04/05/15

Música Africana - Aos 24 anos, a trabalhar num restaurante local, Neuza despertou o interesse de colegas e de quantos a escutavam, insistindo que usasse o microfone e cantasse para o público.



«Paula Helena Pina dos Santos

Data de nascimento: 10 de Novembro de 1985.

Natural da Praia – Santiago.

Breve historial

Aos 24 anos, a trabalhar num restaurante local, Neuza despertou o interesse de colegas e de quantos a escutavam, insistindo que usasse o microfone e cantasse para o público. Nervosa, Neuza avançou e começou assim, dia após dia, a ser apreciada e reconhecida por quem frequentava o local.

Algum tempo depois destas primeiras atuações, foi convidada pelo músico Manuel de Candinho para atuar num restaurante da capital e recebeu o seu primeiro cachet, tendo este, sido um momento de imenso significado na sua vida.

Começou então a atuar em outros espaços da capital a convite de outros artistas, tendo em uma das ocasiões sido abordada por Francisco Cruz, até então seu desconhecido, que lhe falou que poderia conhecer alguém que valorizasse o seu talento. Oportunamente, Francisco convidou o amigo Djo da Silva, conhecido produtor cabo-verdiano, para assistir a uma sua atuação num bar da cidade da Praia. A voz aguda da cantora e o seu repertório tradicional do Fogo, ainda pouco gravado em disco, seduziram de tal maneira o produtor, que este acabaria por lhe propor a gravação deste seu primeiro trabalho, para a editora Harmonia/Lusafrica.

“Flor di Bila”, que surge em Cabo Verde no início do verão de 2013, revela os segredos dos ritmos da ilha do Fogo, como talaia baxo, o rabolo ou o samba. Em “Trabessado”, uma das faixas mais fortes do álbum, Neuza oferece-nos a oportunidade de descobrir o curcutiçan, um despique vocal tradicional entre uma voz feminina e masculina, de onde emana ironia e provocação, mulheres desafiando os homens sobre sua virilidade. Neuza retoma esta tradição rural acompanhada de Michel Montrond, autor, compositor e cantor, também ele, uma criança do vulcão.

O álbum gravado entre Santiago e o Fogo, ilha cuja essência lhe corre nas veias e transporta numa alma, a que este disco dá voz.» in http://www.humbertoramos.net/cifras/?p=1261



Neuza - "Zé di Nha Mina" - (Official)



Neuza - "Trabessado"


Neuza - "Djar Fogo"


NEUSA - "FLOR DI BILA N'TENI SODADI"


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover