03/05/10

Poesia - O meu Amigo e Poeta Ângelo ôchoa, interpela-nos com o "Canto da mulher em Aoxa"!

"Canto da mulher em Aoxa:

Em Aoxa sou feliz pois ando com quem muito bem quero.
Todos os dias trabalho com o meu asno transportando víveres.
Podem filmar prà Euronews que em Aoxa sou feliz.
Digam que é vida menor a paisagem destes dias,
que aqui não passou o tempo.
Que em Aoxa sou feliz.
Vem, burrinho amigo, não trates com à vontade com humanos.
Passaste um dia sobrecarregado, mas já vem aí nosso homem.
Recolhamo-nos à casa."





Angelo Ôchoa - "Canto da Mulher em Aoxa" - (Sonhado, escrito e dito pelo Poeta)

3 comentários:

  1. O Ângelo não pára. E é um homem sem cabresto.
    Lindo!

    ResponderEliminar
  2. Para o Helder e com fervorosa amizade me permito um comment sobre a génese deste meu poema:
    Há uns dois anos a esta parte acabava eu de ver na Euronews um documentário sobre um trabalhador em zona crítica do Kosovo ou Bósnia que atravessava ponte entre dois fogos de conflito com bicicleta e carregamento que supostamente seriam víveres.
    Adormeci no sofá e figurou-se-me uma povoaçãozinha que nomeei AOXA onde uma mulherinha passava com burrinho ou jumentinho ou asno carregando víveres -- nada de mais simples. Em tempo de conflito.
    A lição que para mim tirei -- e quando sonho procuro sempre uma lição de Deus -- foi a de que o termos o pãozinho quente do dia e mesmo sem rezar padre-nosso nos poderá fazer imensamente felizes -- mais do que mil logros de poder ou vã glória!
    Abraço para ti a esta hora tardia, amigo caro e simples, meu grande e bom Helder.

    ResponderEliminar
  3. Anabela:

    O nosso Amigo, Poeta Humanista Ângelo Ôchoa é um fenómeno da natureza... nada o pára!
    A Fé Enorme em deus que Ele tem podem em parte explicar a Força deste Ser Humano Fantástico! Mas eu acho que também vem do seu sangue de Trás-os-Montes, tanta inteligência e força de andar sempre... em busca do Infinito!
    Obrigado, por mais este momento de Fenomenal Poesia!
    Obrigado Amigo, Ôchoa!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover