«Festas São Gens Amarante
Na sua obra "O Minho Pitoresco", (1986), José Augusto Vieira, refere-se assim a Freixo de Cima, no seu percurso pelo vale de Freixo, vindo de Telões: "A freguesia de Freixo de Cima é a que nos fica mais perto e cuja matriz vemos ali ao fundo do vale. A ela pertence a esplanada de S. Gens, onde passamos, esplanada notável menos pela sangrenta batalha que aí se travou em 1834, depois do cerco do Porto, do que pela sua concorrida feira mensal de gado e sobretudo pela sua feira anual de 8 de Setembro, onde concorrem todos os fabricantes de utensílios de lavoura e os oleiros da província, levando além das louças próprias para os usos domésticos, assobios, gaitas e pífaros de barro, que são o encanto do rapazio".»
«Romaria de S. Gens – Nª Senhora do Leite – de 1 a 9 Setembro de 2011
Nos dias 1 a 9 de Setembro de 2011 ira-se realizar a “Festa de S. Gens” (nome pelo qual é conhecida).
O dia 8 é o dia principal, como é habitual realizar-se-á a missa em honra da Nª Srª do Leite às 10h e 30m e a Procissão às 18h.
08h 00m -Recolha de Prendas pela Freguesia
06/09/2011 Terça-feira
21h às 24h - Despique de Bombos, intercalado com músicas populares de Concertinas e Gaitas de Fole.
24h 00m - Fogo de Artificio
07/09/2011 Quarta-feira
08h 00m - Feira de Gado com concurso pecuário.
21h 00m - Entrada dos Ranchos Folclóricos de Figueiró (Santiago), Lavradeiras da Lixa e Sargaceiros da casa do Povo de Apúlia.
08/09/2011 Quinta-feira
10h 30m - Missa em honra da Nª Srª do Leite
14h 30m - Entrada da Banda de Música da Lixa no arraial.
18h 00m - Procissão
21h ás 24h - Actuação intercalada dos artistas Carlos Manuel e suas dançarinas e Iran Costa com sua Banda.
09/09/2011 Quinta-feira
Entre as 15h 30m e as 24h Festadas Rebelas com cantares ao desafio intercaladas com a actuação do grupo Bailarte.
VENHA VISITAR-NOS…» in
Em relação à vida deste santo, existem poucos documentos históricos e, por isso mesmo, poucas são as certezas mas tradicionalmente é considerado padroeiro dos actores e comediantes. Ao que parece, Gens viveu no tempo do imperador romano Diocleciano (fins do séc. III), era actor e, em determinada ocasião, representava o papel de um cristão a receber o Baptismo ridicularizando essa mesma situação. Foi nessa altura que recebeu a graça da fé e, terminada a sua representação, declarou-se cristão. Como esta nova religião era perseguida na altura e ele não quis retratar-se, foi condenado à decapitação.
Bem-aventurado estrangeiro, canonizado pela Igreja, quase desconhecido fora da região da sua naturalidade, o sudeste da França - região quase alpina e pouco distante, relativamente, dos lugares onde por certo viveu alguns dos primeiros anos da sua existência a piedosa princesa da Casa de Sabaioa. Predicador exaltado, que um dia, em plena juventude, se refugiara, com austeridades eremíticas, semelhantes às de S. Jerónimo, no agreste e despovoado chão de Beausset, aquele servo de Deus ali se mortificara e morrera por fim, ainda na flor dos anos, mas com tamanha fama de santidade que todo o povo das cercanias começara a render-lhe culto antes que a Igreja o elevasse aos altares. » in
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Acabam hoje as Vitórias na Lixa, começa o São Gens, em Freixo de Cima, Amarante!
(PROCISSÃO a Nª.SRª.do LEITE-Romaria de S.GENS-2014)
Romaria de São Gens (2013)
Sem comentários:
Enviar um comentário