24/09/11

Música - A Cantora Cesária Évora depois de ontem ter anunciado o fim da sua carreira, sofreu hoje um AVC!



«Música: Cesária Évora internada em Paris no Hospital Pitie-Salpetriere devido a um AVC
24 de setembro de 2011, 13:52

A cantora Cesária Évora está internada desde sexta-feira à tarde no hospital de Pitie-Salpetriere, em Paris, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), informou hoje fonte da sua promotora em Lisboa.





"Após ter sofrido um novo AVC, Cesária Evora, foi hospitalizada sexta-feira às 13:00 de Paris [12:00 de Lisboa], no Pitie-Salpetriere”, disse à Lusa fonte da promotora.

A mesma fonte adiantou que “o diagnóstico clínico [de Cesária Évora] é ainda reservado”.

Sexta-feira antes de ser internada a promotora Tumbao que representa Cesária Évora, anunciou que “a cantora decidiu, em acordo com o seu produtor e manager, José da Silva, que iria pôr termo definitivamente à sua carreira”.

A mesma fonte contou à Lusa que “apesar da tristeza de Cesária [Évora], que não queria abandonar os palcos”, por conselho médico viu-se forçada a tal.

Cesária Évora nasceu no Mindelo a 27 de agosto de 1941 e é considerada a “embaixadora da morna”, música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, tendo já editado 24 discos, entre originais, espetáculos ao vivo e parcerias com outros artistas de vários países, como Caetano Veloso ou Marisa Monte.

A 10 de maio do ano passado, Cesária Évora foi submetida a uma cirurgia de urgência ao coração, também em França, onde permaneceu um mês em recuperação. A 16 de junho desse ano, a "diva dos pés descalços" como é referenciada pela imprensa francesa, regressou à cidade onde nasceu para "descansar" e para que os cabo-verdianos vissem que estava bem, disse na altura à Lusa.

Pouco tempo depois, tornaria a cantar com os seus músicos habituais e a preparar um novo disco de originais. Este trabalho não tem data certa para sair, “talvez em 2012” – referiu a cantora declarações à Lusa no mês passado.

@Lusa» in 
Cesária Évora - "Sodade" - (Live)


"Sodade
Cesaria 
Évora

Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau
Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau"

2 comentários:

  1. A Cesária Évora…
    Helder Barros:
    Amigo:
    Poesia é incessante busca da fixação da Beleza na Perfeição das palavras através do contínuo inquirir e escolha das mesmas conforme à propriedade adequação, tendo em conta – na matéria de cada poema – a Harmonia, ‘o efeito surpresa inesperado’ na aliteração única ou na dissonância completiva da música dos versos.
    Esta ‘busca’ supõe paciência, pertinácia, persistência, qualidades da inesgotável ânsia do achar, num ápice, quanto os sonhos após os sonhos labirinticamente germinaram. Perspectivar o ‘efeito caleidoscópio’, ou seja a inclusão dos (quase) todos cambiantes e tonalidades dos mundos. Criteriosamente e repensadamente e rescrevendo e rescrevendo tudo é assunto matéria da Poesia, que inclui, não exclui.
    Ochoa seu, com o abraço aquele do hoje ontem amanhã,
    Ângelo
    in
    http://informaticahb.blogspot.com/2011/09/musica-cantora-cesaria-evora-depois-de.html

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover