14/09/11

Ambiente - As águas superficiais do rio Douro estão contaminadas com resíduos fármacos que podem levar à diminuição da fertilidade dos peixes!

Fármacos podem diminuir fertilidade dos peixes


«Fármacos podem diminuir fertilidade dos peixes


As águas superficiais do rio Douro estão contaminadas com resíduos fármacos que podem levar à diminuição da fertilidade dos peixes, indicam os resultados de um estudo divulgado no sábado pela cooperativa de ensino CESPU.


O estudo, liderado pela investigadora Maria Elizabeth Tiritan, professora da CESPU -- Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, confirma a existência de resíduos fármacos, nomeadamente antiepiléticos, ansiolíticos e antibióticos, nas águas superficiais do rio Douro e os seus efeitos nos peixes.


Já em julho de 2010 um outro estudo, conduzido pelo hidrobiólogo Adriano Bordalo e Sá, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, indicava índices de poluição do troço final do Douro 200 a 500 vezes superiores ao admissível, com efeitos na mudança de sexo de tainhas e solhas.


O estudo da CESPU, correspondente ao projeto de doutoramento de Tânia Vieira Madureira, envolveu fármacos de diferentes classes terapêuticas, como o diazepam (ansiolítico), o propranol (bloqueador beta), o ácido fenofíbrico (antidislipidémico), o sulfametoxazol, o trimetoprim (antibiótico) e a carbamazepina (antiepilético).


As investigadoras alertam que "as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) não estão projetadas de forma a eliminar este tipo de compostos provenientes da rede de esgotos domésticos e hospitalares" quando se encontram em baixas concentrações.


"Ainda não é possível impedir que os resíduos de fármacos cheguem às águas dos rios", afirma Elizabeth Tiritan, notando que, como medida preventiva enquanto não se consegue melhorar a eficiência das ETAR, "a recolha de medicamentos fora de prazo ajudaria a minimizar o problema".» in http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1976083&seccao=Biosfera
---------------------------------------------------------------------------------
O melhor é não bebermos água, como diz o meu Colega e Amigo, Álvaro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover