22/10/16

Liga NOS: F.C. Porto 3 vs Arouca 0 - Dois golos de André Silva e um de Brahimi na vitória do FC Porto sobre o Arouca, na oitava jornada da Liga Portuguesa​.



«OUTUBRO CONTINUA AZUL E BRANCO

Dois golos de André Silva e um de Brahimi na vitória do FC Porto sobre o Arouca, na oitava jornada da Liga (3-0)​.

​​O FC Porto regressou ao Estádio do Dragão cerca de um mês depois de lá ter jogado pela última vez para somar a quarta vitória consecutiva e atingir a melhor série de jogos invictos da época e do ano civil de 2016. Na noite deste sábado, na oitava jornada da Liga NOS, derrotou o Arouca por 3-0, com dois golos de André Silva e um de Brahimi, e aproveitou para se distanciar do Sporting, com quem partilhava o segundo lugar à entrada para esta ronda, e colocou-se provisoriamente na liderança, com os mesmos 19 pontos do Benfica, que só entra em campo este domingo.

Nuno Espírito Santo fez subir ao relvado um onze muito semelhante ao que lançou na terça-feira passada e fez apenas uma mudança: fez descansar Otávio, um dos jogadores com mais minutos de utilização nesta temporada e que treinou condicionado desde o regresso da Bélgica​, e lançou Corona, figura importante do jogo da Liga dos Campeões, ao sofrer o penálti que André Silva converteu no golo da vitória. O treinador manteve-se fiel ao esquema de 4-4-2 assente em muitas trocas posicionais no momento ofensivo, que fizeram o adversário experimentar algumas dificuldades iniciais, correndo o risco de sofrer um golo nos primeiros minutos da partida.

Jogavam-se cinco minutos quando Corona se escapou pelo lado direito e revelou pontaria a mais, ao rematar ao poste direito da baliza arouquense; jogaram-se mais cinco e Óliver só não festejou com um golo o 50.º jogo com a camisola azul e branco, porque viu Bracali parar-lhe o remate com uma grande defesa. Foi uma entrada muito forte do FC Porto, que impôs um ritmo e uma intensidade no jogo muito altos perante um adversário encostado à sua baliza, que se limitava a defender - e bem - e que apenas fez um remate nos primeiros 45 minutos.

O golo portista parecia iminente e esteve quase a surgir quando Diogo Jota atirou para a baliza e Jubal, em cima da linha de golo, evitou que os mais de 30 mil adeptos fizessem a primeira festa no Dragão (30m). A verdade é que a supremacia só viria a espelhar-se no marcador a dois minutos do intervalo, num lance de insistência do FC Porto, que terminou com Jota a assistir André Silva. A dupla, que dá sinais de se entender cada vez melhor, esteve perto de voltar a fazer estragos logo a seguir, numa grande jogada desenhada por André Silva que acabou com Jota a levar a bola a rasar o poste.

Na segunda parte, o Arouca subiu ligeiramente as linhas, conseguiu ter mais volume de jogo ofensivo, mas raramente foi capaz de assustar Casillas e contrariar a estatística que nos diz aqui mora a defesa menos batida do campeonato a jogar em casa (um golo sofrido). Com um adversário mais aberto, o FC Porto passou a ter mais espaço para ir à procura do 2-0 que lhe desse maior conforto no marcador, ainda que as situações de perigo não tenham surgido com a cadência com que apareceram no primeiro tempo, até porque o desgaste provocado pelo jogo da Champions começou a notar-se. Nuno percebeu isso, fez entrar de uma assentada Rúben Neves e Brahimi para os lugares de Óliver e Corona (60m), mas foi a sociedade André Jota que desfez as dúvidas que poderiam restar quanto ao vencedor: o segundo cruzou e o primeiro, de cabeça, “bisou” (78m) - foi o sétimo golo do internacional no campeonato, que lhe permite igualar Marega na liderança da lista de melhores marcadores.

Os três pontos estavam garantidos, mas o jogo não terminaria sem que Brahimi abrisse pela primeira vez o livro nesta temporada – e de que forma: recebeu a bola junto à linha lateral, passou Gêgê em velocidade, dançou sobre Jubal e depois atirou forte, de pé direito, deixando Bracali pregado ao chão.

Depois das vitórias sobre o Nacional, o Gafanha, o Club Brugge​ e agora sobre o Arouca, fica apenas a faltar uma sobre o Vitória de Setúbal, no Bonfim, na próxima jornada da Liga (sábado, 18h30), para pintar de azul e branco e fechar com chave de ouro este mês de outubro.​​​» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/fc-porto-arouca-2016-17.aspx


(Resumo do Jogo: F.C. do Porto 3 vs Arouca 0)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover