18/01/13

Ambiente - Os elevados níveis de poluição que estão a cobrir várias regiões chinesas levaram a uma corrida aos hospitais devido a problemas respiratórios ocorridos especialmente crianças!



«Poluição na China enche hospitais e indigna população

Os elevados níveis de poluição que estão a cobrir várias regiões chinesas levaram a uma corrida aos hospitais devido a problemas respiratórios ocorridos especialmente crianças.

Veja aqui as imagens

Segundo a Associated Press (AP), o hospital Shijitan, em Pequim, teve um aumento de mais 20% no número de pacientes que habitualmente recebe com problemas respiratórios. Huang Aiben, médico no hospital, afirmou que os doentes apresentavam-se com tosse e a precisarem de tratamentos para bronquite, asma, entre outras doenças do foro respiratório. Uma exposição prolongada à poluição do ar pode mesmo chegar a provocar tumores, explicou o clínico.

A maioria dos problemas respiratórios são causados devido à presença de PM2.5 no ar poluído, uma minúscula partícula que pode infiltrar-se profundamente nos pulmões. Os médicos explicam ainda que a capacidade que as vias respiratórias têm para bloquear o pó fino é relativamente baixa por isso torna-se mais fácil para as bactérias e vírus entrarem directamente para as vias respiratórias.

Contra o que é habitual nas coberturas informativas no país, os órgãos de comunicação social chineses têm sido críticos quanto às políticas ambientais do governo e a indignação por parte da população levou a que o Partido Comunista Chinês autorizasse a ‘imprensa oficial’ a falar das preocupações dos cidadãos.

As autoridades chinesas aconselharam os cidadãos a tomarem precauções, de modo a protegerem a sua saúde e algumas escolas chegaram mesmo a cancelar as aulas de educação física e o hastear da bandeira ao ar livre.

A venda de máscaras disparou e os stocks chegaram mesmo a esgotar em algumas lojas. Uma farmacêutica disse à AP que a maioria dos compradores são idosos e estudantes e que, ao longo dos últimos dias, foram vendidas cerca de 60 máscaras por dia.» in http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=66531


(China's Bad Air Sending Kids to Hospitals)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover