02/04/22

Ambiente e Ecologia - Combinar a plantação de árvores e plantas nativas promove um ecossistema diversificado e aumenta a biodiversidade.


«Restaurar as florestas nativas é o melhor para o Planeta

O reflorestamento é uma ferramenta comummente utilizada para ajudar a mitigar os impactos das alterações climáticas. Uma investigação a nível global, que reuniu especialistas de sete países diferentes, avaliou perto de 26 mil registos de estudos em 53 países, para comparar a restauração de florestas através da plantação de espécies nativas ou de monocultura.

Foram avaliados os principais serviços ecológicos, como o abastecimento de água, o controlo da erosão do solo, a biodiversidade e o armazenamento de dióxido de carbono. As duas abordagens trazem vantagens diferentes, mas a plantação de espécies nativas é a que mais beneficia em todos os aspetos mencionados. Combinar a plantação de árvores e plantas nativas promove um ecossistema diversificado e aumenta a biodiversidade. A plantação de monoculturas de árvores traz benefícios predominantemente na produção de madeira.

“Os formuladores de políticas têm uma suposição implícita de que todas as florestas fornecem os vários serviços ecossistémicos… mas essa ideia não é apoiada pela ciência”, afirma o autor Hua Fangyuan, da Universidade de Peking, na China.

O estudo foi publicado na revista científica Science.» in https://greensavers.sapo.pt/a-importancia-de-restaurar-as-florestas-nativas/

#ambiente

#ecologia

#floresta

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover