«Novo hospital de Amarante abrirá dentro de mês e meio
O presidente da Câmara de Amarante disse esta quarta-feira à agência Lusa ter recebido do secretário de Estado da Saúde a garantia de que o novo hospital da cidade, concluído há um ano, vai abrir dentro de um mês e meio.
“Foi-me dito que abrirá nesse prazo e cumprindo o programa funcional que está previsto desde o início”, acrescentou Armindo Abreu (PS).
O autarca de Amarante disse ter participado na terça-feira numa visita às instalações, acompanhando do secretário de Estado Manuel Ferreira Teixeira, do presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Castanheira Nunes, da administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e o do líder da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, o autarca de Lousada, Jorge Magalhães.
Armindo Abreu revelou ter sido informado pelos responsáveis da tutela de que decorrem ainda vários concursos para equipamento, incluindo da rede informática, e que outros, nomeadamente para meios complementares de diagnóstico, deverão abrir em breve.
Sobre o interior das instalações (a visita não foi divulgada nem aberta à comunicação social), referiu ter constatado na visita “uma bela obra com algum mobiliário”, mas admitiu que falta ainda “muita coisa” em termos de equipamentos mais avançados.
Por isso, Armindo Abreu assume estar com algum receio de que a programação volte a não se confirmar, repetindo-se o que vem ocorrendo desde o início do ano, com sucessivos adiamentos nas datas de abertura.
Ainda assim, o autarca socialista fez um balanço positivo da visita de terça-feira, evidenciando o compromisso do Governo de cumprimento do programa funcional do hospital, com todas as valências nele contemplado, incluindo a urgência básica, com apoio médico-cirúrgico até às 22:00.
Um Junho, Armindo Abreu garantia à Lusa que, se a programação funcional do novo hospital não fosse cumprida, a autarquia exigiria ao Governo a devolução dos 750 mil euros investidos pelo município.
O autarca referia-se ao acordo celebrado em 2006 entre a autarquia e o então ministro da Saúde, Correia de Campos, no qual o ministério se comprometia a construir uma nova unidade hospitalar de proximidade, com hospital de dia e cirurgia de ambulatório, num investimento de cerca de 40 milhões de euros.
Em contrapartida, a autarquia aceitava disponibilizar o terreno e assumir a construção dos acessos, num investimento de cerca de 750 mil euros.
Para o autarca, é importante que o hospital "abra com todas as condições e bem equipado", o que poderá atrair mais médicos que têm sido deslocalizados de Amarante (Hospital de S. Gonçalo) para Penafiel (Hospital Padre Américo), no âmbito da política de funcionamento do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa.» in http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/04-10-12/novo-hospital-de-amarante-abrira-dentro-de-mes-e-meio
------------------------------------------------------------------------------------
Não devemos é aceitar a boa fé da Doutora Ana Paula Vitorino e do sucateiro de Ovar, que nos levaram os carris da Linha do Tâmega...
(Amarante Hospital de Amarante)
Sem comentários:
Enviar um comentário