01/12/13

Liga ZON Sagres: Académica de Coimbra 1 vs F.C. do Porto 0 - Se não têm orgulho na vossa camisola dispam-na; joguem à bola rapazes!



«DERROTA SURGIU 53 JOGOS DEPOIS
30-11-2013

​Cinquenta e três jogos e 661 dias depois, o FC Porto voltou a perder um jogo da Liga portuguesa. Um golo de Fernando Alexandre, a um minuto do intervalo, foi suficiente para a Académica bater os Dragões, que não atravessam um bom momento e protagonizaram uma exibição pálida. No entanto, os azuis e brancos tiveram várias ocasiões para marcar, algumas delas desperdiçadas de forma quase sobrenatural.

A primeira parte foi disputada a um ritmo alto, com a Académica – que não vencia os Dragões, em casa, para a Liga, há 43 anos – a confirmar-se como um adversário agressivo, o que de resto é habitual nas equipas orientadas por Sérgio Conceição. As oportunidades foram poucas para ambas as equipas: aos 19 minutos, Jackson recebeu um passe de Varela e dominou de peito, em boa posição, mas o guarda-redes Ricardo conseguiu defender. Aos 28, a equipa de Coimbra beneficiou de um lapso de Maicon, mas Helton evitou o sucesso do remate de Abdi, que se isolou.

Os últimos cinco minutos do primeiro tempo até começaram bem para o FC Porto, com Josué, após uma boa troca de bola, a atirar sobre a barra. Porém, o que se seguiria seria fatídico para os portistas: aos 43 minutos, Mangala evitou o golo da Académica, em cima da linha, mas o canto subsequente terminou mesmo com o 1-0 para a equipa da casa, num lance de carambola em que Fernando acaba por assistir Fernando Alexandre à boca da baliza, ao evitar tocar a bola com a mão.

Pedia-se mais pressão do FC Porto na segunda parte e foi isso que sucedeu desde o recomeço da partida, se bem que as bolas continuassem a ser perdidas com muita facilidade a meio-campo. De forma incrível, em duas situações, a bola teimou em não entrar: aos 49 minutos, após cruzamento de Josué, Jackson acertou na barra, com Ricardo completamente batido. Aos 61 minutos – já com Licá em campo, juntando-se a Jackson no eixo do ataque –, é inacreditável a forma como a bola não entra na baliza da Académica, após remates de Varela e Mangala.

A partir dos 75 minutos, Paulo Fonseca colocou a equipa a jogar com apenas três defesas, em risco máximo. O futebol portista passou a ser mais directo e, aos 84, após cruzamento de Danilo na direita, Aníbal Capela cometeu penálti sobre Jackson. Chamado a converter, Danilo permitiu a defesa de Ricardo, em mais um lance de infelicidade num dia não do Dragão.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/7548207cdd2a44659312025a3e539534.aspx


2013.11.30 (20h15) - Academica 1-0 FC Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover