18/09/11

Desporto - O homem mais forte de Portugal pesa 139 quilogramas, mas daqui a uma semana, quando chegar a Málaga!

«O homem mais forte de Portugal tem 139 quilos e conseguiu levantar outros tantos

17 de setembro de 2011, 21:23
Adérito Santos foi o maior entre os oito candidatos ao ‘Homem mais forte de Portugal, que juntou centenas de pessoas no centro do Porto. Para a semana viaja para Espanha para tentar os ‘jogos olímpicos’ da modalidade.

O homem mais forte de Portugal pesa 139 quilogramas, mas daqui a uma semana, quando chegar a Málaga, quer ter 145 quilos. “Comer muito e treinar muito” será a receita para ganhar seis quilos. Na ementa, muitas proteínas e hidratos de carbono.

Quanto ao treino, Adérito Santos, que trabalha numa empresa de transporte de bacalhau, reserva duas a três horas no final do dia, entrando pela noite dentro e, no dia seguinte, às 9:00 está de regresso ao emprego. Uma vida dupla que implica “muito esforço individual”, admitiu, realçando que “em Portugal, falta uma associação forte de homens fortes”.

Hoje, foi o único atleta capaz de levantar a barra com 135 quilogramas, a prova final da competição que implicou levantar carros, pegar em pipas de vinho com mais de 100 quilogramas e virar pneus gigantes.

Adérito Santos, com 35 anos, participa em provas internacionais “a título particular” e, no próximo fim-de-semana, parte para Málaga com a esperança de “ficar nos primeiros quatro lugares” e assim ser apurado para o que chama de “jogos olímpicos” da modalidade.

“Estes são os portugueses que Portugal precisa neste momento. Se houvesse dez milhões de pessoas assim, a ‘troika’ não estava cá de certeza absoluta”, garantiu aos jornalistas Nuno Araújo.

O organizador do evento, que esta tarde reuniu centenas de pessoas na Praça da Cordoaria, no centro do Porto, realçou que "um atleta leva anos a preparar-se para esta competição. É muito sangue e suor. E estão aqui sem ganhar nada".

Uma lesão afastou Nuno Araújo dos treinos, mas o coração ficou sempre ligado à competição. Em 1999, organizou a eleição do ‘Homem mais forte de Portugal’, no Porto. Agora, decidiu retomar a experiência e já pensa em repeti-la no próximo ano, “com outra dimensão”.

“Espero que a Câmara do Porto tenha mais atenção a estes eventos de cariz popular. Têm que nos dar mais condições”, afirmou, adiantando que não “receberam grades suficientes para isolar a zona de prova do público”, que frequentemente invadia a arena.

Nos planos do promotor, está também a participação dos atletas portugueses em competições internacionais: “Já estamos em contacto com federações internacionais para participar em provas até 125 quilos”.

@Lusa» in  


(Homem mais forte do mundo empurra carro cheio de mulheres)

Sem comentários:

Enviar um comentário