14/09/11

Amarante - O Café "O Nosso Sonho" foi nos anos 80/90 para a parte alta da Cidade, em Santa Luzia, um grande ponto de encontros...

Café O Nosso Sonho
(Está ali o Pai dos meus amigos Alfredo e Zé da Costa, que herdaram a simpatia e bom humor do Pai!)


Claro que esta imagem me traz boas recordações. O Meu pai, O Sr. Natal, o Sr. Olegário Rosa, o Sr. Monteiro, o Sr. Guilherme do Campo da feira, o Sr. Leitão, o Riqueza, o Dino, o pessoal do Moura Basto e da Vidraria São Pedro, a malta da Torre, o Senhor Costa, o Sr. Cândido e Otávio... entre muitos, que seria fastidioso estar a citar... 

Era quase que a Sede da Torre, todo o pessoal se encontrava lá, num a altura em que não havia ainda FADA, mas existiam grandes despiques de futebol de 5, no campo da florestal, onde hoje são as piscinas; quem não recorda com saudade, os animados encontros de futebol de 5 que ali se disputaram...

O Café do Sr. Luís e do Senhor Moura, ponto de alegres tertúlias, animados e disputados jogos de bilhar, jamais sairá das minhas lembranças, o Machado de Fregim, disputava com grande jogo psicológico cada partida... foi um Café importante de Amarante, interclassista e inter-geracional, e de muitos encontros e afetos, da malta da margem direita do Tâmega!

A própria estrutura física do café propiciava ao convívio: localizava-se na esquina, local onde paravam as camionetas do Alberto Pinto, que eu apanhava quando vinha da escola, a sua sala pequena, impossibilitava que as conversas não fossem gerais, todos se cumprimentavam  e se falavam, não se vivia a indiferença dos dias atuais... a sua porta aberta na esquina, quase que impelia à entrada das pessoas no café!

8 comentários:

  1. Está ali o meu tio Zeca....muito boa esta foto!!!!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. De nada, Amigo, decidi publicar apesar da falta de qualidade, foi scan de papel de jornal, porque penso que a fotografia, mostra uma Amarante de pessoas que conhecemos e de um café que foi um grande ponto de encontro! Bem haja por ter gostado!

    ResponderEliminar
  3. Saudades de ir lá ter com o meu pai Manuel Andrade da Vidraria. O tempo não pára....

    ResponderEliminar
  4. É verdade Amigo, conheci o seu Pai, gente muito boa, tempos inesquecíveis, em que os cafés eram pontos de encontro de pessoas, quase como uma família alargada...

    ResponderEliminar
  5. Lá tirei o meu 2o curso �� : jogar bilhar! O meu passatempo preferido... Era a minha 2a casa pois morava logo em cima.Saudades.
    Luís Filipe Pestana

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado pela partilha João!

    ResponderEliminar
  7. EU TRABALHEI AI AO LADO NA RUA CARLOS AMARANTE

    ResponderEliminar
  8. Bem pertinho, era só dar um saltinho ao "O Nosso Sonho"

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover