31/05/10

Amarante - "O Infantário Creche O Miúdo realizará as Marchas de S. Gonçalo, no dia 04 de Junho, pelas 10h30, no Largo de S. Gonçalo!"


«CONVITE
Marchas de S. Gonçalo

O Infantário Creche O Miúdo realizará as Marchas de S. Gonçalo, no dia 04 de Junho, pelas 10h30, no Largo de S. Gonçalo, com a participação das crianças da creche e do jardim-de-infância, acompanhadas pela Banda Musical de Amarante e o coro composto pelos pais e familiares.

Esperamos pela sua presença!

A equipa do Miúdo»

F.C. do Porto Natação - FC Porto Dolce Vita venceu Meeting Internacional de Coimbra!


«FC Porto Dolce Vita venceu Meeting Internacional de Coimbra

O FC Porto Dolce Vita venceu o III Meeting Internacional Cidade de Coimbra/XXII Torneio Internacional da Queima das Fitas, que se disputou no passado fim-de-semana, na Piscina Olímpica de Coimbra.

Os Dragões foram seguidos na classificação pelas selecções de Israel e da Grécia, numa vitória à qual nem faltaram os recordes nacionais.

Sara Oliveira nadou os 50m mariposa em 27,44 segundos, abaixo do seu anterior recorde nacional absoluto de 27,63, que datava de Agosto de 2007.

A estafeta masculina composta por Paulo Santos, João Carvalho, Carlos Santos e Rui Vilar bateu o recorde nacional sénior dos 4x50m livres, com 1.33,66 segundos.

No meio de tantas vitórias, realces individuais para a juvenil Paula Oliveira (200m bruços), Marta Marinho (50m e 100m costas), Paulo Santos (50m livres) e Sara Oliveira (50m e 100m mariposa).» in site F.C. do Porto.


30/05/10

Andebol: F.C. do Porto Vitalis 37 vs S.L. Benfica 31 - Dragões Bicampeões voltaram a fazer a Festa, no Dragão Caixa!

«FC Porto Vitalis-Benfica, 37-31: Bicampeões voltaram a fazer a festa

O FC Porto Vitalis continua imparável. Já com o estatuto de Bicampeões, os azuis e brancos somaram, este domingo, novo triunfo na Fase Final do Campeonato de Andebol, desta feita sobre o Benfica (37-31). A jogarem no Dragão Caixa, perante o seu público, voltaram a fazer a festa, com mais uma exibição notável.
O título fora assegurado em Braga, há duas semanas, mas nem por isso o grupo orientado por Ljubomir Obradovic desacelerou na prova, mantendo-se no caminho das vitórias desde então, primeiro sobre o Madeira SAD (33-20), em desafio em atraso da sétima jornada, e agora sobre a formação lisboeta, em partida da nona e penúltima ronda.
O encontro desta tarde ficou marcado por uma enorme entrega dos jogadores, que tudo fizeram para oferecer mais uma alegria aos associados, com quem celebraram no final, numa festa que premiou, justamente, uma época de grande determinação, seriedade e empenho.
O jogo até começou repartido, mas o FC Porto Vitalis acabou por se adiantar no marcador ainda no decurso do primeiro tempo, chegando ao intervalo com uma vantagem de cinco golos (20-15), que viria a gerir, de forma inteligente, na etapa complementar.
Os golos azuis e brancos tiveram a assinatura do capitão Ricardo Moreira (7) e de Nuno Grilo (6), Tiago Rocha (6), Pedro Spínola (4), Dario Andrade (4), Wilson Davyes (3), Inácio Carmo (3), Filipe Mota (2), Sérgio Martins (1) e Filipe Martins (1).
No rescaldo do desafio, o treinador dos Dragões ressalvou que «a motivação dos jogadores foi determinante» para o triunfo sobre o Benfica, aproveitando ainda para «agradecer» aos jogadores e dirigentes pela temporada conseguida, bem como aos adeptos, «por terem estado sempre com a equipa».» in site F.C. do Porto.

Política Nacional - "O Dr. Passos Coelho, Futuro Primeiro Ministro de Portugal, esteve ontem num jantar em Amarante, perante uma Multidão!"

«Passos Coelho: «A nossa vontade é preparar um bom Governo»

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, disse sábado à noite, em Amarante, que está atento às sondagens, mas vincou que abrir uma crise política nesta fase teria consequências no sistema financeiro.
«Estamos atentos às sondagens e sabemos que o país tem uma grande expectativa em nós. Mas nós não temos pressa. A nossa vontade não é ir para o Governo depressa, a nossa vontade é preparar um bom Governo para Portugal», afirmou.
Pedro Passos Coelho garantiu que o PSD está a trabalhar, porque «o pior que podia haver era o partido não estar preparado para as próximas eleições».
«As pessoas estão muito atentas ao que pensamos, à espera de saber o que vamos fazer. É bom que se respire o peso da responsabilidade. Temos que ouvir Portugal para que o país confie e saiba que connosco vai ter um projecto de mudança», acrescentou.
O líder social-democrata falou num jantar em Amarante, promovido pela estrutura local da JSD, no qual participaram algumas centenas de militantes.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=452953

29/05/10

Política Nacional - "Comissão de Inquérito conclui que Governo favoreceu JP Sá Couto!"

«Comissão de Inquérito conclui que Governo favoreceu JP Sá Couto

O Governo favoreceu a empresa JP Sá Couto e usou a Fundação para as Comunicações Móveis como intermediária no negócio dos computadores Magalhães, concluiu a comissão de inquérito.
Favorecimento à empresa JP Sá Couto, criação de uma fundação com o único objectivo de gerir o programa Magalhães, retirando a responsabilidade ao Estado, violação de regras da concorrência, falta de concurso público na atribuição, falta de transparência, má gestão da fundação e criação de um monopólio são tópicos que resumem as conclusões da comissão de inquérito.
O relatório, de 120 páginas, é particularmente arrasador para a Fundação para as Comunicações Móveis, não só como foi e com que objectivo foi criada, mas pelo funcionamento: má gestão, sem apresentar planos de execução, sem ter contas apresentadas e fiscalizadas e com poderes de decidir como, quando e a quem recebia os programas, que envolviam todo o projecto do Magalhães.
Os relatores não têm qualquer dúvida que a fundação só foi criada para gerir o programa Magalhães, mas numa gestão carregada de irregularidades.
A construção dos computadores foi entregue à empresa JP Sá Couto «sem concurso público» e com um processo que causou estranheza aos deputados: os contratos foram assinados em Setembro e os computadores começaram ser produzidos em Junho.
Assim, os relatores não poupam o Governo: foi pai da fundação e gestor, em vez de ser apenas regulador e fiscalizador.
O relatório conclui que ambos, fundação e Governo, «distorceram as condições do mercado, estabelecendo regras que apenas favoreceram uma empresa», e fugiram à elaboração de um concurso público internacional, como a lei obriga.
O relatório cita os responsáveis das operadoras de telemóveis, que acusam ainda a Fundação para as Comunicações Móveis de não cumprir prazos e ter dívidas.
Perante todas as irregularidades, os relatores recomendam que as conclusões do relatório, as actas da comissão de inquérito e toda a documentação recolhida sejam enviadas para a Comissão Europeia e para o Tribunal de Contas.
A comissão de inquérito ouviu, durante dois meses e meio, 36 pessoas, desde governantes a responsáveis de empresas, e recolheu documentos enviados por 21 entidades, governamentais e privadas.
Mesmo assim, ficaram por entregar documentos exigidos ao Ministério da Educação, à Fundação para as Comunicações Móveis e à empresa JP Sá Couto. Emídio Fernando» in http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1581150
---------------------------------------------------------------------
Mas já alguém se admira com as trapalhadas deste Governo Xuxialista!

Política Internacional: Afinal, José Sócrates e Hugo Chávez são amigos de longa data...

«Sócrates e Chávez: amigos de longa data
28 de Maio de 2010, 20:00

O convite surgiu por telefone; o anúncio foi feito no Twitter e confirmado dias mais tarde pelo gabinete de José Sócrates. Chávez e o primeiro-ministro português encontram-se no sábado na Venezuela. Sobre os acordos que serão assinados pouco se sabe. Mas "há dificuldades", admite o governo.

Foto: Ricardo Oliveira, Gabinete de Comunicação de José Sócrates
"También llamó el amigo José Sócrates, 1er Ministro de Portugal. Nos visitará pronto, el sábado 29 de junio. Saludos a la comunidadPortuguesa", escreveu o próprio Hugo Chávez a 13 de Maio, na sua conta do Twitter, @chavezcandanga.
O objectivo da visita é "fortalecer os vínculos de integração cultural entre os povos irmãos de Portugal e da Venezuela” dizia o comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores venezuelano a 13 de Maio.
Mas a passagem de Sócrates em Caracas, depois de ter estado do Brasil, "será apenas de algumas horas e não contempla qualquer comitiva empresarial", refere fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro. Mas Basílio Horta, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), também viaja na comitiva de José Sócrates, como adiantou fonte do gabinete de imprensa da agência ao SAPO.
Outro dos objectivos oficiais da visita é o reforço da cooperação económica com o país, a criação de mais oportunidades de exportação para as empresas nacionais e ainda a assinatura de acordos comerciais em novas áreas. Mas o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, admitiu à Lusa que "há dificuldades".
Na semana passada Luís Amado esteve reunido com o ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas, com o objectivo de elaborar um plano económico entre os dois países para combater a crise económica.

Aposta no campo tecnológico e energético são para manter

O Ministro dos Negócios Estrangeiros recordou que "no campo tecnológico está em marcha o projecto de instalação, na Venezuela, de uma fábrica de computadores Canaima (nome local dos portáteis Magalhães), no campo da infraestrutura, a implementação de reparações a fundo e a ampliação do porto de La Guaira (a norte de Caracas), e a construção de vários milhares de habitações com empresas portuguesas em aliança com a Venezuela".
"No campo energético há um conjunto de alianças para a participação da empresa petrolífera portuguesa (Galp) na faixa petrolífera de Orinoco, para continuar tudo o que tem a ver com o fluxo de produtos derivados do petróleo a Portugal", sublinhou o Ministro dos Negócios Estrangeiros.
José Sócrates chegará afinal à capital venezuelana na madrugada de sábado, 29 de Maio, mas pouco se sabe sobre o teor dos acordos que ambos os países vão assinar. O gabinete do primeiro-ministro remete essa inforamção para o decorrer da viagem de José Sócrates ao país. Ao contrário da visita ao Brasil, não há uma viagem organizada de empresários portugueses mas "é natural que várias empresas procurem oportunidades de negócio na Venezuela, também nas área da energia e electricidade", acrescentou o gabinete de José Sócrates.
Esta será a quarta vez que Sócrates e Chávez se encontram.» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1068023.html#page=2
----------------------------------------------------------------------------------
Alguém me explica porque é que um Senhor que se diz socialista, gosta tanto de um fascista como Hugo Chavez... José Sócrates prometeu vender um milhão de Magalhães, só vendeu cerca de três centenas; petróleo mais barato não temos; será que José Sócrates vê naquele País e Estado Político uma inspiração???

28/05/10

Amarante Educação - Cercimarante comemorou 30 anos de existência!



DR
© Tod
os os direitos reservados

«AMARANTE: Cercimarante comemorou 30 anos
(28-05-2010)

O fundador da instituição e presidente da direcção, António Pinto Monteiro, foi presenteado com um medalhão de bronze que ficará afixado na sede daquela instituição
A Cercimarante (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas do Concelho de Amarante) comemora este ano 30 anos de existência. As comemorações iniciaram-se, no passado dia 23 de Maio, com uma cerimónia na sede, seguidas de um lanche/jantar para todos os funcionários e órgãos sociais.
O fundador da instituição e presidente da direcção, António Pinto Monteiro, foi presenteado com um medalhão de bronze que ficará afixado na sede daquela instituição.
A Cercimarante contempla, atualmente, várias valências, nomeadamente o Centro de Actividades Ocupacionais, Centro de Formação e Reabilitação Profissional, Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, Centro de Recursos para a Inclusão e Centro Pedagógico.
Presta ainda apoio a cerca de 200 cidadãos com deficiência, oriundos de oito concelhos e emprega cerca de 60 pessoas.
O objetivo da Cercimarante passa por, num futuro próximo, construir um Lar Residencial para 12 pessoas com deficiência, um Lar de Idosos para 30 utentes e um Fórum Sócio Ocupacional para pessoas com problemas do foro psiquiátrico.
A missão da instituição passa por promover o desenvolvimento de actividades de apoio em diferentes domínios de intervenção a crianças, jovens e adultos com deficiência ou com problemas de inserção socioprofissional, visando a defesa dos seus direitos individuais e de cidadania.» in http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=3180
----------------------------------------------------------------------------------------------
E a Minha Mãe como sócia-fundadora, desta Grande Instituição Amarantina, não tem direito a medalhões, mas tem o mérito de ter sido sempre igual a si própria desde o início, simples, voluntária e humilde! Ela sempre quis ser assim, nunca ganhou um tostão com a Instituição, antes pelo contrário, nem tirou dividendos sociopolíticos da sua humilde e nobre participação nesta obra... por tudo isso e muito mais, parabéns para ela também! Nunca mais esquecerei que eu e Ela calcorreamos três Freguesias do Concelho de Amarante - Fregim, Louredo e Mancelos - para angariar fundos para a Fundação da CerciMarante, além da angariação de sócios e prospeção de crianças com problemas ao nível de deficiências físicas e psicológicas! E quando ninguém da Direcção quis ir receber um cheque de um determinado Movimento que tantos danos provocou em Amarante; para isso lembraram-se de Ti. Mas, esses voluntarismo e altruísmos, já não estão na moda, Minha Mãe! Agora é mais vendas de painéis... e pior, partidarização total de Instituições que pelo seu carácter deveriam ser imunes à política! Penso que És o elemento vivo com mais veterania das Direções primogénitas, o que implicaria, pelo menos, mais respeito e consideração. Apesar de tudo, valeu a pena e também estás igualmente de Parabéns, Minha Mãe! Pelo menos para mim, Estás!


Hóquei Patins: Valdagno 2 vs F.C. do Porto 4 - Dragões a um Passo da Final da Liga dos Campeões!

«FC Porto bate Valdagno e aguarda resultado de sábado


O FC Porto Império Bonança bateu esta sexta-feira o Valdagno, por 4-2, em encontro da segunda jornada do grupo E da «final six» da Liga Europeia, e aguarda pelo resultado do encontro de sábado entre os italianos e o Barcelona para saber se está apurado para a final. Tal como na quinta-feira, frente aos catalães, os Dragões tiveram de remar contra a maré, mas ultrapassaram duas situações de desvantagem para chegar à vitória, obtida no pavilhão do adversário.


A primeira grande ocasião de perigo pertenceu a Pedro Gil, que rematou à barra da baliza italiana. O golo inaugural foi italiano, mas três minutos depois já Reinaldo Ventura restabelecia a igualdade. A primeira parte foi pouco espectacular, com o Valdagno a cometer inúmeras faltas. Ainda assim, chegou ao intervalo com uma vantagem enganadora, mercê de um tento de Nicolia.


Tal como no confronto com o Barcelona, os Dragões reentraram em ringue determinados em dar a volta ao resultado. Aos 27 minutos, Pedro Gil, com um remate à meia volta, concretizou o 2-2. A partir daqui, o FC Porto Império Bonança foi aumentando o ritmo e apertando o cerco, resistindo até a uma situação de inferioridade numérica. Filipe Santos, Pedro Gil, André Azevedo e Emanuel Garcia tiveram soberanas oportunidades para colocar os azuis e brancos em vantagem, O argentino, aos 42 minutos, fez mesmo a bola ultrapassar a linha de baliza, mas o árbitro terá apitado uma infracção anterior.


O triunfo surgiria nos três últimos minutos. Emanuel Garcia não desperdiçou um livre directo, por falta de Tataranni sobre Pedro Moreira. Face à exclusão do guarda-redes italiano, os Dragões ampliaram a vantagem no último minuto, novamente por Emanuel Garcia, e Pedro Gil podia ainda ter marcado mais um golo.


O FC Porto Império Bonança avança para a final se o Valdagno vencer ou empatar com o Barcelona ou se os espanhóis triunfarem por menos de dois golos de vantagem. Caso consigam uma vantagem de dois golos, terão de marcar mais do que quatro no total. Uma margem superior dá aos catalães o acesso à final, que se disputa no domingo.


FICHA DE JOGO


Liga europeia, grupo E, segunda jornada
28 de Maio de 2010
Palalido di Valdagno, em Itália


Árbitro: Josep Ribo e Jose Gómez (Espanha)


VALDAGNO: Juan Oviedo, Pietro Pravoni, Dario Rigo, Massimo Tataranni e Carlos Nicolia
Jogaram ainda: Marco Vallortigara, Davide Motaran, Eddy Randon, Osvaldo Raed e Nicolas Bertagnin
Treinador: Jorge Valverde


FC PORTO: Edo Bosch, Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Pedro Gil e Pedro Moreira
Jogaram ainda: Jorge Silva, André Azevedo e Emanuel Garcia
Treinador: Franklim Pais


Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Massimo Tataranni (11m), Reinaldo Ventura (14m), Carlos Nicolia (24m), Pedro Gil (27m) e Emanuel Garcia (48m e 49m)


Disciplina: cartão azul para Filipe Santos (32m), Massimo Tataranni (48m), Osvaldo Raed (48m) e Juan Oviedo (49m)» in site F.C. do Porto.

27/05/10

Hóquei Patins: F.C. do Porto 4 vs F.C. Barcelona 4 - F.C. do Porto com tudo em aberto nesta Fase Final da Liga dos Campeões!

«Liga Europeia: Empate (4-4) com Barcelona deixa tudo em aberto

Com uma exibição de grande querer e determinação, o FC Porto Império Bonança empatou esta quinta-feira por 4-4 com o Barcelona, em encontro da primeira jornada do grupo E da «final six» da Liga Europeia. Os Dragões estiveram várias vezes em desvantagem no marcador, mas reagiram sempre aos golos sofridos e até estiveram perto da vitória nos instantes finais.
Os campeões espanhóis tiveram a felicidade de chegar à vantagem no primeiro ataque: David Paéz inaugurou o marcador quando ainda não estava decorrido um minuto de jogo. Logo no minuto seguinte, Pedro Gil teve direito a um penalti, na sequência do qual atirou a bola à barra. A primeira parte foi bastante táctica, mas os Dragões nunca foram inferiores ao rival.
As grandes emoções estavam reservadas para a etapa complementar. Aos 28 minutos, Pedro Gil, isolado, não conseguiu desfeitear Egurrola, mas, três minutos depois, fez a assistência para o 1-1, apontado por Jorge Silva. Aos 33 minutos Josep Maria Ordeig recolocou os catalães em desvantagem e, pouco depois, Lluis Teixidó aproveitou o livre directo correspondente às 10 faltas portistas para ampliar a vantagem.
Face à constelação de estrelas espanholas e argentinas do Barcelona, poder-se-ia pensar que nada havia a fazer. Só que o FC Porto Império Bonança teve o inegável mérito de não desistir e regressou à igualdade com dois tentos num minuto: Pedro Gil e Reinaldo Ventura, de penalti, foram os seus autores. Um minuto depois, novo balde de água fria, com o quarto golo catalão. Porém, estava escrito que os azuis e brancos não sairiam do pavilhão vergados a uma amarga e injusta derrota. Na melhor jogada colectiva do desafio, uma forte stickada de Filipe Santos resultou no 4-4 final. E, nos derradeiros minutos, ainda foram os Dragões a tomar conta da partida.
Esta sexta-feira, às 19h00 portuguesas, a equipa portista enfrenta a formação anfitriã, o Valdagno, em encontro da segunda jornada que será necessariamente decisivo para as aspirações do FC Porto. O objectivo é chegar à final de domingo.

FICHA DE JOGO:

Liga europeia, grupo E, primeira jornada
27 de Maio de 2010
Palalido di Valdagno, em Itália

Árbitro: Gianni Fermi (Itália)

FC PORTO: Edo Bosch, Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Pedro Gil e Pedro Moreira
Jogaram ainda: Jorge Silva, André Azevedo e Emanuel Garcia
Treinador: Franklim Pais

FC BARCELONA: Aitor Egurrola, Josep Maria Ordeig, David Paéz, Sergi Panadero e Alberto Borregán
Jogaram ainda: Carlos López, Reinaldo Garcían e Lluis Teixidó
Treinador: Ferrán Pujalte

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: David Paéz (1m), Jorge Silva (31m), Josep Maria Ordeig (32m), Lluis Teixidó (35m, livre directo), Pedro Gil (41m), Reinaldo Ventura (42m, penalti), Carlos López (44m) e Filipe Santos (45m)» in site F.C. do Porto.

Amarante - O Esplendor das Rosas em Rio, Fregim, Amarante, nesta Primavera, nos finais Maio de 2010!

Maio é, indiscutivelmente o Mês das Rosas... as do Jardim do Rio em Fregim, Amarante, estão um espectáculo... a minha Mãe sabe cuidar delas!



Gilbert Becaud - "L'Important c'est la Rose"

"L'Important, C'Est La Rose

Toi qui marches dans le vent,

Seul dans la trop grande ville,

Avec le cafard tranquille,

Du passant

Toi qu’elle a laissé tomber

Pour courir vers d’autres lunes,

Pour courir d’autres fortunes,

L’important…


Refrain :

L’important,

c’est la rose,

l’important,

c’est la rose,

l’important,

c’est la rose,

crois-moi…


Toi qui cherches quelque argent

Pour te boucler la semaine,

Dans la ville, tu promènes

Ton ballant,

Cascadeur, soleil couchant,

Tu passes devant les banques,

Si tu n’es qu’un saltimbanque,

L’important…


Refrain


Toi, petit, que tes parents

Ont laissé seul sur la terre

Petit oiseau sans lumière

Sans printemps

Dans ta veste de drap blanc

Il fait froid comme en Bohème

T’as le coeur comme en carême

Et pourtant…


Refrain


Toi pour qui, donnant donnant,

J’ai chanté ces quelques lignes,

Comme pour te faire un signe

En passant

Dis à ton tour maintenant

Que la vie n’a d’importance

Que pour une fleur qui danse

Sur le temps…


Refrain (2x)"

F.C. do Porto - "Futebol, SAD comunica que rescindiu por mútuo acordo, com o Mister Jesualdo Ferreira!



«Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD

A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, que rescindiu, por mútuo acordo, o contrato de trabalho que liga a sociedade ao treinador da sua equipa principal de futebol, Jesualdo Ferreira. Esta rescisão produz efeitos a partir da presente data.

O Conselho de Administração

Porto, 26 de Maio de 2010» in site F.C. do Porto. Adicionar imagem
-------------------------------------------------------------------
Como sócio e adepto do F.C. do Porto, venho por este meio agradecer os prestimosos serviços e a forma séria e proficiente, que sempre imperaram enquanto esteve à frente da grande Instituição F.C. do Porto!

Resta-me igualmente desejar-lhe os melhores sucessos pessoais e profissionais!


26/05/10

Poesia - Angelo Ôchoa sempre com mais Poesia, desta vez inspirada na sua habitual pausa para café!

"Pausa Café Ochôa 

Sedia-m’en San Simion, acercam-se-m’ondas, grandes que son. Ondas m’emparedan, eu sin rum’ ô guia. Ondas s’m’engolfam, e eu cerrad’ a dia. Madre, qu’ondas altas contra mim vêm. Madre, qu’ m’envoltan, e eu prà ’qui sin pé. - A incrível bailarina, meu par, desafia-me a versejar nossos sonhados passos valsa. Perplexo, que lhe dizer? Que em registo vídeo estão indelevelmente gravados esses exóticos passos voadores; subliminarmente gravados sob aluadas pedrinhas flores da comum praceta. Ochôa, Ângelo"

"Pausa Café Ochôa Poesia"


25/05/10

Sub-16: Jovens Dragões vencem Torneio de Croix, em França contra Grandes Adversários!


«Sub-16 vencem Torneio de Croix, em França, derrotando Grandes Equipas!

A equipa sub-16 do FC Porto venceu esta segunda-feira o Torneio de Croix, em França, ao bater na final os dinamarqueses do Brondby por 3-0. Os golos foram apontados por Frederic (7m e 37m) e Carlitos (60m). O «onze» azul e branco, orientado por Rui Gomes e José Semedo, foi o seguinte: Luís, José Pedro (Pinto, 52m), Gerson, João Paulo, Lima Pereira, Leandro, Rui Cardoso (Diogo, 44m), Christian (Carlitos, 58m), Frederic, Gonçalo e Edu (Eric, 43m).

A vitória dos jovens Dragões é ainda mais significativa pelo facto de terem defrontado várias equipas sub-17. O FC Porto recebeu ainda o troféu de equipa mais concretizadora.

Para chegarem ao derradeiro encontro da competição francesa, os portistas eliminaram, na meia-final, os italianos da Lazio, com uma vitória por 5-1. Lima Pereira (2m e 49m), Leandro (12m e 35m, pen) e Costa (41m) foram os autores dos golos.» in site F.C. do Porto.


Amarante - Cineclube de Amarante apresenta e promove a reflexão sobre dois Filmes Realizados por Tiago Pereira, filho do Músico Júlio Pereira!

«Cineclube de Amarante, conta com a presença de Tiago pereira, para ver e debater dois filmes realizados por si

Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª Feira, dia 28 às 21:30
Telefone: 255 431 084

De Tiago Pereira e na sua presença, vamos e ver discutir estes dois filmes:

SIGNIFICADO a música portuguesa se gostasse dela própria
B Fachada Tradição Oral Contemporânea

http://www.ionline.pt/conteudo/57685-significado-isto-e-musica-portuguesa-gostar-si-propria---video

http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=31f89b5f-282f-466e-9671-a4b544dea396

http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=10c3ce6a-9252-45ca-9d2b-a92eefa03b5b

http://ipsilon.publico.pt/musica/entrevista.aspx?id=255225


SIGNIFICADO


Pode dizer-se que é um “work in progress”. Originalmente pensado e concebido para um “trabalho-encomenda” proposto pela Associação Cultural d’Orfeu, localizada em Águeda, cujos fundadores são 4 irmãos (os irmãos Fernandes) músicos, para celebrar os seus 15 anos de existência.
Este projecto consiste numa recolha/escolha intensiva de testemunhos, sons e canções tradicionais portugueses. Com este legado, Tiago Pereira, resume-se a uma combinação estruturada de questões levantadas sobre a sua evolução e sua cristalização, a sua reinvenção e as suas dúvidas, os seus mitos e as suas interrogações: “como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?”. Enfim, podemos ser conduzidos numa viagem à contemporaneidade da música tradicional portuguesa.
Tem a participação de vários músicos, tais como: Vítor Rua, Carlos Guerreiro, os irmãos Fernandes (Luís, Artur, Bitocas e Rogério), Júlio Pereira e, ainda, a artista Joana Vasconcelos.

Tiago Pereira

Realizador e Visualista, desenvolveu desde cedo uma linguagem própria na documentação, recolha, mistura de som e imagem animada. Os seus filmes são de origem transdisciplinar e remetem para manifestações de cultura imaterial, como as canções, rituais e performances.
"Tiago Pereira nasceu em Lisboa, é filho do músico Júlio Pereira, cresceu no ambiente urbano e artístico do Bairro Alto dos anos 1980 a ouvir acid, hip hop, música minimalista e sempre com vontade de "fugir da história da música tradicional".
Só que, "quando se tenta fugir ao seu destino, o destino cumpre-se e a verdade é que sou captado pela tradição oral", admitiu Tiago Pereira.
E foi então que redescobriu a ruralidade, o popularucho, Trás-os-Montes, o Alentejo e o Algarve, "as velhinhas desafinadas" e as histórias que tinham para cantar e contar, sem as sacralizar ao jeito de Michel Giacometti.
Tiago Pereira não tem nada contra Giacometti, mas não quer repetir fórmulas e deixar o repertório antigo, tradicional, tal como está. Até porque "é preciso recolher para depois descontruir". "

in http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/478e7bc6b40aa9a78c405e.html»
-
Elsa Cerqueira,
Cineclube de Amarante

http://vimeo.com/11393196 from Cultura Fnac on Vimeo.


Significado - A Música Portuguesa Se Gostasse Dela Própria - (@ Fnac Coimbra)

24/05/10

AMARANTE CHTS: Presidente do PS/Porto nega interferência na nomeação da nova administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa!


«AMARANTE: Presidente do PS/Porto nega interferência na nomeação da nova administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa
(24-05-2010)


“Essa foi uma decisão da inteira responsabilidade do Ministério da Saúde”, vincou Renato Sampaio


Armindo Mendes/Lusa

Amarante, 24 mai (Lusa) - O presidente da Federação do Porto do PS, Renato Sampaio, negou hoje à Lusa alguma vez ter interferido no processo de nomeação do novo conselho de administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

“Essa foi uma decisão da inteira responsabilidade do Ministério da Saúde”, vincou.

Renato Sampaio recusou-se a comentar a posição de alguns setores do PSD da região que disseram temer que a mudança na administração do CHTS possa ter tido motivações políticas.

O CHTS tem uma nova administração desde o início de maio liderada por José Luís Catarino, substituindo José Alberto Marques, que liderava o CHTS desde maio de 2005.

O presidente da Federação do PS disse hoje à Lusa ter apenas conhecimento de que a decisão do Ministério da Saúde de nomear José Luís Catarino se deveu ao “bom trabalho” que aquele médico realizou à frente do Hospital de Valongo.

Renato Sampaio falava após a visita que um grupo de deputados do PS, eleitos pelo círculo do Porto, realizou às obras do novo Hospital de Amarante, cuja construção deverá estar concluída no primeiro semestre de 2011.

Também sobre a mudança do conselho de administração, a deputado Glória Araújo, que participou na visita, afirmou que se tratou de uma decisão da tutela, desvalorizando as críticas do PSD, que considerou serem “guerrilha partidária própria de quem é oposição”.

“A antiga administração deixou um bom legado e nunca é demais atribuir-lhe todo o mérito no arranque desta obra. Esperamos agora que seja possível ir ainda mais longe, com sangue novo e novos projetos”, afirmou à Lusa.

A deputada, que estava acompanhada do presidente do CHTS e do presidente da Câmara, Armindo Abreu (PS), disse ter ficado satisfeita com o andamento da obra.

“Pretendemos que este seja um hospital de excelência. Esta população precisa de um serviço de qualidade. Este centro hospitalar, com as duas unidades de Penafiel e Amarante, é fundamental para o tecido sócio-económico da região”, acrescentou.

O presidente do CHTS, José Luís Catarino, disse à Lusa que a sua equipa está a avaliar o trabalho que foi realizado, prometendo que haverá em breve algumas mudanças.

“Estamos a avaliar. Primeiro é preciso perceber o que se está a passar e, a partir daí, tomar medidas a longo prazo, mudando algumas coisas que não estariam tão bem como desejaríamos”, acrescentou.

O presidente do CHTS lembrou que já foi nomeado um novo responsável pela serviço de urgências do Hospital Padre Américo, em Penafiel, frisando ainda que já foi nomeado um grupo de médicos para preparar um novo programa funcional para a urgência.

Até ao final do ano – garantiu – vai ser lançado concurso para a ampliação da urgência da unidade de Penafiel, uma obra que já tinha sido anunciada pela anterior administração.

O novo hospital de Amarante representa em termos de construção um investimento de 24 milhões de euros, aos quais acrescem oito milhões para equipamentos.

APM.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
------------------------------------------------------------
Mais uma grande açorda dos Senhores Xuxalistas que nos desgovernam...


Selecção Nacional de Futebol: Portugal 0 vs Cabo Verde 0 - Naturalmente, Portugal ainda está sem um ritmo de jogo adequado!

«Portugal a 10 à hora

A Selecção Nacional empatou, esta segunda-feira, com Cabo Verde a zero, num particular disputado na Covilhã, onde Fábio Coentrão foi a estrela maior no meio de tanto desastre.
A Selecção Nacional teve uma apresentação bastante ofensiva, tendo estado praticamente instalada no campo da formação adversária, mas a desinspiração, a falta de aceleração, os lances atabalhoados e sem sentido foram mais fortes e impediram que Portugal, num jogo previsivelmente fácil, não fosse além de um nulo.
Nota muito positiva para o único benfiquista na Selecção Nacional, Fábio Coentrão, que conseguiu provocar os maiores desequilíbrios e os melhores cortes de bola.
Nos primeiros minutos de jogo assistiu-se a uma selecção cabo-verdiana muito fechada no seu meio-campo, protegendo muito bem a grande aérea, deixando Portugal rodar a bola entre os seus jogadores.
Cristiano Ronaldo começou o encontro no lado esquerdo e Nani na direito mas os dois avançados foram trocando de posto. A dupla Fábio Coentrão e Nani funcionou e permitiu que trocassem a bola de forma magistral desde o meio-campo até à grande área do guardião Fock.
Ao minuto 17, Pedro Mendes tentou surpreender o guarda-redes de Cabo-Verde com um potente remate de fora de área, obrigando Fock a uma defesa apertada.
A formação orientada por João de Deus bem tentou chegar à área de Eduardo mas a construção de jogo desde o meio-campo até à frente não era das mais criativas e imponentes.
De cabeça, a equipa das quinas poderia ter feito golo mas a bola teimava em sair ao lado da baliza. Primeiro foi Liedson a falhar (25) e depois Bruno Alves (33).
Nas bancadas, com capacidade para 12 mil pessoas, os cerca de 7 mil adeptos puxavam pela equipa com a ajuda das famosas vuvuzelas.
Nos últimos instantes do primeiro tempo, Cristiano Ronaldo, na transformação de um livre directo, chutou contra a barreira e na recarga enviou a bola rente à trave.
Já na segunda parte, a Selecção Nacional quis acelerar o jogo mas a grande área cabo-verdiana parecia um campo electromagnético, transformando a eficácia em nulidade.
Cristiano Ronaldo, que bem tentava “furar” a defesa africana, enviou uma bola, ao minuto 61, obrigando Fock a um voo espectacular e consequente defesa. Fez o mesmo ao minuto 73, ainda se gritou golo no Complexo Desportivo da Covilhã, mas foi apenas ilusão óptica porque a bola embateu contra as redes laterais da baliza de Eduardo.
O árbitro apitou e os adeptos presentes aplaudiram timidamente enquanto os cabo-verdianos faziam a festa com os poucos adeptos presentes.
Recorde-se que Portugal ocupa o 3º lugar do ranking da FIFA e Cabo Verde o 117º.» in http://desporto.sapo.pt/mundial2010/artigo/2010/05/24/portugal_a_10_hora.html

Resumo de um Jogo de sentido único, mas em que Portugal não conseguiu marcar um golo sequer...

Beto - Mais uma Excelente Voz de Portugal que se foi embora! Até sempre, Beto!





Rita Guerra & Beto - "Brincando com o Fogo"

Beto - "Memórias Esquecidas"

Beto - "Cavaleiro Andante"

Beto - "Não Voltarei a Ser Teu"

Beto - "Vontade de Vencer"


Beto - "Porto de Abrigo"

«Beto (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gnome globe current event.svg
Este artigo é sobre uma pessoa que morreu recentemente.
Algumas informações relativas às circunstâncias da morte podem mudar rapidamente. Quinta-feira, 27 de maio de 2010


Beto
Informação geral
Nome completo Albertino João Santos Pereira
Data de nascimento 28 de Dezembro de 1967
Origem Peniche
País Portugal
Data de morte 23 de Maio de 2010 (42 Anos)
Gêneros Pop
Página oficial betocantor.com

Albertino João Santos Pereira, mais conhecido como Beto, (Peniche, 28 de Dezembro de 1967 - Caldas da Rainha, 23 de Maio de 2010) foi um dos maiores cantores românticos portugueses da sua geração.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Aos 5 anos começou a cantar. Aos 17 anos foi para Torres Vedras e passa por vários grupos de música portuguesa.

Em 1992, fundou os Tanimara, que eram uma das melhores banda de covers da altura. Actuavam no bar Xafarix em Lisboa.

Em 1998 é convidado pelo Maestro José Marinho para representar Portugal no Festival da OTI na Costa Rica com o tema "Quem Espera (Desespera)" ficando em 3º lugar.[1]

A partir daqui vários colegas de profissão reconheceram-lhe o enorme talento e convidaram-no para participar nos seus álbuns (no caso de Rita Guerra e Paulo de Carvalho, em duetos), e ainda em centenas de concertos (no caso de Luís Represas e Paulo Gonzo), por todo o país e em salas de prestígio como os Coliseus e o Centro Cultural de Belém.

Destaca-se "Brincando com o Fogo", com Rita Guerra, que até hoje é um tema muito do agrado do público.

Em 2000 é convidado a gravar um disco a duo com Rita Guerra. O álbum "Desencontros" deu origem a uma tournée com dezenas de espectáculos em todo o país.

Entre 2000 e 2003 grava 8 temas para bandas sonoras de telenovelas.

No dia 14 de Julho de 2003 lança o seu álbum de estreia a solo, "Olhar em frente", com temas como "Memórias Esquecidas" (tema da novela "Coração Malandro"), «Dois Corações Unidos» (da novela «Nunca Digas Adeus») e «Tudo Por Amor» (da novela «Tudo Por Amor»).

O disco vendeu em quatro meses mais de 13.000 cópias e foi certificado Disco de Prata pela Associação Fonográfica Portuguesa.

Passado pouco mais de um ano deste álbum estar à venda entrou para os lugares cimeiros do Top de vendas nacional permanecendo mais de 57 semanas consecutivas no Top e atingindo o disco de Platina (dupla platina segundo as novas regras da AFP) e sendo o disco português mais vendido no ano de 2004 (cerca de 50 mil exemplares).

Faz entretanto algumas participações em álbuns de outros artistas como Gonçalo Pereira e Ménito Ramos.

No dia 2 de Maio de 2005 lança o álbum "Influências". Em apenas 6 meses é Platina com quase 30.000 cópias vendidas. E para marcar o início da sua tournée, apresentou-se ao vivo no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Em Outubro de 2005 a convite de Maria João Abreu e José Raposo estreia-se no teatro: 'A Revista é Liiinda', espectáculo que o empresário Hélder Freire Costa apresenta no Teatro Maria Vitória. Interpreta "Estrela Da Manhã" e "Podia Ter Sido Amor" em dueto com Paula Sá.

Muda de editora e edita "Porto de Abrigo", um disco com uma sonoridade mais acústica e pura, tentando consolidar os laços já criados com o seu público.

Faleceu na manhã do dia 23 de Maio de 2010, num hotel de Caldas da Rainha, vítima de paragem cardiorrespiratória. [2] Tinha 42 anos de idade.

[editar] Discografia

  • 2000 - Desencontros (em dueto com Rita Guerra)
  • 2003 - Olhar em Frente
  • 2005 - Influências
  • 2006 - Porto de Abrigo
  • 2008 - Por Minha Conta E Risco
  • 2009 - O Melhor de Beto
Compilações
  • In Love - Brincando Com O Fogo

Referências

  1. Erro de citação Tag inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas jn
  2. [1] em cmjornal.xl.pt

[editar] Ligações externas

  • [BetoCantor.com Página do cantor] (em )» in Wikipédia.

"Cavaleiro Andante
(Beto e Rita Guerra)

Quase o fim da noite sem avisar
Dança no silêncio do teu olhar
A chamar por mim, a chamar por mim
Chega como a brisa que vem do mar
Brinca no meu corpo a desinquietar
Como o mar aqui, como o mar aqui
Chega quando quer e não quer saber
Nem o mal que fez ou que vai fazer
É um bem que faz crer ou não crer
Chega assim
Cavaleiro andante, louco e triunfante
Como salteador
Para no fim
Nos deixar a contas
Com as palavras tontas
Que dissemos por amor..
E eu que jurei nunca mais cair
Nestes teus ardis nunca mais seguir
Esse teu olhar, esse teu olhar
De nada nos vale tentar fugir
Para que lugar ou se quer fugir
Nesse mal de amar, Nesse mal de amar
Chega quando quer e não quer saber
Nem o mal que fez ou que vai fazer
É um bem que faz crer ou não crer
Chega assim
Cavaleiro Andante
Louco e triunfante
Como sábia dor
Para no fim nos deixar a contas
Com as palavras tontas que dissemos por amor..."


#músicaportuguesa
#beto
#óbito

23/05/10

Sub19 - F.C. do Porto 2 vs S.L. benfica 2 - Jovens Dragões comprometem as suas legítimas aspirações ao Título Nacional!

«Sub-19: Ambição portista merecia melhor sorte

A equipa sub-19 do FC Porto empatou este domingo por 2-2, frente ao Benfica, em encontro da segunda jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, disputado no Estádio do Dragão. Apesar da tarde soalheira, foram quase 10.000 os adeptos que acorrem ao recinto portista, proporcionando aos jovens futebolistas um ambiente de jogo grande. O resultado final não espelha o empenho e ambição colocados na discussão da partida pelos azuis e brancos.

Vídeo do jogo Fotos do jogo

A equipa da casa entrou «mandona», como lhe competia, e aos três minutos de jogo já Alex tinha tido duas boas ocasiões para abrir o marcador. Aos 10 minutos, Claro introduziu a bola na baliza contrária, mas o lance foi invalidado por fora-de-jogo. De qualquer forma, o futebol portista era marcado por rápidas trocas de bola e foi assim que surgiu o primeiro tento: triangulação entre Sérgio Oliveira, Christian e Claro, com este último a dar o toque final.

A vantagem era lógica, mas seria desfeita num lance esporádico de ataque dos lisboetas, finalizado por Evandro Brandão. Os azuis e brancos não baixaram o ritmo e regressariam à vantagem na sequência de um auto-golo de Bakar Mirtshkulava. No entanto, o lance fez jus, mais uma vez, às combinações do ataque do FC Porto: Katalin e Alex entenderam-se de forma perfeita, «fabricando» o cruzamento que daria origem ao 2-1. De forma novamente inglória, os Dragões veriam o Benfica chegar ao empate antes do intervalo, mesmo tendo feito pouco para o merecer.
A segunda parte foi toda do FC Porto, com os lisboetas a preservarem a todo a custo o empate, recorrendo até a várias estratégias para queimar tempo de jogo. A ocasião mais flagrante para desfazer o 2-2 chegaria perto do fim, aos 87 minutos, com Ricardo a desviar de cabeça um pontapé de canto cobrado por Katalin. O Benfica só criou perigo quando a equipa portista se balanceou totalmente no ataque, em busca do terceiro golo. A ambição e o melhor futebol dos portistas, face ao conformismo adversário com o empate, mereciam melhor sorte.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Benfica, 2-2

Campeonato nacional de juniores, fase final, segunda jornada
23 de Maio de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 9.649 espectadores

Árbitro: João Henriques
Assistentes: Miguel Aguilar e Luís Henriques

FC PORTO: Maia; David, Ricardo, Abdoulaye e Katalin; Renato, Dias «cap» e Sérgio Oliveira; Christian, Claro e Alex
Substituições: Christian por Pipo (62m), Renato por Amorim (75m) e Alex por Ramón (78m)
Não utilizados: Rafa, Bacar, Gilmar e Flávio
Treinador: Patrick Greveraars

BENFICA: Douglas Pires; Diogo Figueiras, Bakar Mirtshkulava, Roderick Miranda «cap» e Mário Rui; Fágner Soares, Danilo Pereira e Domingos Silveiro; Evandro Brandão, Lassaná Camará e Rafael Costa
Substituições: Danilo Pereira por Ademir Santos (58m), Rafael Costa por Ruben Pinto (84m) e Evandro Brandão por Tiago Ribeiro (88m)
Não utilizados: Fábio Reis, Charles Santos, Edson Silva e Luís Martins
Treinador: Diamantino Miranda

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Claro (14m), Evandro Brandão (29m), Bakar (na própria baliza, 37m) e Rafael Costa (40m)
Disciplina: cartão amarelo para Evandro (34m), Fágner Soares (43m), Mário Rui (63m) e Renato (67m)» in site F.C. do Porto.

Amarante - Cineclube de Amarante apresenta "Artur e a Vingança de Maltazard" de Luc Besson, dia 1 de Junho, no Dia Mundial da Criança!


«

CineClube de Amarante também comemora Dia Mundial da Criança



DIA 1 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Filme de ANIMAÇÃO: Artur e a Vingança de Maltazard de Luc Besson.
Sessão às 18 horas no CINECLUBE DE AMARANTE»


Informação gentilmente cedida pela Minha Colega e Amiga, Professora Elsa Cerqueira!


«Arthur et la Vengeance de Maltazard (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arthur et la Vengeance de Maltazard
Artur e a Vingança de Maltazard (PT)
França
2009cor93 min
Produção
Direção Luc Besson
Roteiro Luc Besson
Livro: Céline Garcia
Elenco Freddie Highmore
Mia Farrow
Selena Gomez
Género animação, infantil
Idioma original inglês
Lançamento França 2 de Dezembro de 2009
Portugal 10 de Dezembro de 2009
Cronologia
Último
Último
Arthur et les Minimoys
Arthur et la Guerre des deux mondes
Próximo
Próximo


IMDb: (inglês) (português)
Projeto CinemaPortal Cinema
Artur e a Vingança de Maltazard (Portugal) (título original: Arthur et la Vengeance de Maltazard) é um filme de animação francês de Luc Besson, baseado no livro homónimo. O filme estreou nos cinemas em 10 de Dezembro de 2009, em Portugal.

Índice

[esconder]

[editar] Sinopse

Info Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
Chegou o tão aguardado momento, o décimo ciclo da lua será essa noite e Artur poderá, finalmente, regressar à terra dos Minimeus e reencontrar a sua amada, a princesa Selénia. Já na terra dos Minimeus um banquete está a ser preparado para lhe dar as boas-vindas. Contudo, nesse mesmo dia, o pai de Artur anuncia o fim das suas férias na casa da avó. Quando se prepara para regressar a casa, Artur recebe, de uma aranha, um pedido de ajuda. Artur corre em seu auxílio de Selénia, passando por diversos e complicados obstáculos até que, quando chega à terra dos Minimeus, descobre que nunca foi feito nenhum pedido de ajuda.

[editar] Vozes

[editar] Personagens principais

Personagem Versão Portuguesa Versão Americana
Artur André Raimundo Freddie Highmore
Avó do Artur Carmen Santos Mia Farrow
Avô do Artur Rui Mendes Ron Crawford
Mãe do Artur Rita Blanco Penny Balfour
Pai do Artur
Robert Stanton
Princesa Selénia Ana Guiomar Selena Gomez
Betamache Pedro Granger Douglas Rand
Rei dos Minimeus Carlos Vieira d'Almeida David Gasman
Miro Heitor Lourenço Paul Bandey
Max Carlos Nobre (Pacman) Snoop Dogg
Snow
Will.i.am
Replay
Stacy Ferguson
Porteiro
Leslie Clack
Maltazar Paulo B Lou Reed
Jake
Logan Miller

[editar] Dobragem Portuguesa

  • Estúdio de som : On Air» in Wikipédia.

"Arthur e a vingança de Maltazard" - (Trailer)
Pin It button on image hover