11/09/11

Amarante - Cineclube de Amarante apresenta: "O Castor"; Sexta-feira, dia 16 de Setembro, pelo 21H30M!



«Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª Feira, 16 às 21: 30

O Castor
Título original:The Beaver
De:Jodie Foster
Com:Mel Gibson, Jodie Foster, Anton Yelchin, Jennifer Lawrence
Género:Drama, Comédia
Classificação:M/12
EUA, 2010, Cores, 89 min
Estreia nacional: 16 de Junho de 2011

Walter Black (Mel Gibson) é um homem cuja depressão tomou conta da sua vida. Sem saber mais o que fazer para o ajudar, e temendo que aquela prostração prejudique o crescimento dos filhos de ambos, Meredith (Jodie Foster), a sua mulher, decide optar pelo divórcio. É então que, quando está prestes a sucumbir, Walter encontra um castor-fantoche. A partir daquele dia, o boneco começa a fazer parte do seu dia-a-dia e Walter, usando-o como seu alter-ego, começa a comunicar de novo com o mundo, desta vez pela "boca" do seu amigo imaginário. No entanto, apesar desta estratégia o fazer sentir melhor e mais próximo daqueles que ama, parece que esta nova versão de si cria novos entraves às suas relações. Desta maneira, para recuperar totalmente a sua vida e a sua personalidade, ele terá de dar um novo passo em frente e abandonar o seu amigo. Mas isso parece deixá-lo de novo à deriva... Uma história dramática, realizada por Jodie Foster, vinte anos depois do sucesso de "Mentes que Brilham".
De que falamos quando falamos de um castor?

No filme de Jodie Foster — com Mel Gibson e Jodie Foster —, O Castor (The Beaver), quem fala quando o castor fala?

A questão não é anedótica. Envolve mesmo um drama primordial, e primordialmente humano: quem sou eu para o outro? Ou ainda: que "eu" apresento, e edifico, na minha relação com o outro?


Provavelmente só um actor ou actriz (um actor e uma actriz) conseguiria lidar com esta história do homem-com-uma-marioneta-de-castor. Porquê? Porque ela envolve a mais desarmante exposição do amor: não sabes quem eu sou... e eu também não.
Em qualquer caso, simplificando, digamos para já que se trata de um dos filmes mais inclassificáveis e fascinantes deste Verão cinematográfico. Efeitos especiais para quê? Nenhum é tão complexo como pode ser um actor em frente a uma câmara. Ou, se for caso disso, um castor.



Trailer do filme 'O Castor'
--
Elsa Cerqueira
Cineclube de Amarante

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover