21/01/13

Arte Pintura - Um retrato do ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela foi vendido por 3,7 milhões de rands (313 mil euros), o valor mais alto alguma vez pago por uma obra de um artista da África do Sul num leilão local!



«RETRATO DE MANDELA VENDIDO POR 313 MIL EUROS, UM RECORDE NA ÁFRICA DO SUL

A obra é do pintor Sifiso Ngcobo e mostra em primeiro plano um sorridente Mandela. O pintor é desconhecido pelos galeristas relevantes na África do Sul

Um retrato do ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela foi vendido por 3,7 milhões de rands (313 mil euros), o valor mais alto alguma vez pago por uma obra de um artista da África do Sul num leilão local.

O jornal sul-africano City Press noticiou no domingo que o quadro, intitulado A Caridade Começa em Casa, do pintor Sifiso Ngcobo, mostra em primeiro plano um sorridente Mandela de fato e gravata com uma casas precárias circulares ao fundo.

Segundo uma fonte citada pelo jornal, a oferta foi feita pela ministra sul-africana das Minas, Susan Shabangu, em nome de um empresário mineiro anónimo.

O leilão foi organizado pelo Congresso Nacional Africano (CNA) para angariação de fundos, mas Ngcobo - membro do partido - não doou a obra ao CNA e vai receber uma percentagem do valor pago pelo retrato. Vários galeristas importantes da África do Sul consultados pelo City Press avaliaram o quadro em 20 mil rands (1700 euros) e desconheciam o autor. O anterior recorde pertencia ao internacionalmente reconhecido William Kentridge, cuja obra A Película alcançou 2,2 milhões de rands (186 mil euros) num leilão em Joanesburgo, em 2011.

Mandela encontra-se atualmente na sua casa de Joanesburgo debaixo de permanente vigilância médica depois de ter passado cerca de duas semanas hospitalizado em dezembro.

in Público | 20 de janeiro de 2013» in http://ecultura.sapo.pt/DestaqueCulturalDisplay.aspx?ID=2912

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover