22/01/13

AMARANTE – A Câmara Municipal de Amarante vai adjudicar à empresa Construções Leite e Filhos, Lda, a recuperação e requalificação do apeadeiro de Gatão, sendo que o valor da adjudicação é de cerca de 153 mil euros, Iva excluído!



«Município de Amarante adjudica obras de recuperação dos edifícios da estação de Gatão

AMARANTE – A Câmara Municipal de Amarante vai adjudicar à empresa Construções Leite e Filhos, Lda, a recuperação e requalificação do apeadeiro de Gatão. O valor da adjudicação é de cerca de 153 mil euros, Iva excluído.

O Município e a REFER assinaram, em 2007, protocolos de concessão de utilização dos edifícios e logradouros das estações de Gatão e da Chapa, na Linha do Tâmega, hoje transformada em ecopista.

Vai ser no âmbito destes protocolos que, agora, a Câmara vai proceder à recuperação dos três imóveis que compõem a Estação de Gatão: o edifício da estação, propriamente dito, o armazém e as instalações sanitárias.

A recuperação terá um caráter mimético, especialmente no edifício principal, pelo que se procurará repor todas as fachadas, seja ao nível da sua estrutura, vãos ou elementos decorativos. Este imóvel vai apresentar-se como um “open space”, servindo de base de apoio aos utilizadores da ecopista, pelo que será dotado de um bar e instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada.

Mas não só: o seu interior albergará também um centro interpretativo e promocional, relacionado com o Caminho de Ferro e com a produção de vinhos, uma atividade por excelência da freguesia de Gatão.

Já quanto ao armazém, a sua recuperação transformá-lo-á numa sala para exposições temporárias, destinando-se as instalações sanitárias a ser utilizadas pelos utentes da pista, pelo que estarão permanentemente abertas.

A ecopista da Linha do Tâmega foi inaugurada em abril de 2011, tem uma extensão de 9 400 metros, entre a estação de Amarante e o limite do Município, na partilha com o de Celorico de Basto. É, hoje, um dos “equipamentos” mais utilizados no concelho, seja para caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins.» in http://local.pt/municipio-de-amarante-adjudica-obras-de-recuperacao-dos-edificios-da-estacao-de-gatao/#.UP7vFCczxcw

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover