de equipa» seja muitas vezes esquecido e considerando que «em cada onda há 50 por cento de mérito do piloto».

Depois de ter sido o primeiro português a ser nomeado para o prémio de maior onda de 2013 dos prémios Billabong XXL, António Silva espera repetir a presença entre os "big riders".

«Devo ter hipóteses na queda do ano, também na Galiza. Não é o melhor dos prémios, mas sobrevivemos é bastante bom», ressalvou o surfista, realçando pensar «em primeiro na segurança e só depois no gozo» de enfrentar a onda.

Apesar destes desempenhos, António Silva ficou sem patrocínios durante este ano, trabalhando atualmente numa empresa de "jet-ski", que ministra formação de `tow in' e resgate e também faz controlo na água de competições, para "financiar" as suas aventuras.

«Prefiro pagar os meus gastos do que representar uma marca que não investe em mim. Para ser sincero não tenho nenhuma proposta», rematou.

Reconhecendo que as «ondas na Nazaré cada vez são maiores», António Silva admitiu que, na última segunda-feira, o brasileiro Carlos Burle tenha batido o recorde da maior onda surfada, que estava na posse de McNamara.

«Este ano tem sido muito importante, com a questão do recorde da maior onda. Mas, estão todos de parabéns, porque estão todos a esticar os limites. Acredito que todos estiveram lá para fazer o seu surf, todos apanharam ondas gigantes e, nestes casos, só depois se vê qual foi a maior», realçou.

Sem qualquer contacto com McNamara, António Silva disse estranhar que o havaiano «seja um local na Nazaré» e, apesar de elogiar a iniciativa, lamentou a inexistência de «uma estrutura semelhante» para nenhum outro surfista.

«É verdadeiramente um grande projeto, está a ser um grande sucesso. O McNamara está de parabéns por ter sido o primeiro a surfar aquela onda», concluiu.» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2013/10/31/ant_nio_silva_sai_da_sombra_ap_s.html


(Antonio Silva, Ramon Laureano, Garrett Mcnamara em Nazaré)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover