27/01/13

Ilha dos Açores - No Vale das Furnas, em S. Miguel, nos Açores, ergue-se este parque verde centenário onde convivem inúmeras espécies da flora portuguesa e internacional!



«Passeio Verde: Desvendar os segredos do Parque Terra Nostra!

Porque há segredos que devem ser desvendados… descubra a beleza do Parque Terra Nostra, nos Açores, que já foi considerado um dos 12 jardins mais bonitos do mundo.

No Vale das Furnas, em S. Miguel, nos Açores, ergue-se este parque verde centenário onde convivem inúmeras espécies da flora portuguesa e internacional. Um espaço dotado de uma beleza muito especial para conhecer num salto até esta ilha encantada!

Quando um homem sonha, a obra nasce, já dizia Fernando Pessoa. Foi o que aconteceu com o americano Thomas Hickling, o cônsul dos Estados Unidos da América em São Miguel, em 1870, a quem se deve a origem do Parque Terra Nostra, localizado no Vale das Furnas, na ilha de S. Miguel, nos Açores, que escolheu este lugar para construir a sua casa de férias. E não fez por menos, pois, ao lado, mandou construir o Yankee Hall; em frente, um lago, para passeios de barco e pescarias, ou não fosse este um parque inserido numa cratera de sete quilómetros de diâmetro, repleto de nascentes e cursos de água com inúmeras propriedades terapêuticas.

Mais tarde, no final da primeira metade do século XIX, a propriedade é adquirida por Duarte Borges da Câmara Medeiros, visconde da Praia, a quem ficou a dever-se a construção da Casa do Parque. Aos seus filhos coube o desenvolvimento do jardim, com o traçado e a extensão que se conhecem ainda hoje. A propósito, ao passar por aqui, não se esqueça de procurar o Vale dos Fetos, onde estão mais de 300 exemplares de espécies diferentes. Aproveite o percurso que vai da Casa do Parque ao lago termal e pasme-se com as hortênsias orientais que ornamentam a escadaria! Se gosta mais de Camélias, saiba que há mais de 600 à sua espera no Jardim das Camélias. Se quer saber mais acerca da flora dos Açores, é obrigatória a passagem pelo Jardim da Flora Endémica e Nativa dos Açores, a “biblioteca” das plantas endémicas da ilha!

Mas longe estamos do final da lista de atributos do Parque Terra Nostra! Árvores centenárias, algumas delas raras e em vias de extinção, oriundas de países com um clima diferente daquele que carateriza as Furnas; dezenas de herbáceas; outras tantas de palmeiras; plantas subaquáticas e bambus; bromeliáceas, azáleas, clívias, jarros e hidrângeas são mais que muitas. As suas cores, misturadas com tantas outras plantas, formam um cenário de beleza ímpar. Uma curiosidade: a árvore mais alta de todo o parque é uma auracária secular, com 70 metros de altura. Procure-a!

As renovações da Casa do Parque e do tanque de água foram feitas também no século XX e, hoje, esta nascente de água termal, cuja temperatura ronda os 35º/40º C, faz autênticos milagres ao seu bem-estar! As bolhas de água visíveis resultam precisamente da temperatura, uma espécie de “efeito jacuzzi”, mas ao natural!

O século XX marca a passagem do parque de propriedade privada, a propriedade aberta ao público, pela família Bensaúde. É então que nasce o Hotel Terra Nostra, um hotel que ainda hoje pertence a este grupo.

O Parque organiza roteiros adequados a cada estação do ano, com passeios próprios para desfrutar na primavera, no verão, no outono e no inverno. Planeie a sua viagem e descubra o que melhor se adequa à época em que visita este local  no site do Parque Terra Nostra.

Onde comer em São Miguel:
O Miroma
Tony’s
Vale das Furnas
Restaurante do São Miguel Park Hotel

Onde dormir em São Miguel:
Furnas Lake Villas
Casa Domus Adepta

(Parque Terra Nostra - S. Miguel - Açores / Azores islands)

    
(Terra Nostra park, Furnas, Ponta Delgada, Azores)

    
(LAGO PARQUE TERRA NOSTRA)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover