28/04/22

Saúde - Os cientistas anteveem 15 mil transmissões de vírus entre diferentes espécies até 2070, a maioria das quais causadas por morcegos que devido às alterações climáticas têm de procurar novos habitats.


«Cientistas alertam para milhares de transmissões de vírus de morcegos nos próximos 50 anos devido às alterações climáticas

Os cientistas anteveem 15 mil transmissões de vírus entre diferentes espécies até 2070, a maioria das quais causadas por morcegos que devido às alterações climáticas têm de procurar novos habitats.

Num estudo publicado na revista Nature, os cientistas alertam que um clima cada vez mais quente vai forçar diferentes espécies animais a procurarem novos habitats, levando consigo parasitas e elementos patogénicos, “aumentando o risco de doenças infeciosas emergentes que passam de animais para seres humanos nos próximos 50 anos”.

À medida que se movimentam, algumas espécies vão entrar em contato com outras pela primeira vez. Mas o perigo será maior em áreas de grande densidade populacional, particularmente em África e no sudeste asiático.

Os investigadores responsáveis por este estudo criaram um modelo da forma como os animais se poderão movimentar à medida que o mundo aquece dois graus até 2070, com os seus habitats atuais a tornarem-se demasiado quentes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que na origem da pandemia de SARS-CoV-2 esteve a transmissão do vírus de um morcego para uma espécie intermediária, que depois passou para os humanos em Wuhan, na China.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/cientistas-alertam-para-milhares-de-transmissoes-de-virus-de-morcegos-nos-proximos-50-anos-devido-as-alteracoes-climaticas/

#saude

#oms

#virus

#morcego

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover