15/09/11

Amarante - Re-Source Portuguesa S.A. empresa sediada na freguesia de Fregim, Amarante, com um sucesso fantástico a todos os níveis!

Dar nova vida ao ferro velho

«Dar nova vida ao ferro velho

15h45m

ANTÓNIO ORLANDO

O fim da sucata que, durante anos a fio, conspurcou a entrada no Douro Vinhateiro, pela EN 101, em Amarante, a caminho da Régua, é o melhor cartão de vista da Re-Source Portuguesa S.A. Esta empresa, sediada na freguesia de Fregim, Amarante, absorveu a totalidade de ferro velho ali existente, reutilizando o que havia a reutilizar e valorizando os remanescente do material.
A Re-Source Portuguesa S.A surgiu, em 2009, como resposta ao problema existente no país, de forma a dar o correcto destino aos inúmeros veículos automóveis que todos os anos são substituídos. As vantagens ambientais são brutais.
Adquirindo o "know-how" na congénere francesa, a Re-source Portuguesa "responde a uma oportunidade de mercado, aliada a uma ajuda a dar ao País e, consequentemente, ao meio ambiente, contribuindo para a extinção das montanhas de sucata espalhadas por zonas mais ou menos ermas", diz Dalila Ribeiro, engenheira ambiental da empresa.
Além da vantagem ambiental, é também um bom negócio empresarial. Com volume de negócios, em 2010, de dois milhões de euros, a Re-source prepara-se para superar esse montante, fruto do alargamento da actividade de Centro de Abate a Centro de Recepção de Resíduos. Isto é, além das viaturas em fim de vida (VFV), a Re-source passou a receber de particulares e da indústria: metais, plásticos e baterias. "Só recebemos aquilo que podemos valorizar. Por exemplo o plástico. Já não recebemos cartão", ressalva Daniela Ferreira, administradora da Re-source.
Esta variante do negócio vai permitir à empresa, já este ano, ultrapassar o volume de negócios de 2010. O resultado é tanto mais surpreendente face à redução para metade do número de veículos que, este ano, ali deram entrada para abate. Em 2010 foram desmanteladas cinco mil viaturas. Este ano não deve ultrapassar metade. O fim do incentivo ao abate de VFV é a explicação avançada.» in 
----------------------------------------------------------------------------------------
Esta empresa é um elemento de orgulho, para Fregim, Amarante, Portugal e em última instância para o ambiente e para a Natureza. É o tipo de Empresa que me cativa, pois vai de encontro aos grandes desígnios que se prendem com a preservação do Planeta Terra. E se podemos produzir, revalorizar, reaproveitar, produtos usados, então porque desperdiçar tanto... já chega de entulhar o Planeta e aquela Sucata de Cerdeiras em Carneiro, era de facto, uma mancha na paisagem, uma marca do homem, perfeitamente desnecessária.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover