13/09/11

Natureza - Os especialistas pretendem melhorar a convivência entre os leões e o Homem, no Zimbabué!




«Pastores do Zimbabué utilizam tecnologia para controlar leões


Os especialistas pretendem melhorar a convivência entre os leões e o Homem, no Zimbabué. Neste sentido, foi explicado aos pastores como utilizar tecnologia para controlar o movimento destes animais e está a ser estudada a relação do Homem com os leões ao longo da história.


Wildlife Conservation Research Unit é responsável por uma campanha mundial que estuda os leões há mais de uma década. Inserido nesta campanha, está a decorrer um estudo da vida dos leões no parque Hwange, no Zimbabué.
Entre 1999 e 2004, foi observado o crescimento alarmante da caça aos leões pela população local. A proibição da caça levou ao crescimento da população que passou de 200 exemplares, em 2006, para 450, em 2011. Agora os investigadores pretendem alcançar uma convivência pacífica entre este felino e o Homem.
Brent Stapelkamp, biólogo que dirige este programa refere que é necessário "voltar às tradições para conseguir que seja possível a convivência entre leões e humanos."
"É importante compreender que em algumas populações rurais do Zimbabué as cabras são o único património de uma família. Se um leão as atacar é um verdadeiro desastre económico”. Brent acrescenta que “agora os leões estão mais próximos dos humanos porque são animais territoriais. Um macho alfa ao dominar uma vasta área, não admite a presença de mais machos pelo que os jovens terão de procurar alimento noutro local, normalmente já fora da área do parque. Nesta fase os leões podem entrar em aldeias e atacar o gado e é provável que acabem mortos pelas populações.”
Brent afirma que matar o macho alfa não é solução. “Haverá um outro macho a dominar e a primeira coisa que faz é matar o grupo do macho anterior. A morte de um leão leva à morte de vários exemplares de uma só vez.”
Para controlar a espécie, alguns dos leões têm colares que permitem a sua localização e o acompanhamento dos seus movimentos. Foi explicado aos pastores como usar uma pequena antena para verificar a distância e direcção das suas deslocações. Desta forma os pastores podem levar o gado a pastar na direcção oposta e evitar o ataque de leões.
Para Brent também é importante conhecer a história. “África tem sido um local onde os leões e humanos conviveram durante séculos. Agora há um problema de espaço. Vamos iniciar um estudo para analisar essa convivência histórica que os permitia viver juntos." 
Já há algumas recomendações enquanto se aguarda o desenvolvimento deste trabalho. “Possivelmente terão de ser compensados os habitantes afectados pelos ataques dos leões. Por outro lado, os chefes tribais e os moradores das aldeias próximas dos parques terão de ser envolvidos nas tomadas de decisões e controlo dos animais selvagens.”
Fontewww.elmundo.es» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=42198&bl=1
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Há bestas Humanas à solta bem mais perigosas, como os violadores, pedófilos e assassinas, que também precisavam de ter os movimentos sempre bem vigiados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover