08/01/13

Amarante Pintura - Do artista Manuel Teixeira, de Amarante, Figueiró, patente no Museu Municipal desde o dia 4 de janeiro até ao dia 3 de março de 2013.“DOURO” Espaços, momentos, gestos e pequenos detalhes da vivência do Douro!


«Resende, Exposição de Pintura «Douro» 

Do artista Manuel Teixeira, patente no Museu Municipal desde o dia 4 de janeiro até ao dia 3 de março de 2013.“DOURO” Espaços, momentos, gestos e pequenos detalhes da vivência do Douro.

Paisagens sublimes de um mundo aparte: ora as margens do rio e os seus Barcos Rabelos, ora as suas encostas num hino silencioso à cultura da vinha. E, depois, as suas gentes: numa homenagem a todos aqueles que pela força do seu trabalho conferem ao vinho o seu gosto quase divinal; Lembrando-nos, as palavras de Victor Hugo “Deus apenas fez a água, mas o homem fez o vinho”. 

Findo o trabalho, o repouso merecido num Pôr-do-sol d’Douro.“Douro” – ou um passeio pelo Douro através das tonalidades da aguarela”.

Manuel Coelho Teixeira - nasceu em 1962 em Figueiró, Amarante.

Desde cedo sentiu o gosto pelo desenho, no entanto, nunca fez curso algum, estando mesmo afastado do desenho durante algum tempo.

Há anos incentivado por amigos e familiares, começou a pintar para os mesmos.

Para o efeito, frequentou o atelier do professor Júlio Cunha onde adquiriu alguns conhecimentos em diversas técnicas de pintura, nomeadamente a técnica da aguarela.

A partir de 2001, ano da primeira exposição realizada, o gosto pela pintura foi posto em prática com mais frequência.

Em 2011 conhece o prof. Eduardo Costa e com ele inicia-se na pintura de azulejo, ainda nesse mesmo ano frequenta um workshops, com a ceramista Helena Almeida e começa a pintar também porcelana.

Em 2012 frequenta novo workshop, este sobre ilustração em faiança, da autoria da ceramista Cristina Vilarinho.

Participou em diversas exposições em Portugal.» in http://www.dodouro.com/noticia.asp?idEdicao=426&id=28594&idSeccao=4884&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário