25/12/13

Animais - Os cães conseguem perceber e prever o comportamento humano melhor do que nunca, revela um novo estudo, o que sugere que as futuras gerações do melhor amigo do homem podem não necessitar de ser treinados.

Cães conseguem perceber e prever o comportamento humano

«Cães conseguem perceber e prever o comportamento humano
Publicado em 25 de Dezembro de 2013.

Os cães conseguem perceber e prever o comportamento humano melhor do que nunca, revela um novo estudo, o que sugere que as futuras gerações do melhor amigo do homem podem não necessitar de ser treinados.

Um estudo conduzido pela Universidade de Abertay, em Dundee, concluiu que a compreensão de um cão sobre a mente humana é cada vez mais instintiva, assim como a faculdade de prever os desejos e reacções do seu dono.

Os investigadores analisaram o comportamento de 24 cães – alguns altamente treinadas e outros sem nenhum tipo de treino – e concluíram que o nível de treino que os animais receberam não interfere na sua reacção aos comandos não-verbais, como apontar o dedo ou acenar.

E, uma vez que a reprodução selectiva dos cães deverá continuar, assim também se deverá manter a tendência, já que os cães mais intuitivos são encorajados a reproduzirem-se com animais com o mesmo grau de inteligência canina.

“O que fez diferença no estudo foi o facto de cão estar familiarizado ou não com o humano que estava a dar ordens. Uma vez que os animais tendem a reconhecer alguns humanos em particular, prestam mais atenção a essas determinadas pessoas, o que significa que conseguem perceber e até mesmo prever o comportamento humano com mais precisão à medida que o grau de familiarização aumenta”, explica Clare Cunningham, co-autora do estudo, citada pelo The Independent.

“Se tais habilidades puderem ser passadas de uma geração para outra, ao longo do tempo os animais vão tornar-se cada vez melhores a prever o comportamento humano”, acrescenta. “Os cães têm sido seleccionados ao longo do processo de domesticação para aceitarem os humanos como parceiros e, como tal, são muito bons a perceber o seu comportamento”, explica a investigadora.» in http://greensavers.sapo.pt/2013/12/25/caes-conseguem-perceber-e-prever-o-comportamento-humano/


(Cão Fiel e Companheiro [HD])


(Amigo fiel: cachorro vive em cemitério ao lado do túmulo dos donos)


(Akita espera pelo dono que morreu em acidente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover