24/05/10

AMARANTE CHTS: Presidente do PS/Porto nega interferência na nomeação da nova administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa!


«AMARANTE: Presidente do PS/Porto nega interferência na nomeação da nova administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
(24-05-2010)


“Essa foi uma decisão da inteira responsabilidade do Ministério da Saúde”, vincou Renato Sampaio


Armindo Mendes/Lusa

Amarante, 24 mai (Lusa) - O presidente da Federação do Porto do PS, Renato Sampaio, negou hoje à Lusa alguma vez ter interferido no processo de nomeação do novo conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

“Essa foi uma decisão da inteira responsabilidade do Ministério da Saúde”, vincou.

Renato Sampaio recusou-se a comentar a posição de alguns setores do PSD da região que disseram temer que a mudança na administração do CHTS possa ter tido motivações políticas.

O CHTS tem uma nova administração desde o início de maio liderada por José Luís Catarino, substituindo José Alberto Marques, que liderava o CHTS desde maio de 2005.

O presidente da Federação do PS disse hoje à Lusa ter apenas conhecimento de que a decisão do Ministério da Saúde de nomear José Luís Catarino se deveu ao “bom trabalho” que aquele médico realizou à frente do Hospital de Valongo.

Renato Sampaio falava após a visita que um grupo de deputados do PS, eleitos pelo círculo do Porto, realizou às obras do novo Hospital de Amarante, cuja construção deverá estar concluída no primeiro semestre de 2011.

Também sobre a mudança do conselho de administração, a deputado Glória Araújo, que participou na visita, afirmou que se tratou de uma decisão da tutela, desvalorizando as críticas do PSD, que considerou serem “guerrilha partidária própria de quem é oposição”.

“A antiga administração deixou um bom legado e nunca é demais atribuir-lhe todo o mérito no arranque desta obra. Esperamos agora que seja possível ir ainda mais longe, com sangue novo e novos projetos”, afirmou à Lusa.

A deputada, que estava acompanhada do presidente do CHTS e do presidente da Câmara, Armindo Abreu (PS), disse ter ficado satisfeita com o andamento da obra.

“Pretendemos que este seja um hospital de excelência. Esta população precisa de um serviço de qualidade. Este centro hospitalar, com as duas unidades de Penafiel e Amarante, é fundamental para o tecido sócio-económico da região”, acrescentou.

O presidente do CHTS, José Luís Catarino, disse à Lusa que a sua equipa está a avaliar o trabalho que foi realizado, prometendo que haverá em breve algumas mudanças.

“Estamos a avaliar. Primeiro é preciso perceber o que se está a passar e, a partir daí, tomar medidas a longo prazo, mudando algumas coisas que não estariam tão bem como desejaríamos”, acrescentou.

O presidente do CHTS lembrou que já foi nomeado um novo responsável pela serviço de urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel, frisando ainda que já foi nomeado um grupo de médicos para preparar um novo programa funcional para a urgência.

Até ao final do ano – garantiu – vai ser lançado concurso para a ampliação da urgência da unidade de Penafiel, uma obra que já tinha sido anunciada pela anterior administração.

O novo hospital de Amarante representa em termos de construção um investimento de 24 milhões de euros, aos quais acrescem oito milhões para equipamentos.

APM.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
------------------------------------------------------------
Mais uma grande açorda dos Senhores Xuxalistas que nos desgovernam...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover