15/12/13

Nelson Mandela - Entre as milhares de pessoas presentes neste último adeus a Mandela estavam 450 parentes, os vizinhos do ex-Presidente, e líderes políticos e figuras internacionais, do Príncipe Carlos a Oprah Winfrey.



«Nelson Mandela já foi sepultado. 

Entre as milhares de pessoas presentes neste último adeus a Mandela estavam 450 parentes, os vizinhos do ex-Presidente, e líderes políticos e figuras internacionais, do Príncipe Carlos a Oprah Winfrey.

Depois de uma longa cerimónia em que se misturaram cerimónias de Estado com elementos da tradição local, o corpo do ex-Presidente foi enterrado numa colina perto da sua aldeia natal, junto ao corpo da sua mãe e de três dos seus filhos. 

A última cerimónia antes de o corpo de “Madiba” descer à terra, foi militar. Com o caixão ladeado de oficiais dos diferentes ramos das forças armadas da África do Sul, o capelão militar fez um curto discurso de carácter religioso. 

“Esta manhã devemos dar glória a Deus e agradecer-lhe a vida do Madiba. Descansa em Paz. A tua foi uma longa caminhada rumo à liberdade e agora alcançaste a liberdade suprema, no seio do teu criador, Deus todo-poderoso.” 

Ao longo da manhã, a partir das 8h00, foram várias as figuras que tomaram a palavra, incluindo o Presidente Jacob Zuma, que se dirigiu directamente ao antigo líder: “Promoveste e conseguiste uma África do Sul unida, democrática, não racial, não sexista e próspera. Ensinaste-nos a abraçar-nos uns aos outros como compatriotas, independentemente da raça, etnia, religião ou crenças. Fizeste-o porque odiavas o racismo”. 

Mandela é recordado como o homem que abandonou a luta armada, depois de anos na cadeia, renunciou à vingança e combateu pela reconciliação nacional, evitando o que poderia facilmente ter-se tornado uma guerra civil num país que foi marcado durante anos por um regime racista que oprimia a maioria negra. 

Entre as milhares de pessoas presentes neste último adeus a Mandela estavam 450 parentes, os vizinhos do ex-Presidente, e líderes políticos e figuras internacionais, do Príncipe Carlos a Oprah Winfrey.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=132734


Simple Minds - "Mandela day" - (46664 Tribute Nelson Mandela 90)



"Dia de Mandela

Há 25 anos eles prenderam aquele homem
Agora a liberdade se aproxima a cada dia
Enxugue as lágrimas dos seus olhos entristecidos
Eles dizem que Mandela está livre, então pise lá fora
Oh oh oh oh Dia de Mandela
Oh oh oh oh Mandela está livre

Há 25 anos nesse mesmo dia
Preso entre 4 paredes durante noite e dia
As crianças ainda sabem a história daquele homem
E eu sei o que está acontecendo bem na sua terra

25 anos atrás
Na na na na o Dia de Mandela
Oh oh oh o Mandela está livre

Se as lágrimas estão fluindo, enxugue-as de seu rosto
Eu posso sentir a batida do coração dele movendo bem fundo
Há 25 anos eles levaram embora aquele homem
E agora o mundo desce e diz "Nelson Mandela está livre"

Oh oh oh oh o Mandela está livre

O sol nascente guia Mandela em seu caminho
Faz 25 anos nesse mesmo dia
Desde o dia livre até os dias presos, nós dizemos
Oh oh oh oh o Mandela é livre
Oh oh oh o Mandela é livre

Na na na na o Dia de Mandela
Na na na na o Mandela é livre

25 anos atrás
O que está acontecendo?
E nós sabemos o que está acontecendo

Porque nós sabemos o que está acontecendo"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover