04/04/22

Ambiente e Ecologia - Assim como as cheias que surgem em poucas horas, após uma grande quantidade de precipitação, também as secas repentinas deterioram os solos em poucos dias ou semanas.


«Assim como as cheias, podem começar a haver secas repentinas

Assim como as cheias que surgem em poucas horas, após uma grande quantidade de precipitação, também as secas repentinas deterioram os solos em poucos dias ou semanas. Estes eventos podem começar a ser mais frequentes, revela um estudo realizado por uma equipa internacional da Universidade do Texas em Austin, da Universidade de Tecnologia do Texas e da Universidade Politécnica de Hong Kong.

Os cientistas descobriram que com o aquecimento das temperaturas, as secas estão a ocorrer mais rapidamente. De acordo com os dados que obtiveram dos últimos 21 anos, mais de um terço das secas repentinas ocorreram em cinco dias, e mais de 70% decorreu em meio mês – ou até menos. As condições que secam o solo em apenas 5 dias aumentaram entre 3 a 19%, e nas regiões onde estas secas repentinas são mais frequentes, como o sul da Ásia e o Centro da América do Norte, aumentaram entre 22 e 59%.

Apesar de terem curta duração, estes acontecimentos provocam grandes perdas económicas. É exemplo disso uma situação de seca em 2012, nos Estados Unidos, que decorreu num período importante para as culturas milho, e que levou a perdas de cerca de 32 mil milhões de euros.

“Estamos a assistir, todos os anos, a episódios de aquecimento recorde, e isso é um bom precursor para estas secas repentinas. A esperança e o propósito [desta investigação] é minimizar os efeitos prejudiciais.”, afirma o autor Zong-Liang Yang, da Universidade do Texas em Austin.» in https://greensavers.sapo.pt/assim-como-as-cheias-podem-comecar-a-haver-secas-repentinas/


(ALGO INEXPLICÁVEL ESTÁ ACONTECENDO EM TODO O MUNDO!)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover