A Highly Innovative Fuels (HIF) é uma startup chilena que está a criar uma instalação pioneira que pode levar a uma revolução energética.
Este projeto da HIF, que tem o nome “Haru Oni”, está localizado numa região com 3,7 hectares onde foram investidos 55 milhões de dólares (cerca de 50 milhões de euros) para a construção de um processo comercial viável de transformação de vento, água e ar em combustíveis para carros, barcos e aviões, enquanto reduz as emissões de carbono, segundo a ‘CNN’.
A empresa diz ser capaz de produzir cerca de 130 mil litros de combustível por ano, através da sua turbina eólica e do seu sistema de captura de carbono. Apesar de o projeto ainda estar em construção, a HIF disse que este deve começar as operações de produção de gasolina sintética ainda este ano.
O processo de fabrico é através de eletricidade gerada por vento que, através do processo de eletrólise, vai separar a água em hidrogénio e oxigénio. Enquanto isso acontece, o dióxido de carbono é capturado do ar atmosféricos e das fontes industriais e é posteriormente combinado com o hidrogénio, sendo sintetizados em “eFuels”.
Em declarações à ‘CNN’, a diretora executiva da HIF USA, Meg Gentle, explicou que o processo apresentado pode fabricar qualquer tipo de combustível usado no quotidiano, como o metanol, propano, a gasolina e os combustíveis para aviões. “Basicamente, qualquer coisa que pudesse ser refinada a partir de petróleo bruto também pode ser feita desta maneira.”
O hidrogénio usado pela empresa é hidrogénio verde, pois é gerado por fontes renováveis, e não derivado de combustíveis fosses, como o hidrogénio cinzento.
Apesar da combinação de hidrogénio com dióxido de carbono, a HIF diz que os combustíveis que produz são neutros em carbono, pois a sua combustão liberta o dióxido carbono capturado, o que Meg Gentle explicou ser “um sistema de reciclagem de CO2”.
Para a instalação do projeto, a HIF fez parcerias com empresas como a Siemens Energy e a Porsche, sendo que a primeira irá receber cerca de 8 milhões de euros para apoiar o projeto e a segunda, para além de investir cerca de 20 milhões de euros, vai ainda comprar a gasolina produzida para usar na sua frota.
No que toca ao combustível sintético para aviões, o eKerosene, a HIF ainda está à procura de parcerias com companhias aéreas.» in https://executivedigest.sapo.pt/startup-quer-transformar-vento-agua-e-ar-em-combustivel-para-carros-e-avioes/
Sem comentários:
Enviar um comentário