31/01/13

Literatura - As mortes na fogueira, as perseguições e as torturas praticadas em nome da defesa de fé transformaram a Inquisição num dos mais negros períodos históricos, para conhecer no livro "História Geral da Inquisição Portuguesa, 1536-1821"!



«Os horrores da Inquisição

As mortes na fogueira, as perseguições e as torturas praticadas em nome da defesa de fé transformaram a Inquisição num dos mais negros períodos históricos. Para conhecer no livro "História Geral da Inquisição Portuguesa, 1536-1821". 

É um dos mais negros períodos históricos, assinalado nos manuais com milhares de vítimas - na maior parte dos casos, mortas na fogueira - em nome da defesa da fé e da Igreja. Em Portugal, a Inquisição começou a funcionar em 1536, em Évora, onde a corte residia, e marcou o império durante quase três séculos.

Perseguições, torturas... a verdadeira dimensão dos horrores do Santo Ofício é agora recordada num livro que passa em revista o contexto que lhe deu origem e permitiu evoluir, "sem esquecer", como assinala a Esfera dos Livros, que o edita, "as histórias dos homens que formavam este órgão e as suas vítimas - cristãos-novos, feiticeiros, bruxas e outros hereges - que questionavam os dogmas ou a ordem social instituída".

Em vésperas de publicação, "História Geral da Inquisição Portuguesa, 1536-1821" é uma obra dos historiadores José Pedro Paiva e Giuseppe Marcocci, baseada numa pesquisa exaustiva de arquivos e documentação.

Veja, em antecipação, algumas das gravuras que o livro reproduz:


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/os-horrores-da-inquisicao=f783739#ixzz2JavZ2CxT


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover