27/01/23

História e Arqueologia - Há uma enorme câmara vazia dentro da Grande Pirâmide de Gizé que pode conter o corpo do faraó Quéops, que há muito se pensa ter sido roubado.


«Um buraco enorme foi selado na Grande Pirâmide de Gizé há 4500 anos. O que está lá dentro?

Há uma enorme câmara vazia dentro da Grande Pirâmide de Gizé que pode conter o corpo do faraó Quéops, que há muito se pensa ter sido roubado.

Dentro da Grande Pirâmide de Gizé, há um enorme buraco. A divisão vazia foi selada quando a pirâmide foi terminada, há coisa de 4500 anos, e ninguém sabe qual é o seu propósito, relata o IFLScience.

Em 2017, uma equipa analisou a Grande Pirâmide usando a técnica de tomografia de múon. As partículas de múon têm uma carga negativa produzida por raios cósmicos que colidem com os átomos na atmosfera superior da Terra a cerca de 10 mil metros quadrados por minuto.

A descoberta desta câmara secreta, que terá pelo menos 30 metros de comprimento, foi relatada num estudo publicado na Nature. “Ao registarmos a posição e a direção de cada múon que atravessa a sua superfície de detecção, um detector de múons pode distinguir as cavidades da pedra”, escrevem os autores

Há várias teorias sobre qual será o propósito desta sala vazia. Kate Spence, arqueóloga da Universidade de Cambridge, acredita que este vácuo pode apenas ser uma consequência natural de como a pirâmide foi construída, servindo como uma rampa interna para que os blocos do telhado fossem transportados.

Há também quem especule que este espaço seria uma câmara secreta para se guardar os restos mortais do faraó Quéops. Quando as pirâmides foram exploradas pela primeira vez, no século XIX, foram encontradas várias câmaras e uma até tinha um sarcófago que se pensava ser do faraó Quéops. No entanto, quando foi aberto, estava vazio.

Já há muito que se presume que os restos mortais tenham sido roubados. No entanto, a teoria de que há uma quarta câmara secreta que tem a múmia do faraó já não é de agora. Em 2004, dois egiptólogos amadores franceses alegaram que esta câmara existia após fazerem uma análise arquitetural à pirâmide.

Os dois acreditavam que a construção da pirâmide não foi planeada com antecedência e que foi improvisada à medida que avançava e à medida que os construtores percebiam que certas câmaras não aguentavam com o peso do sarcófago.

Já em 2022, uma equipa de investigadores anunciou os seus planos para criar imagens da pirâmide usando equipamentos mais sofisticados, de forma a podermos finalmente desvendar este mistério.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/buraco-piramide-gize-selado-4500-anos-518656

#história    #arqueologia    #pirâmidedegizé    #faraóqueóps

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover