23/08/21

Ambiente e Ecologia - O Iceberg A-74, que se soltou em fevereiro da plataforma de gelo de Brunt na Antártida, movimentou-se várias vezes no decorrer deste mês.


«Iceberg que se soltou plataforma de gelo de Brunt no inicio do ano movimentou-se

O Iceberg A-74, que se soltou em fevereiro da plataforma de gelo de Brunt na Antártida, movimentou-se várias vezes no decorrer deste mês. Embora tenha permanecido junto à plataforma ao longo destes seis meses, a ocorrência de ventos fortes de leste provocou a rotação do bloco de gelo para sul.

De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), caso este tivesse atingido a plataforma de gelo com força, poderia ter desencadeado a separação de um novo iceberg com uma dimensão de 1.700 quilómetros quadrados.

“O pedaço em forma de nariz da plataforma de gelo, que é ainda maior do que o A-74, permanece conectado à plataforma de gelo de Brunt, mas mal. Se o iceberg tivesse colidido mais violentamente com este pedaço, ele poderia ter acelerado a fratura da ponte de gelo restante, fazendo com que esta se rompesse”, explica Mark Drinkwater, cientista da ESA. “Vamos continuar a monitorizar rotineiramente a situação utilizando imagens do satélite Sentinel”, conclui.

Pode ver a deslocação do bloco de gelo de 9 a 18 de agosto, na imagem:

(Imagem da deslocação do iceberg A-74 na sua posição atual)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover