18/05/10

YouTube - Um Site que mudou e fez crescer o número de utilizadores da Internet, na componente vídeo e que faz já cinco anos de vida!

«Cinco anos de YouTube já prevêem lucros
Rebeca Venâncio

Começou numa festa de garagem – hoje o ‘site’ já vale cerca de 566 milhões para a Google.
Quantos vezes já procurou no maior ‘site' de vídeos do mundo um ‘clip' com votos de "Feliz Aniversário"? Algumas dezenas, é certo, mas esta é a vez do YouTube celebrar: foi há cinco anos que Chad Hurley e Steve Chen aproveitaram o Dia dos Namorados para registar a marca, logótipo e domínio do YouTube. Depois montaram uma micro-empresa e lançaram, em versão beta, uma primeira versão do ‘site' que hoje recebe dois mil milhões de visitas diárias.
Para o futuro imediato, as preocupações não passam por monetizar [converter em dinheiro] todo o ‘site', que é detido pela Google. Como explica Maria Ferreras, directora de Alianças Estratégicas do YouTube, "o ‘site' já está monetizado através de um sistema de publicidade que foi implementado em 2006.
Agora, e no futuro, as nossas preocupações centram-se acima de tudo em tornar a procura dos vídeos mais fácil, rápida e intuitiva para os utilizadores, e a queda da barreira da língua - isto é, a nossa capacidade de ter sistemas de legendagem e transcrições disponíveis em diferentes idiomas, disse ao Diário Económico.
Depois da transmissão de grandes concertos, como o dos U2 - que chegou a dez milhões de pessoas, tornando-se o concerto mais visto de sempre -, ou de Alicia Keys, que tinha a American Express como marca associada, existem ainda eventos desportivas com direitos de transmissão em directo, como a liga indiana de críquete, que chegou a 55 milhões de pessoas ao longo da época. Em ambas, os lucros são divididos com as marcas que se associam em publicidade à transmissão dos eventos.
Os responsáveis da Google garantiam, em 2009, que o YouTube "vai ser muito lucrativo, num futuro não muito distante". E dados como o do estudo da Havas Media - segundo o qual um anúncio num vídeo do ‘site' da Google garante mais 10% de recordação nos utilizadores -, aproxima-se desta realidade.
O ‘Barclays Capital', avançou ainda com estimativas, no início de 2010, que atribuíam ao YouTube 700 milhões de dólares (cerca de 566 milhões de euros) de lucro para as contas do Google.» in http://economico.sapo.pt/noticias/cinco-anos-de-youtube-ja-preveem-lucros_89881.html

2 comentários:

  1. Helder Amigo:
    Como tudo neste mundo e na net, temos sempre o claro e o escuro o lado lunar e o outro, mas vou falar só do lado positivo da YouTube.
    Primeiro do que tudo direi que eu próprio sou um user com conta na Youtube.com -- o user 25xiinatal e estas dez letrinhas mágicas em qualquer motor de busca da web e em especial nos motores de busca de vídeo dáo acesso a meus até hoje 132 vídeos da conta angeloochoa 25xiinatal. Só iniciada recentemente mas em que já está o melhor de minha poesia, minha Setúbal e Albarquel, meu Cerejais, minha Cem Soldos, minha Nossa Senhora de Fátima, sei lá.
    Há pouco tempo o v«Vaticano cujo site é vaticano.va descobriu a Youtube e não há declaração ou audiência do papa que lá não tenha repercussão. Agora há os free lancers os vídeo amadores de que eu sou só um inábil aprendiz. Em café ou qualquer lado de preferência ante o pc /personal computer basta a digital sony e lá vai vídeo. O limite que a Youtube põe é 10 minutos. Claro que exclui pornografia e algo que tenha direitos de autor implicados.
    Pude ver recentemente os últimos momentos de João Paulo ii, Mirjana Soldo de Medjugorge e lágrimas verdadeiras da imagem da rainha da paz que um budista converso mandou colocar em essa santa terra da bBosnia Herzgovina. Pude ver o 13 de Maio de 2008 que tinha fotografado e expliquei eu próprio quanto me foi possível em vídeo as duas fotos do «vulto verde» -- vi recentemente vídeos de Aura Miguel explicando razões de bento xvi -- o meu bispo de Setúbal -- eu próprio fiz uns 7 ou 9 vídeos da reunião de oração da s sextas do renovamento carismático -- enfim Helder uma maravilha para máxima glória do nosso bom deus. Não lhe falei em desporto mas lá vai -- OS GOLOS BRAVOS DO AMARANTE POSTADOS POR USER HELDER BARROS!!!

    ResponderEliminar
  2. E permite-nos ter a Poesia criada e dita pelo Poeta Ângelo Ôchoa!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover