29/05/10

Política Internacional: Afinal, José Sócrates e Hugo Chávez são amigos de longa data...

«Sócrates e Chávez: amigos de longa data
28 de Maio de 2010, 20:00

O convite surgiu por telefone; o anúncio foi feito no Twitter e confirmado dias mais tarde pelo gabinete de José Sócrates. Chávez e o primeiro-ministro português encontram-se no sábado na Venezuela. Sobre os acordos que serão assinados pouco se sabe. Mas "há dificuldades", admite o governo.

Foto: Ricardo Oliveira, Gabinete de Comunicação de José Sócrates
"También llamó el amigo José Sócrates, 1er Ministro de Portugal. Nos visitará pronto, el sábado 29 de junio. Saludos a la comunidadPortuguesa", escreveu o próprio Hugo Chávez a 13 de Maio, na sua conta do Twitter, @chavezcandanga.
O objectivo da visita é "fortalecer os vínculos de integração cultural entre os povos irmãos de Portugal e da Venezuela” dizia o comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores venezuelano a 13 de Maio.
Mas a passagem de Sócrates em Caracas, depois de ter estado do Brasil, "será apenas de algumas horas e não contempla qualquer comitiva empresarial", refere fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro. Mas Basílio Horta, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), também viaja na comitiva de José Sócrates, como adiantou fonte do gabinete de imprensa da agência ao SAPO.
Outro dos objectivos oficiais da visita é o reforço da cooperação económica com o país, a criação de mais oportunidades de exportação para as empresas nacionais e ainda a assinatura de acordos comerciais em novas áreas. Mas o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, admitiu à Lusa que "há dificuldades".
Na semana passada Luís Amado esteve reunido com o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas, com o objectivo de elaborar um plano económico entre os dois países para combater a crise económica.

Aposta no campo tecnológico e energético são para manter

O Ministro dos Negócios Estrangeiros recordou que "no campo tecnológico está em marcha o projecto de instalação, na Venezuela, de uma fábrica de computadores Canaima (nome local dos portáteis Magalhães), no campo da infraestrutura, a implementação de reparações a fundo e a ampliação do porto de La Guaira (a norte de Caracas), e a construção de vários milhares de habitações com empresas portuguesas em aliança com a Venezuela".
"No campo energético há um conjunto de alianças para a participação da empresa petrolífera portuguesa (Galp) na faixa petrolífera de Orinoco, para continuar tudo o que tem a ver com o fluxo de produtos derivados do petróleo a Portugal", sublinhou o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
José Sócrates chegará afinal à capital venezuelana na madrugada de sábado, 29 de Maio, mas pouco se sabe sobre o teor dos acordos que ambos os países vão assinar. O gabinete do primeiro-ministro remete essa inforamção para o decorrer da viagem de José Sócrates ao país. Ao contrário da visita ao Brasil, não há uma viagem organizada de empresários portugueses mas "é natural que várias empresas procurem oportunidades de negócio na Venezuela, também nas área da energia e electricidade", acrescentou o gabinete de José Sócrates.
Esta será a quarta vez que Sócrates e Chávez se encontram.» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1068023.html#page=2
----------------------------------------------------------------------------------
Alguém me explica porque é que um Senhor que se diz socialista, gosta tanto de um fascista como Hugo Chavez... José Sócrates prometeu vender um milhão de Magalhães, só vendeu cerca de três centenas; petróleo mais barato não temos; será que José Sócrates vê naquele País e Estado Político uma inspiração???

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover