«O MELHOR DE BRUGES
Um guia para conhecer a cidade que o FC Porto visita pela segunda vez na história das competições europeias.
Há quase 44 anos que o FC Porto não visitava Bruges, desde que aí perdeu por 3-2, a 8 de novembro de 1972, um resultado que lhe permitiu então avançar para a terceira eliminatória da Taça UEFA. Mas não era preciso uma ausência tão prolongada para sentir saudades da cidade belga, muitas vezes referida como a Veneza do Norte, devido aos seus canais e ao encantador centro histórico, declarado património mundial pela UNESCO.
O que propomos a seguir, para quem puder viajar até à sétima cidade mais populosa da Bélgica (cerca de 117.000 habitantes em 2015, 255.000 na área metropolitana), é um pequeno guia dos pontos mais interessantes. A visita da maioria dos adeptos deve ser curta, mas vale a pena conhecer locais que muitos poderão ter visto no filme Em Bruges, de 2008, que tinha Elizabeth Berrington, Ralph Fiennes e Colin Farrell nos papéis principais e ajudou a trazer mais turistas à urbe que foi a capital comercial da Europa entre os séculos XII e XV.
Rozenhoedkaai (Cais do Rosário)
Diz-se que tem um poder de atração mágico e que causa sempre impacto nos visitantes (pode avaliar pela foto acima). Não é por isso estranho que seja o sítio mais fotografado de Bruges desde há muitos anos e o seu típico bilhete postal.
Begijnhof (Casa das Beguinas)
Trata-se de um conjunto de casas de fachada branca, fundadas em 1245, utilizadas por beatas da Igreja Católica, as Beguinas, que viviam num regime semi-monástico. Hoje, é habitado por freiras da Ordem de São Bento. Os visitantes entram por uma ponte, construída em 1776, e que passa por um dos canais da cidade.
Grote Markt (Grande Praça)
É considerada o coração da cidade e contém grande parte dos edifícios mais importantes. Na Grote Markt (traduzindo à letra seria Grande Mercado) estão as casas coloridas típicas das fotos da Bélgica e de Bruges. O Belfort, uma torre construída para abrigar o sino da cidade, com seis toneladas, é um dos pontos turísticos mais populares. No centro está uma estátua de Jan Breydel e Pieter de Coninck, heróis na resistência flamenga contra os franceses, no início do século XIV. O primeiro dá o nome ao estádio do Club Brugge.
Burg
Outra praça história, muito perto da Grote Markt mas mais pequena. Porém, concentra edifícios como o Stadhuis (Câmara Municipal, que data de 1376 e é uma das mais antigas construções do país) e a Basílica do Sangue Sagrado.
Canais de Bruges
Um passeio de barco é talvez a melhor maneira de apreciar uma das cidades medievais mais belas e bem conservadas da Europa. Geralmente conduzidos por um guia, que também opera o barco, os percursos mais tradicionais duram cerca de meia hora.
Concertgebouw
É um centro internacional de música e dança contemporânea, considerado um dos 1001 edifícios que deve ver antes de morrer. O auditório (1289 lugares) e a segunda sala para concertos (322 pessoas) são famosos pela excelente acústica. Aqui também se podem admirar obras de arte contemporânea.
Fotos: Toerisme Brugge/Jan Darthet» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/futebol-fc-porto-o-melhor-de-bruges.aspx
(Bruges Belgium Tourist Attractions)
(Bruges, Belgium)
Bruges, Belgium travel guide - (HD)
Sem comentários:
Enviar um comentário