«Felgueiras é o único concelho do Tâmega e Sousa onde o desemprego está a diminuir
O concelho de Felgueiras foi o único entre os 12 do Tâmega e Sousa onde o desemprego diminuiu no último trimestre do ano passado, revelam dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Naquele município, que lidera a produção nacional de calçado, de outubro a dezembro, diminuiu o número de pessoas desempregadas, com um decréscimo de 139, confirmando o bom momento da indústria local.
A taxa de desemprego no concelho é de cerca de 10,7%.
Na análise aos dados de todo o ano de 2012, Felgueiras registou um aumento de 6,4% no número de pessoas sem trabalho, muito abaixo dos indicadores de outros concelhos industrializados do Vale do Sousa.
Em Paços de Ferreira, onde predomina a indústria de mobiliário, o desemprego subiu mais de 30% entre dezembro de 2011 e o mesmo mês de 2012, afetando cerca de 1.200 pessoas. Naquele município, a taxa de desemprego já ultrapassou os 17%.
Em Paredes, no mesmo período, o número de pessoas sem trabalho aumentou 26%.
Pior que Paredes em 2012 esteve o vizinho concelho de Lousada, com um crescimento de 28,6%.
No plano inverso, evidencia-se Castelo de Paiva, que foi o concelho, em termos percentuais, onde o desemprego cresceu menos em 2012. Contudo, a taxa de desemprego naquele município é superior a 21%.
No Baixo Tâmega, em 2012, Amarante foi o concelho com melhor desempenho, apesar de o desemprego ter crescido quase 12%, afetando mais de 5.000 pessoas. Bem pior esteve o município vizinho do Marco de Canaveses, onde o número de pessoas inscritas no centro de emprego subiu 20%, ultrapassando também as 5.000 pessoas. Os últimos meses do ano foram os que evidenciaram um crescimento mais acentuado, refletindo a crise da construção, setor predominante no Marco de Canaveses.
Entre os municípios mais rurais deste território, Cinfães foi o que, no ano passado, apresentou menor crescimento de inscritos, com 10,5%.
No conjunto dos 12 concelhos, registavam-se 44.254 desempregados em dezembro de 2012, mais 7.344 do que um ano antes, o que se traduz num aumento de 19,9%.
A taxa efetiva de desemprego neste território ultrapassa já os 18%. Resende lidera com 26% de desemprego e Felgueiras regista a taxa mais baixa, com 10,7%.» in http://www.ionline.pt/portugal/felgueiras-unico-concelho-tamega-sousa-onde-desemprego-esta-diminuir
(PORTUGAL - FELGUEIRAS)
Sem comentários:
Enviar um comentário